Aprender como conquistar clientes é fundamental para que seu negócio tenha faturamento estável, por isso, veja agora mesmo como fazer isso!
Clientes fiéis e que falam bem da empresa é o sonho de qualquer empreendedor, porque sempre terá um bom fluxo de retorno de caixa e conseguirá fazer um marketing boca a boca, o qual, via de regra, é muito eficiente.
A questão que costuma passar despercebida é, por que algumas empresas conseguem conquistar clientes e outras não? Será que é o produto ou são as atitudes? Acredite, nada impede que você, com sua empresa de pequeno ou médio porte, tenha produtos talvez até desconhecidos no momento, conquiste seus clientes, basta saber como!
Já trabalhamos aqui no site formas de como atrair clientes, contudo, atrair clientes é diferente de conquistar clientes. Conquistar clientes é uma “fase” depois, você atrai e posteriormente conquista, fazendo com que eles não queiram mais ir em outra empresa, desejando sempre falar bem do serviço prestado por você.
Quer aprender como conquistar o cliente? Aproveite e não perca nenhuma das dicas.
O que é preciso fazer o cliente sentir
Para conquistar um cliente é preciso fazê-lo sentir algo em especial. As pessoas sentem-se conquistadas não por causa do preço de um produto ou aparência dele, mas sim pela forma com que foi atendida, pelos benefícios que recebeu que lhe tornaram especiais, entende?
A questão de conquistar está na parte ‘afetiva/emocional’ do cliente, e é exatamente neste ponto que você precisa tocar. Essa questão também é abordada por nós de forma mais detalhada nas técnicas de negociação.
Procure estabelecer contato com o cliente de forma interativa, espontânea, amiga, com tato e principalmente, observando os “sentimentos/dores” que ele demonstra no momento, isto será fundamental para conseguir causar uma boa emoção.
Por exemplo, digamos que o cliente vá até o seu negócio e fale que está com um problema X, não veja o que ele quer comprar, mas sim o que de fato causa o problema X, converse com ele e solucione o problema, com seus produtos ou não, acredite, a sensação interna que você irá causar irá conquistar o cliente rapidamente.
Agora vamos trabalhar algumas “dicas” e atitudes que podem auxiliar em muito as possibilidades de conquistar clientes.
Para conquistar o cliente é preciso conhecê-lo
Cada pessoa tem uma personalidade, formas de reagir e atitudes únicas, concordo, mas você pode sim encontrar denominadores comuns. Quando falamos em conhecer o cliente, não estamos dizendo apenas aquele que foi na sua loja, mas sim o seu público alvo.
Uma forma de fazer isso é a través da análise de mercado.
Conhecer o cliente significa saber seus hábitos, meio em que está inserido, atitudes que os afetam, classe social, pessoas com que costumam se relacionar, entre outros fatores. Tendo essas informações em mente, torna-se imensamente mais fácil conseguir conquistar o cliente, já que você saberá como se referir a ele e as formas de tratá-lo para que se sinta bem.
Faça com que se sinta especial
As pessoas gostam de se sentir importantes, especial, perceba que é um sentimento, talvez até considerado ego, mas não deixa de causar uma alteração emocional. Lembrando que para conquistar um cliente é preciso tocar nas suas emoções.
Existem dezenas de formas de fazer com que o cliente se sinta especial, pode ser desde o atendimento que você estará prestando até um programa de fidelidade especial.
No tocante a fidelização, confira nosso texto sobre fidelização de clientes.
Para fazer com que um cliente se sinta especial, tente destacá-lo da “massa”, ou pelo menos fazer com que ele acredite que está se destacando, por exemplo, enviar um convite especial para que ele compareça até a loja para aproveitar promoções exclusivas que foram liberadas apenas à clientes especiais e pré selecionados. Essa é uma brilhante forma de conquistar clientes, mas claro, você deve fazer o desconto mesmo.
Atendimento de qualidade para conquistar o cliente
O cliente é seu foco, sua satisfação. O seu objetivo e o meio para alcançar isso é o atendimento de qualidade.
Muito se escuta falar em bom atendimento, porém, basta “apertar” um pouco que sequer sabem o que realmente é oferecer um bom atendimento. Você acha, realmente, que tratar bem o cliente e facilitar na política de trocas é prestar um atendimento de qualidade? Eu acredito que não!
Atendimento de qualidade envolve diversos fatores, dentre eles: forma de se expressar com o cliente, prestatividade, paciência, buscar a satisfação, saber encontrar o produto que atenda as necessidades e não aquele que o cliente “acha” que quer, entre tantos outros.
Quer prestar um bom atendimento? Esqueça as vendas e foque na satisfação dos clientes, trabalhe contente por poder ajudar, com isso incorporará todas as características inerentes a um atendimento de qualidade necessário para conquistar clientes.
Procure criar um planejamento de comunicação na sua empresa, fará com que todos os seus vendedores estejam aptos a se comunicar e conquistar os clientes.
Como conquistar o cliente com aparições
Uma frase que eu gosto muito e que reflete esse ponto é: “quem não é visto não é lembrado”, isso é mais do que a realidade.
Para conquistar um cliente você precisa ser lembrado por ele. Veja, o cliente está querendo comprar sacos de cimento, porém, a primeira empresa que lhe vem a cabeça não é a sua, sabe o que aconteceu nesse momento? Falta de ser visto pelo cliente!
Trabalhe o marketing da sua empresa, tanto no tocante a parte de mídias televisivas, jornais e sociais, quanto a questão de marketing de relacionamento, isso fará toda a diferença.
Os clientes precisam ouvir falar de você, de preferência o tempo todo, isso, inconscientemente, fará com que eles assimilem a sua empresa e, consequentemente, passem a ser conquistado por elas.
Conquistar o cliente no cansaço
Essa técnica para conquistar clientes deve ser aplicada com o máximo de cuidado, porque é tênue a linha entre conquistar o cliente ou criar repúdio pela empresa.
Nela, você passará a entrar em contato seguidamente com o cliente, seja por telefone ou pessoalmente. É semelhante ao que foi abordado sobre “aparições”, porém, agora você estará forçando que o cliente lembre de você, já no caso das ‘aparições’ era algo mais espontâneo, como propagandas e etc.
É realmente importante que a sua equipe de vendas esteja bem treinada para fazer isso, senão pode ser o calcanhar de aquiles da sua empresa, porque acredite, ficará mal falada se for feito incorretamente.
A sutilidade nessa prática deve ser o foco, não ligue para o cliente o tempo todo para falar da sua empresa ou produtos, NÃO, você precisa mostrar que existe, não convencê-lo dos seus produtos ou da credibilidade da sua empresa, essa é o grande X da questão.
Ligue e pergunte, por exemplo, tudo bem Sr. Fulano, estou ligando para ver como o Sr. está? Qualquer coisa que um dia precisar nossa empresa está a sua disposição. Pronto, chega, ele lembrará de você, espere 2 dias, ligue novamente, faça isso sucessivamente, sempre alterando as frases, óbvio. O resultado, desde que feito de forma correta, será evidente e extremamente lucrativo.
Ligue no dia seguinte da compra
Nesse caso não se está querendo conquistar o cliente através da insistência, mas sim demonstrar que você se preocupa com ele, isso irá criar uma emoção de “proteção” e de apego.
Entenda melhor como funciona a mente das pessoas, o chamado inconsciente coletivo.
Quando o cliente comprar um produto, ligue no outro dia e faça as seguintes explanações:
- Bom dia Fulano, tudo bem?
- Meu nome é X, vendi para você o produto Y ontem, está lembrado?
- Estou ligando apenas para saber se já está utilizando o produto e se gostou?
- Atendeu as suas expectativas?
- Sobre meu atendimento, eu posso lhe ajudar em mais alguma coisa? Qualquer coisa!
- Ótimo, foi um grande prazer conhecer o Sr. e faço questão de vê-lo novamente, posso ligar de vez em quando para lhe informar sobre uma ou outra oferta que possa ser do seu interesse?
Ao fazer isso o cliente perceberá que realmente a loja está preocupada com sua satisfação, além disso, também saberá que se vir a ter problemas ao efetuar a compra conseguirá resolver sem qualquer complicação, o que é um ponto forte para conquistar o cliente.
Não abra mão de utilizar essa técnica para conquistar o cliente, é simples, gratuita e muito efetiva.
Surpreenda o cliente
Quando falamos em surpreender o cliente não é no sentido de “fazer surpresa”, mas sim de fazer com que ele receba mais do que esperava da sua empresa.
Quer ver na prática como isso funciona bem?
Você vai arrumar seu carro e está preparado para gastar cerca de R$ 3.000,00 reais. Ao falar com o mecânico, o mesmo lhe diz dezenas de peças que terão de ser compradas e etc, mas que o orçamento ficará dentro desse valor. Quando você vai pegar o seu carro pronto o mecânico diz que conseguiu reduzir o orçamento e arrumar algumas peças que estavam danificadas, e que agora ficará apenas em R$ 2.000,00 reais.
Pronto! Você irá sempre nele como mecânico, porque ele lhe deu algo a mais do que esperava, que no caso é o valor.
Conheça mais sobre negociação e sucesso nos negócios.
Uma boa forma de surpreender os clientes é utilizando brindes ou oferecendo descontos promocionais que não estavam expostos, mas que, para ele, fará essa “diferença” porque ele é especial para a empresa. Perceba, você estará unindo mais de uma das técnicas para conquistar clientes.