Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes



Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
hábitos de pessoas altamente eficazes

Existem pessoas altamente eficazes, que conseguem atingir os seus objetivos de forma “simples”, natural e automática. Ocorre que, conforme bem demonstrado no livro 7 hábitos das pessoas muito eficazes, de Stephen R. Covey, ao analisar a fundo estas pessoas, descobriu-se que possuem sete hábitos que as tornam altamente eficazes. Aproveite para conferir os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, acredite, você pode desenvolvê-los e se tornar uma pessoa altamente eficaz também!

Ser uma pessoa altamente eficaz é o sonho de praticamente todos. O grande problema é conseguir atingir o nível de eficácia. Aparentemente, pode parecer difícil, talvez até impossível, mas acredite, não é! O brilhante estudioso e escritor Stephen R. Covey nos prova que é perfeitamente possível.




Parte destes hábitos pode ser mais facilmente desenvolvidos quando integrados com técnicas de coaching.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Os 7 hábitos das pessoas eficazes podem ser divididos em 3 (três) categorias: vitória interna, vitória em público e renovação.

Hábitos das pessoas eficazes na Vitória Interna

A 1 fase, ou também abordada de vitória interna corresponde a desfazer a visão de que se precisa que os “outros” tomem conta de você, ou seja, é trazer para dentro de você mesmo o sentimento de que sabe cuidar de si mesmo, escolher o que precisa ser feito, saber fazer corretamente as coisas e assumir que os erros são normais.

Na 1 fase, encontramos 3 hábitos das pessoas eficazes, são eles:

1. Ser proativo

A proatividade é mais abrangente do que apenas buscar fazer as coisas. Ser proativo é encontrar as respostas para o que precisa ser feito. Perceba, não é apenas ter a iniciativa, mas sim encontrar as respostas para as perguntas, seja ela correta ou não.




É importante diferenciar proatividade de reatividade. As pessoas costumam ser pro reativas, ou seja, suas respostas ocorrem através de sentimentos como uma reação.

Já a pessoa proativa utiliza seus valores e comportamentos, de forma selecionada e cautelosa, para assim encontrar uma resposta para a pergunta ou situação.

Perceba que proatividade é de forma consciente, selecionar através de comportamentos e valores uma resposta ou atitude adequada para a situação, não se deixando influenciar por sentimentos inconscientes ou estímulos, e sim de atitudes pensadas e planejadas.

Veja nosso texto sobre consciente coletivo.

Ser proativo é um dos sete hábitos das pessoas eficazes, você já sabe se possui?

Para facilitar, algumas diferenças entre ‘pensamentos’ reativos x proativos.

Reativo: Isso me deixa Louco.

Proativo: Posso controlar meus sentimentos.

Reativo: Não há nada que eu possa fazer.

Proativo: Vou procurar outras opções.

Veja que a diferença não é ‘tão’ sutil assim.

2. Inicie com um objetivo

Você tem um objetivo? Uma base de valores que dizem o que você quer ser, o que você procura, o que deseja, como quer que lhe vejam?

Antes de criarmos algo concreto, traçamos um objetivo, um “panorama” em nossa mente, e acredite, é importante tê-lo bem definido. O objetivo é uma espécie de projeto que temos de ter.

Um exemplo concreto que pode ser dado: antes de construirmos uma casa, elaboramos uma planta, não é?

Veja nosso texto sobre melhoria contínua.

Ter um objetivo firme ao iniciar seu dia, não apenas objetivos diários, semanais, e sim para toda a vida. Focar em suas virtudes e desenvolver sua filosofia de forma sólida é uma das formas de ter o objetivo sempre fixo e de forma instintiva.

Claro, você deve criar objetivos físicos, corpóreos e materiais, sempre lembrando que ele ocorrerá em duas etapas.

3. Preferência para o mais importante

Dar preferência para as coisas mais importantes é fundamental para ser uma pessoa altamente eficaz. O cerne da questão é que importância não é sinônimo de urgência, e é nisso que as pessoas costumam errar.

Veja mais sobre teoria comportamental.

Pessoas que conseguem focar a maior parte do seu tempo no setor importante costumam ter melhores resultados, pois conseguem resolver seus problemas imediatos e focar em pontos que contribuem para concretizar seus objetivos (hábito 2).

Para facilitar, veja exemplos de pontos importantes:

Importante Urgente:

Problemas urgentes;

Crises;

Projetos com data marcada;

Trabalhos atrasados para serem entregues;

Importante não Urgente

Prevenção;

Identificação de novas oportunidades;

Desenvolvimento de relacionamentos;

Planejamento;

Esses costumam ser os pontos mais importantes que precisam tomar a sua atenção, os demais são acessórios e devem ser feitos quando “sobrar tempo”.

Vitória em Público

A vitória em público, ou também conhecida como interdependência das pessoas eficazes, trata da aceitação e conquistas dela em equipe, em grupo, de forma que não é mais o “eu” faço tudo e sou decidido, esta fase você já superou, mas sim “nós” conseguiremos. É, na verdade, trabalhar bem em equipe e conseguir o seu lugar no grupo.

Nesse ponto você também construirá o seu marketing pessoal, o que também é de suma importância.

É importante frisar que para conseguir a vitória em público é preciso conseguir a vitória individual, interna, que trata dos 3 primeiros hábitos, caso contrário, seria o mesmo que construir uma casa sem um terreno.

Na vitória em público destacamos mais 3 hábitos, são eles: GanhaxGanha, compreender para ser compreendido e sinergia.

Ganha x Ganha como hábito de pessoas eficazes

Você deve estar se perguntando o que é ganha x ganha, se é o que está pensando, porque é realmente simples.

Resumindo, o ganha x ganha significa que você deve sempre buscar fazer coisas que trarão benefícios para ambas as partes, que ambos ganharão.

Para um acordo ganha x ganha realmente existir e sobreviver é preciso observar de 4 formas.

Observar do ponto de vista da outra pessoa, o que ela espera, deseja, é bom para ela, leve em consideração que ambos precisam acreditar que o acordo é bom.

Identifique os pontos chaves, preocupações e fatores que importam no acordo. A partir disso, analise os resultados aceitáveis para ambos. Por fim, identifique as outras possíveis opções para conseguir atingir o objetivo.

Veja mais sobre desenvolvimento pessoal.

Compreenda para ser compreendido

É comum nos preocuparmos em fazer nos compreender e esquecer que para alguém se esforçar para nos compreender, este desejará antes de tudo ser compreendido.

Mudar o seu paradigma implícito em você é fundamental para conseguir uma compreensão exata das pessoas, por isso, faça exercícios com você mesmo, ao invés de tentar se fazer compreender, foque sua atenção em compreender os outros que estão falando com você.

É importante entender que compreender alguém não apenas concluir a ideia ou concordar, e sim compreender o seu mais íntimo, tanto no plano emocional quanto intelectual.

Veja da seguinte forma, uma pessoa para sobreviver psicologicamente precisa ser compreendida, receber incentivo, ser amada e se afirmar, assim, pode-se perceber a importância de aprender a compreender.

Confira dicas para jovens empreendedores.

Já para conseguir fazer as pessoas compreenderem você e “gostarem” de te compreender, podemos citar 3 fatores, a credibilidade emocional, empatia e parte pensada que você utiliza na comunicação. Trabalhar estes três fatores irá auxiliar na sua capacidade de ser compreendido.

Sinergia – o hábito simples e poderoso

Sinergia trata de um hábito que é difícil de ser “aprendido”, ele precisa ser vivido, treinado e sentido.

Para conseguir o ponto máximo da cooperação em grupo é preciso criar sinergia. Pense que criar sinergia é o mesmo do que duas pessoas, conversando, não chegar na conclusão de 1 das partes (solução), mas sim criar uma 3 solução, a qual não estava sendo considerada por nenhum dos participantes da conversa.

Quando você conseguir relacionar um grupo de pessoas e fazer com que uma opinião diversa das de todas “oferecidas” pelos participantes, significa que se conseguiu criar uma sinergia, estará em um ponto de cooperativismo máximo, em que as pessoas participantes não mais estão buscando ‘impor’ suas ideias e objetivos, mas sim encontrar um objetivo como um todo, que beneficie “a obra”, um conjunto.

Confira se você tem habilidades profissionais.

Por fim, como 7 hábito, o qual trata da renovação.

Renovação é o último hábito das pessoas eficazes

A renovação ou também como é conhecida ‘afine o instrumento’, nada mais é do que estar em constante renovação e equilíbrio de todas as facetas, social, emocional, espiritual e pessoal.

Para fazer isso, por exemplo, no caso da relação social, você pode tentar criar novos vínculos de amizades, conhecer pessoas novas e ver como está se saindo. Trabalhar os seus hábitos é sempre fundamental para chegar a perfeição.

Veja o perfil do empreendedor aqui!

Gostou?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Artigo bem redigido digno de paginas em grandes revista, vou comprar esse livro para mim. Obrigado, equipe da casadaconsultoria.com vcs então de parabéns.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here