Você já ouviu falar em empreendedorismo corporativo? Se ainda não sabe o que é e como utilizá-lo, descubra aqui!
Você já teve uma ideia inédita de negócio e quis colocá-la em prática na empresa em que trabalha? Pois saiba, que isso nada mais é do que empreendedorismo corporativo, que é uma característica cada vez mais requisitada pelas empresas no momento de contratar os seus funcionários e que ainda não é muito praticada no Brasil.
O empreendedorismo de negócios cresce rapidamente no Brasil!
O empreendedorismo corporativo é o ato de empreender dentro do seu próprio local de trabalho, este conceito é algo que as empresas necessitam muito, pois para evoluir devem contar com funcionários participativos e que caminhem em prol do mesmo objetivo que a instituição. Infelizmente, ainda há um receio por parte dos colaboradores em praticar esta modalidade porque têm medo de se tornarem invasivos ou porque a própria empresa não oferece espaço para que possam opinar e sugerir novas ideias.
Pense da seguinte forma, um colaborador/funcionário está ligado de forma muito mais direta com o negócio, já que está normalmente com “a mão na massa”. Assim, a possibilidade de ele ter boas ideias quanto ao negócio é alta, por isso, dê espaço para que cresça e colabore com a empresa.
Lembre-se, a sua busca é para atingir a sua missão, visão e valores.
Portanto, se você tem uma empresa ou é um funcionário com visão, saiba que entender mais sobre o empreendedorismo corporativo é o primeiro passo para alavancar a sua carreira. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui informações sobre o que é empreendedorismo corporativo e como praticá-lo no seu cotidiano. Vamos lá?
O que é empreendedorismo corporativo?
Empreendedorismo trata-se de criar um negócio, produto ou serviço inovador e introduzi-lo no mercado, identificando as oportunidades, sem medo de fracassar. Agora, empreendedorismo corporativo é empreender dentro do seu próprio local de trabalho, visando levar para a empresa novas ideias de negócios ou de comportamento.
O que você acharia do empreendedorismo na grade do ensino técnico?
O empreender corporativo pode ser um líder, um gestor ou um colaborador que tenha o desejo de evoluir juntamente com a empresa. Geralmente, estas pessoas são dotadas de uma grande capacidade visionária, estando à frente do pensamento comum do mercado. No empreendedorismo corporativo ocorre uma relação mais estreita entre a empresa e o funcionário, na qual as duas partes saem ganhando.
Saber dar a sua contribuição à empresa é uma característica de funcionário muito apreciada, por isso, vale a pena tentar desenvolvê-la.
Importância do empreendedorismo corporativo para a empresa e para o empreendedor?
O empreendedorismo corporativo é de fundamental importância para o empreendedor e para a empresa, pois ambos saem lucrando. Primeiramente, a empresa ganha um colaborador participativo, que está sempre apto a sugerir e ajudar a aprimorar novas ideias de negócios, produtos e serviços, fazendo com que ela se mantenha inovadora e competitiva no mercado.
Lembre-se, a união faz a força!
Já o empreendedor tem a oportunidade de se firmar no seu ramo, sendo reconhecido pelos seus esforços e galgando novos degraus na sua carreira, o que o torna um profissional valorizado, requisitado, que pode receber um salário compatível com a sua importância para a empresa. Quanto mais o empreendedor for profissional, melhor será a sua posição no seu ramo de atuação, tendo o privilégio de escolher o local que deseja trabalhar.
Além disso, possivelmente receberá “regalias e vantagens”, já que estará contribuindo para a empresa, sendo um dos critérios mais comuns de análise de desempenho de funcionários.
Dicas para ser um empreendedor corporativo
Você já sabe o básico sobre empreendedorismo corporativo, agora é o momento de saber como ser um empreendedor corporativo. Geralmente, as pessoas que praticam este conceito já possuem um “tino” natural para isso, mas também é possível aprender e ampliá-lo durante a sua carreira. Que tal algumas dicas para isso?
1 – Tome a iniciativa
O empreendedor corporativo de sucesso é aquele que sempre toma a iniciativa e que não tem medo de dar a cara a tapa. Portanto, durante as reuniões e sempre que possível, seja participativo, sugerindo aquilo que a empresa precisa, mas ainda não está enxergando. Não tenha medo de falar e expor as suas ideias, mesmo que elas possam causar impacto num primeiro momento.
Confira um pouco sobre isso em nosso texto de liderança empreendedora.
Por outro lado, é recomendado ter consciência se as suas ideias realmente podem contribuir, fuja das propostas inconvenientes. A sugestão tem que ser dada de maneira franca, mas com cuidado para não parecer que você está criticando a empresa ou os seus superiores, ainda mais se o seu espaço de trabalho ainda não oferece muita liberdade.
Um bom líder e empreendedor corporativo é aquele que se expressa quando necessário, que sabe tomar a frente e expor suas visões. Trabalhe em cima disso, procure ter sempre bons argumentos que possam corroborar e embasar o que você estiver falando, com certeza irá facilitar bastante a aceitação das suas opiniões.
2 – Tenha uma visão sistêmica
O empreendedorismo corporativo exige que o colaborador tenha uma visão sistêmica, ou seja, enxergue as coisas como um todo e não de maneira isolada. É preciso analisar como a sua ideia de negócio irá impactar em todos os setores da empresa, somente a partir daí ela pode ser apresentada formalmente.
Já pensou em aprender sobre equipes e relacionamentos? Temos um texto sobre relações interpessoais e desenvolvimento de equipes.
Se você deseja ocupar este papel de empreendedor corporativo no seu local de trabalho, uma boa dica é começar estudando todas as áreas da empresa, compreendendo como elas funcionam e estão interligadas. Feito isso, até mesmo a sua criatividade poderá fluir melhor, lhe ajudando a ter mais ideias que englobam todas as áreas.
Falando em criatividade, você tem dificuldades para aflorá-la? Não tem problema, veja nosso artigo sobre criatividade e inovação.
3 – Seja ousado
O empreendedor corporativo é tão valorizado no mercado porque é aquela pessoa que faz a diferença, que é capaz de apresentar algo novo e inusitado, aquilo que ninguém está esperando. Então, não tenha medo de ser ousado, obviamente, desde que as suas propostas tenham fundamento e realmente tragam benefícios para a corporação e para a sua carreira.
Uma boa dica é sempre estar em busca de melhorar o seu desenvolvimento pessoal, isso costuma trazer bons resultados no meio corporativo.
4 – Tenha foco para ser um bom empreendedor corporativo
Ter foco é uma das principais características para ser um empreendedor corporativo. De nada adianta dar boas sugestões e ter projetos aprovados se você não consegue desenvolvê-los e colocá-los em prática. Logo, é necessário ter o máximo de foco em se tratando da execução das suas atividades.
Procure se manter concentrado e aproveitar o seu tempo de trabalho, seja produtivo! Um erro comum de quem está começando a ser um empreendedor corporativo é fugir muito da ideia inicial, o que faz com que a empresa acabe rejeitando-a. Então, se você apresenta uma proposta procure não fugir muito dela.
Trabalhar o seu potencial de vendas também é importante, mas não apenas por “vender produtos’ e sim para aprender a vender ideias. Confira algumas dicas de vendas.
5 – Mantenha a organização
Manter a organização é um fator importante em qualquer profissão, ainda mais se você pretende ser um empreendedor corporativo de sucesso. Organize todos os seus projetos de forma detalhada e fácil de compreender, afinal de contas, a empresa não quer perder tempo tendo que revisá-los várias vezes para entender. Seja rigoroso com o cumprimento de prazos.
6 – Seja criativo
Ser criativo é uma “arte”, é um trunfo na mão que ninguém espera que você tire.
O empreendedor corporativo deve fazer da criatividade o seu lema, pois à medida que for apresentando boas ideias para a empresa, certamente ela irá exigir mais, e você precisa estar pronto para estar sempre apresentando novas propostas, correspondendo às expectativas depositadas sobre o seu trabalho.
Conheça mais sobre o comportamento humano.
Infelizmente, a criatividade não é algo que aparece toda hora do nada, então, é preciso manter-se informado sobre a situação do mercado, buscar referências no seu setor de atuação, consuma conteúdos midiáticos que possam gerar inspiração para o seu trabalho. Não se esqueça de tirar um tempo só para você, com a mente descansada as ideias podem aparecer com mais facilidade.
7 – Tenha um bom relacionamento interpessoal
Ninguém trabalha sozinho, muito menos em uma corporação. Se você almeja fazer um empreendedorismo corporativo de sucesso, saiba que uma das lições essenciais a serem aprendidas é ter um bom relacionamento interpessoal, desde com os seus superiores até aqueles que ocupam cargos que estão abaixo do seu, mas que são igualmente importantes para o bom funcionamento da empresa.
E você que é o empresário, lembre-se bem de fazer um recrutamento adequado. Veja a importância do recrutamento e seleção interna.
Portanto, estabeleça um relacionamento amigável com as pessoas de todos os setores das empresas e também com os clientes, dessa maneira, torna-se mais fácil ter ideias de negócios que possam compreender as necessidades de todos os públicos, beneficiando-os de forma igual. Muitas vezes, alguém que não está imerso no seu universo pode ter uma visão diferenciada do que está acontecendo, podendo lhe inspirar.
Uma boa dica para melhorar as suas ideias é ler revistas de empreendedorismo.