Criar Site Grátis – Aprenda Facilmente Como fazer



Criar Site Grátis – Aprenda Facilmente Como fazer
criar site grátis é possível!

Uma das dúvidas mais comum das pessoas é se criar um site grátis é possível. Essa dúvida é perfeitamente normal, já que a maioria dos casos de serviços online são cobrados. Na verdade, existem formas de criar um site grátis, porém, ele não terá a mesma ‘influência’ de um site pago, principalmente em razão do domínio e hospedagem. Se você quer um site grátis é perfeitamente possível, agora, caso deseje estar entre os primeiros nas buscas e ter um tráfego elevado, infelizmente, terá que se sujeitar a pagar pelo menos a taxa de domínio e hospedagem, as quais não são nada absurdas. Quer aprender a criar um site grátis? 

Na internet surgem milhares de novos sites/blogs por dia e outros milhares são abandonados e caem no esquecimento, isso apenas demonstra a facilidade que é criar um site grátis, porém, o difícil é mantê-lo e atualizá-lo.




Ao contrário do que as pessoas pensam, criar um site não exigem conhecimentos avançados em programação como HTML ou PHP, pelo contrário, com as novas plataformas encontradas no mercado, utiliza-se basicamente a linguagem visual, ou seja, você pode “mexer” e ver como fica.

Se o seu interesse é ganhar dinheiro, sugiro ler nosso texto sobre montar um negócio x blog para ganhar dinheiro.

A melhor forma de se aprender a trabalhar as plataformas, sejam elas visuais ou semi-visuais é mexendo, o importante é ter tempo para trabalhar nelas, pois rapidamente você conseguirá dominar todas as ferramentas e montar algo realmente legal.

 1. Objetivo do site grátis

O primeiro ponto chave a se tratar é qual será o objetivo do site grátis? Essa resposta nos trará algumas realidades, vamos lá.

Se você deseja criar um site grátis para oferecer produtos/serviços, a não ser que você já tenha uma clientela e que apenas deseja mostrar para elas o seu site, você estará com um problema. Os sites grátis tem uma hospedagem minúscula, sem contar que o domínio é ‘secundário’, ou seja, não será (www – nome do seu site), o que pesa significativamente nos motores de busca, fazendo com que seu tráfego seja bem pequeno.




Veja onde investir o seu dinheiro!

Ao entender o seu objetivo, ou seja, o que irá tratar no seu site/blog ficará mais fácil encontrar o que chamamos de templates. Os templates são estruturas ‘prontas’, espécies de modelos, que ao instalar fará com que seu site fique “pronto”, bastando apenas pequenas alterações.

Vamos dizer que você esteja montando um site sobre viagens, você procurará um template de viagens. Ao instalar o template seu site já terá uma “aparência” de sites de viagens, sendo preciso alterar fotos, textos e etc, para deixar a sua cara.

Que tal 4 dicas valiosas para jovens empreendedores?

Na própria plataforma que você desejar criar seu site existirão modelos para você escolher, mas também é possível baixar novos modelos na internet e instalá-los.


 2. Domínio e Hospedagem ao criar site grátis

Nesse ponto está o grande problema de criar um site grátis!

Primeiro vamos definir exatamente o que é domínio e o que é hospedagem para não confundir.

Domínio: O domínio é o endereço que seu site irá ocupar, ou seja, é o www(…).

Hospedagem: Um site ao ser criado precisa estar armazenado em algum servidor online, caso contrário terá aquele (erro 404).

Por que é tão importante o domínio e hospedagem?

Essa é uma dúvida bem comum, principalmente para quem está iniciando no mundo da internet. Você jé pensou alguém lembrar do seu site quando ele for secundário? O seu site aparecerá assim: (www.empresa.com.br/seu site), ou seja, a probabilidade de ser encontrado é muito menor, sem contar que os motores de busca atribuem pouca relevância para sites secundários.

Já o domínio é responsável pelo que você estará armazenando no seu site. Normalmente os sites grátis possuem um espaço de armazenamento bem reduzido, sendo assim, ao colocar muitas imagens ou textos, você ficará sem espaço e não poderá adicionar novas atualizações, sem contar que a ‘velocidade’ do seu site será bem menor do que a de uma hospedagem paga e eficiente.




Veja os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, podem lhe auxiliar, inclusive, na abertura e gerenciamento do seu site grátis.

3. Plataformas wordpress em um site grátis

Quando você criar um blog/site você provavelmente utilizará a plataforma WordPress. Essa plataforma é excelente, traz praticamente todas as possibilidades e recursos que você irá precisar, além de possuir uma série de plugins.

Embora possa parecer algo complicado, a plataforma WordPress é bem intuitiva, podendo ser em português, o que, por si só, já facilita bastante!

Enquanto estiver criando seu site, aconselho a estudar um pouco sobre os plugins do wordpress, isso você encontrará em vídeo aulas no Youtube ou em materiais online.

Está pensando em qual nome dar para seu site? Veja nosso texto sobre nomes para empresas.

 4. Criar um site grátis no Wix ou Webnode

Caso você esteja em busca de algo mais visual, simples e com suporte de qualidade, a Wix e a Webnode podem ser boas opções para você criar seu site.

Essas duas empresas/plataformas oferecem um sistema de criação de sites um pouco diferente, não trabalham com a plataforma WordPress, mas apenas com sistema visual. Simplificando, digamos que você queira por um cabeçalho, você apenas clica no cabeçalho e será disponibilizada a opção de carregar imagem.

O problema dessas plataformas é que devido a utilização de sistema visual você terá recursos bem limitados, ao contrário do WordPress que permite a utilização de plugins.

Quer aprender a montar uma loja virtual?

O bom de criar sites nessas plataformas é que você rapidamente será indexado no Google, sem contar que você poderá configurar as áreas de SEO de forma simples e prática, já que a própria plataforma visual foca nisso.

Para criar um site grátis nessas plataformas basta acessar os sites e cadastrar-se. Depois disso, você acessará o seu login e deve seguir os passos, escolher o modelo e alterar o que bem entender. Veja, é realmente muito simples!

5. O que não pode faltar em um site grátis

Quando você criar um site grátis já estará em “desvantagem” comparado aos sites comerciais pagos, por isso não deixe faltar nada que seja realmente necessário. Para facilitar, resolvemos vamos dar alguns lembretes para você!

A preocupação com o SEO do seu site deve ser a primeira preocupação que você terá. O Google já possui aversão a sites grátis, caso não trabalhe perfeitamente o seu site, dai sim não conseguirá aparecer nas buscas de forma alguma. Estude as principais técnicas de SEO  e marketing digital.

Confira nosso texto sobre os 4 ps do marketing.

Depois de encontrar o seu site o usuário terá um contato imediato com o seu layout, ou também conhecido – aparência/design. O layout precisa estar impecável, deve oferecer uma visão limpa e direta, foque em não deixar as coisas bagunçadas no seu site, ficando fácil de encontrar o que se deseja.

Trabalhe com imagens de boa qualidade. As imagens representam muitas vezes mais que palavras, o interessante mesmo é unir harmoniosamente ambos, isso lhe trará excelentes resultados.

Cuidado para não fazer algo extremamente apelativo, ainda mais se o seu foco for oferecer um produto/serviço. As pessoas possuem uma certa desconfiança quando isso acontece.

Quer saber mais? Conheça o famoso marketing de relacionamento.

Quando o usuário entrar no seu site ele precisa encontrar o que está lhe interessando, ou seja, o conteúdo precisa ser de qualidade. Evite “falar por falar”, muitas vezes não por nada pode ser a melhor opção. Escreva posts que realmente traduzem o que o visitante deseja encontrar.

Outra dica que costuma trazer resultados impressionantes é o chamado marketing de conteúdo. A partir do seu site, crie uma página secundária que será seu Blog. Os blogs, devido a serem páginas informativas de conteúdos, costumam ter uma melhor indexação nos motores de busca, consequentemente, ao buscar por conteúdos interessantes no Google (por exemplo), serão direcionados para o seu blog e, depois, poderão visitar seu site.

Dicas para melhorar o seu site grátis

Seu site grátis precisa de um ‘upgrade’? Isso é normal, acontece com o passar do tempo.

Uma boa forma de melhorar o seu site é reformulando o design. O design deve ser reestruturado, isso, por si só, já aumentará as visitas e melhorará a visão que as pessoas tem do seu site. Talvez o seu layout até esteja bom, mas as pessoas reagem bem a novidades.

Fazer trocas de links com outros sites/blogs, bem como divulgar em fóruns e sites de divulgação, poderá aumentar o seu tráfego, e acredite, não dá tanto trabalho não.

Você pode fazer promoções e enquetes no seu site grátis, as pessoas costumam reagir bem a isso, sem contar que fideliza os seus leitores, os quais voltarão sempre para conferir se foram ou não os “sorteados”.

Lembre-se, seu site é uma empresa, um negócio, você precisa levar a sério. Conheça um pouco sobre a teoria geral da administração.

Que tal por em prática e criar um site grátis?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. “Mundo capitalista”… Ainda bem que no mundo socialista, comuna ou qualquer coisa desse tipo tudo é de graça e todos têm tudo, inclusive a felicidade!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here