Desenvolvimento pessoal



Desenvolvimento pessoal Muitos profissionais acham que para obter sucesso é necessário apenas um desenvolvimento profissional, e esquecem que o sucesso na carreira e nos projetos de vida depende de um bom desenvolvimento pessoal.

Desenvolvimento pessoal significa a obtenção de resultados com uma mente saudável, autoestima, bons hábitos e outras qualidades que trarão a concretização dos objetivos.




Tudo é uma questão de atitude e mentalidade positiva.

Atitude positiva

Possuir uma atitude positiva diante da vida é uma questão de possuir uma mentalidade voltada para concretização de objetivos e força de vontade para alcançá-los.

Para isso, é necessário a pessoa conhecer-se bem e saber quais seus reais objetivos, sonhos e o que falta para alcançá-los. Muitos erram considerando que os objetivos podem ser concretizados do dia para a noite e esquecem que alcançar objetivos é um exercício constante de mudança de hábitos, por exemplo, se o objetivo da pessoa é melhorar hábitos alimentares por motivo de saúde, os seus objetivos não serão realizados imediatamente. Assim, o primeiro passo é visitar um médico, fazer exames, consumir alimentos saudáveis que são prediletos quanto ao sabor e por fim, estará consumindo apenas alimentos saudáveis e melhorará definitivamente sua qualidade de vida.

Foco no desenvolvimento pessoal

As pessoas que conseguem conquistar objetivo não o fazem por serem melhores que as outras, mais inteligentes, terem nascido em lares mais organizados, nada disso, as pessoas que conseguem concretizar objetivos são aquelas com maior capacidade de controle, organização e foco.

Elas simplesmente não esquecem os objetivos que as mantêm atuantes, e com um brilho nos olhos continuam perseverando, mas esperar somente não resolve muito, por isso é necessário agir.




Agir

Para agir é necessário que o indivíduo comece a ter uma atitude mais proativa e pare de adiar suas metas, por isso, é necessário que o indivíduo saia da “zona de conforto” e tome atitudes e realize ações que façam com que adquira experiência e aprendizado.

Dessa forma, mesmo que existam erros, existirá aprendizado e assim a pessoa estará mais próxima de conquistar seus objetivos.

As pessoas deixam de agir por vários motivos: baixa autoestima, sentimento de não merecimento, falta de compromisso, falta de ambição ou simplesmente por protelar, afinal, quantas vezes deixamos de realizar compromissos importantes para assistir TV, jogar videogame e outros.

Planejar

Saber planejar é essencial para que os profissionais obtenham sucesso, para isso tenha o costume de anotar tudo, anote datas, comemore vitórias, reveja os erros e liste, liste o que é necessário ser feito durante toda a semana e risque as tarefas que conseguiu concluir.

Liste todos os objetivos e mantenha atualizadas as metas e objetivos alcançados.


Persistir

Persistir, perseverar, todos sabem o quanto isso é importante para se desenvolver pessoal e profissionalmente, por isso é necessário continuar a perseguir objetivos mesmo com os problemas, desafios e obstáculos.

O estudo do desenvolvimento pessoal

O estudo e ciência do desenvolvimento humano busca estudar o potencial do ser humano e como o ambiente e outros fatores influenciam para isso.

Sabendo que o ser humano é um ser racional e com capacidades físicas e mentais ilimitadas, é mister compreender como algumas pessoas possuem capacidade para alcançar seus objetivos, mesmo em situações adversas e como outras pessoas são mais limitadas.

Para se desenvolver pessoalmente e conquistar objetivos, o ser humano precisa desenvolver alta capacidade de persistir e vencer obstáculos, mesmo em situações adversas, para isso o individuo fará uso da autoconfiança e estratégia, prova disso, é o fato da sobrevivência, mesmo em situações como guerras, naufrágio e outras eventualidades.

Mas mesmo no dia a dia, para que as pessoas atinjam suas metas diárias e consigam trabalhar, estudar e concretizar seus projetos de vida é necessário que haja fatores como autoconfiança, automotivação, capacidade de perseverar, autoconhecimento, maturidade emocional e outros.

Por isso, a ciência que estuda o desenvolvimento pessoal, estuda-o com três fatores essenciais: cognitivo, emocional e pessoal.

-Cognitivo: o desenvolvimento cognitivo é aquele voltado para o desenvolvimento do aprendizado e uso desse aprendizado na vida social e profissional.




Uma capacidade cognitiva eficiente é aquela em que o entendimento, assimilação de conhecimentos e interação do indivíduo o faz uma pessoa com potencial de desenvolvimento intenso e maior crescimento pessoal e profissional, já que a capacidade de discernimento é maior e com isso o que ocorre é um aumento na capacidade de julgamento e em consequência maior capacidade de resolução de problemas e conflitos.

-Emocional: o amadurecimento emocional é essencial para o sucesso das pessoas, pois a capacidade de vencer aos fracassos, conflitos internos, traumas e conflitos interpessoais tem como resultado a capacidade de resolução de problemas de forma mais madura e racional.

-Pessoal: o desenvolvimento pessoal faz com que a pessoa tenha uma maior capacidade de enxergar suas possibilidades, seus desafios e melhor forma de concretizar objetivos, mas o desenvolvimento pessoal não acontece imediatamente, é necessário persistência, aprendizado e crescimento, por isso nesta etapa aprender com os problemas e erros é essencial, assim também como acreditar em si mesmo.

Áreas em que é aplicado o desenvolvimento pessoal com maior eficiência:

-Autoconhecimento: saber se enxergar com coragem e conhecer seus erros, defeitos, ponto fraco e forte, este é o primeiro passo para vencer, mas isso só é adquirido por aqueles que têm coragem e maturidade e por isso, o autoconhecimento também é um fator de desenvolvimento pessoal.

-Administração do tempo: investir na gestão do tempo é essencial, pois quantos não protelam terminar a faculdade, fazer pós-graduação ou um curso de idioma, por se incapaz de administrar o tempo e assim vão cancelando suas metas e nunca atingem o seu objetivo.

-Relacionamento humano: saber se relacionar bem com a família, amigos, colegas de trabalho é um desafio, portanto, saber se relacionar é uma questão de capacidade e um maior grau de desenvolvimento pessoal.

-Comunicação: outro fator de aplicação do desenvolvimento humano é saber se comunicar de forma mais eficiente, mais clara e mais encantadora, o que trará com certeza maior benefício para vida profissional.

O desenvolvimento pessoal trará benefícios também para as áreas: automotivação, liderança, produtividade, marketing pessoal, empreendedorismo e outros.

Desenvolvimento pessoal proporciona para o individuo maior qualidade de vida e melhor oportunidade profissional, independente do seu nível de escolaridade, situação social e financeira e outros fatores, basta que exista uma reeducação mental para concretização de objetivos e felicidade.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here