Gerenciamento do Tempo Como Fazer Com Eficiência



Gerenciamento do Tempo Como Fazer Com Eficiência
Gerenciamento do Tempo Como Fazer

O tempo é um dos “bens” mais preciosos do ser humano, tanto para a sua vida pessoa quanto nos negócios. Mas afinal, por que as pessoas reclamam tanto da falta de tempo? Isso acontece porque elas não sabem trabalhar o gerenciamento do tempo. Quer ter tempo sobrando? Aprenda aqui o gerenciamento do tempo como fazer.

Um dia possui 24 horas, pode parecer bastante, mas pense que você deixará em torno de 8 horas no trabalho, 1 hora de manhã para se arrumar e ir até o serviço, 1 hora para chegar em casa, 1 hora e 30 minutos para almoçar, 1 hora e 30 minutos de descanso, tomar banho e etc, bom, rapidamente você percebe que seu tempo é realmente “curto” e precioso, principalmente, insuficiente para conseguir fazer TUDO que deseja e precisa.




Nessas horas você se debate com um “impasse” interior: como conseguir fazer tudo se o tempo não é suficiente? Ai está o X da questão, o tempo é curto, concordo, mas é perfeitamente possível fazer tudo, desde que se tenha um bom gerenciamento do tempo.

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Se o seu problema é de gerenciamento de tempo nas rotinas de trabalho, confira nosso artigo sobre: administração das rotinas de trabalho e otimização de tempo.

Quer aprender como gerenciar o tempo? Agora você pode!

Organização é a palavra chave para o gerenciamento do tempo

Gerenciar o tempo é questão de organização, sem ela se torna impossível conseguir bons resultados.

Todo mundo sabe o que é organização, o grande problema é como conseguir desenvolvê-la, colocá-la em ação, isso sim é um desafio. É da natureza humana ser desorganizado, pelo menos na maioria das pessoas,




Não existe como tornar alguém organizado por natureza, mas é possível utilizar técnicas e ferramentas que auxiliam na organização, o que supre a desorganização, pelo menos isso!

Aprenda sobre gestão de tempo, isso pode ser extremamente útil.

Agora, vamos estruturar alguns pontos para que você consiga se organizar e ter um bom gerenciamento de tempo.

1. Tenha uma agenda para gerenciar o tempo

Têm pessoas que possuem o hábito de utilizar a agenda, e acredite, basta observá-las par aperceber que sempre tem tempo para tudo, suas rotinas são administradas e organizadas nos menores detalhes.

Compre uma agenda e se habitue a utilizá-la, procure levá-la para todos os lugares, assim poderá anotar os compromissos quando ocorrerem, evitando “deixar para depois” e, consequentemente, esquecendo.

Confira também sobre administração de rotinas de trabalhos e otimização de tempo, provavelmente se a sua dificuldade é gerenciar equipes, conseguirá encontrar a solução para os seus problemas.

Além de levar a agenda para todos os lugares, organize seus compromissos um dia antes. Faça o seguinte, todos os dias, após o término de expediente ou antes de dormir, analise sua agenda e marque os compromissos faltantes.

Um ponto importante na organização através da agenda é conseguir “juntar” os compromissos que são próximos, por exemplo, você tem de ir no dentista, faça o serviço bancário próximo desse horário, assim economizará tempo e não precisará sair para fazer apenas uma tarefa.

Já pensou em estudar desenvolvimento pessoal?

2. Termine o que começar

Um hábito comum é iniciar algo e não terminar, deixar para outro dia, outra hora, ou para qualquer momento senão aquele que você está. A questão em si não é ‘não conseguir terminar’, é o fato de que você não terminou porque NÃO QUIS ou porque administrou erroneamente seu tempo, fim!

O gerenciamento de tempo vai por água a baixo quando a pessoa, ao invés de fazer o que precisa ser feito, fica “coçando”, ou seja, desviando sua atenção e deixando o tempo passar.

Veja a teoria do desenvolvimento organizacional aqui.

Trabalhe sua força de vontade, sempre que começar algo estabeleça que irá terminar, fique até mais tarde se for preciso, mas termine. Caso comece a “manter o hábito” de deixar as coisas para depois, irá acumular serviço e tarefas em geral, fazendo com que cada vez fique mais difícil gerenciar o tempo, faltando para outras tarefas, inclusive lazer.

Pense da seguinte forma, você prefere “dispersar” um pouco enquanto está fazendo uma tarefa e ter de abrir mão do seu lazer ou concentrar-se exclusivamente no que está fazendo e poder realmente aproveitar o seu lazer? Essa é a questão!

Já pensou em abrir um negócio? Veja os erros comuns cometidos por uma pequena empresa e evite fazer o mesmo.

3. Analise os seus dias para encontrar os pontos de gerenciamento de tempo

Conhece aquele velho ditado: “quem trabalha demais não tem tempo pra ganhar dinheiro”? É bem assim mesmo, porém, adaptando ao nosso texto, quem está ocupado demais cumprindo as tarefas não tem tempo para descobrir como gerenciar o tempo, consequentemente, deixando de ter melhores resultados na execução das tarefas.

Por isso, analisar os seus dias para encontrar pontos em que é possível gerenciar o tempo de forma mais adequada é fundamental. Não veja esse “tempo gasto” como perdido, pelo contrário, provavelmente irá lhe economizar horas durante o dia.

Quem sabe a solução para sobrar mais tempo seja se tornar dono do próprio negócio! Que tal montar uma loja virtual?

Uma dica é montar uma tabela no excel com as atividades que executou, informar o período que levou em cada uma, bem como se poderia ter feito diferente, de forma mais eficiente. No final, analise os dados e verifique o que pode ser mudado para otimizar o seu gerenciamento de tempo.

4. Saiba distinguir as tarefas importantes

Descobrir o que realmente é importante não serve apenas para dedicar maior parte do tempo e fazer bem feito, mas também para descobrir o que pode ser deixado de lado e, talvez, excluído das suas tarefas, podendo abrir espaço para outras coisas importantes ou até mesmo lazer.

Já ouviu falar em melhoria continua?

A forma mais fácil de distinguir o que é importante é fazer a seguinte pergunta: O que acarretará se eu não executar a tarefa? Por exemplo, uma atividade do seu trabalho, se você não executá-la, o que irá acontecer? Seu cliente será prejudicado ou é apenas uma questão administrativa que poderia ser deixada de lado? Esse é apenas um exemplo, mas poderíamos encontrar dezenas, tanto no trabalho quanto pessoal.

5. Disciplina e força de vontade

O que mais dificulta o gerenciamento de tempo adequado é a falta de disciplina e falta de vontade. Você acha que não? Quantas vezes deixou de fazer algo por falta de vontade? Quantas vezes desejou acordar X horário e não conseguiu? Isso tudo deriva em razão da falta de disciplina e força de vontade.

Mas afinal, como desenvolver a força de vontade e disciplina, para, finalmente, conseguir executar as tarefas conforme é necessário.

A maior dificuldade de manter a disciplina e força de vontade no gerenciamento de tempo corresponde a parte de organização de trabalho, já que exige executar algo que, normalmente, não se tem vontade de fazer espontaneamente, gerando prazer.

Trabalhe a sua disciplina e força de vontade, não é difícil. Um exercício que pode ser feito é o seguinte: escolha algo que você tem dificuldade de fazer, por exemplo, detesta lavar a louça, estabeleça que todas as vezes que encontrar a louça suja irá lavar. Agora chegou a parte importante, sempre que cruzar e ver a louça suja, lave-a. Pode parecer “simplório”, estranho, mas acredite, você irá, inconscientemente, impondo ao seu cérebro que os seus desejos devem ser seguidos e reduzindo as “barreiras” do comodismo impostas pelo consciente.

Entenda mais sobre o funcionamento do inconsciente coletivo.

6. Distribua as cargas horárias adequadamente para gerenciar o tempo

Já falamos sobre analisar as suas tarefas, concentrar-se no que está fazendo e descartar o que talvez não seja tão importante, mas um ponto que precisa ser abordado é a distribuição das cargas horárias para cada tarefa em si.

A primeira pergunta a se fazer é, quanto tempo eu realmente preciso para executar X tarefa? Seja racional e objetivo, não procure “fazer sobrar tempo e nem faltar”. Sempre pense de forma razoável, porque é normal acreditarmos que podemos executar uma tarefa em X tempo quando, na verdade, sabemos que levará mais do que isso. Trabalhe computando possíveis imprevistos.

Aprenda como lidar com as mudanças.

Quando você planeja a sua rotina e atribui horários, os quais precisam, necessariamente, serem seguidos, você conseguirá gerenciar seu tempo.

Veja, é “simples” gerenciar o tempo, basta você ter uma rotina com cargas horárias que poderão ser gastas em cada tarefa previamente organizadas e cumprir exatamente com o planejado, o que exigirá de você disciplina e força de vontade. Tudo que foi trabalhado aqui é exatamente o que você precisa para conseguir ter um bom gerenciamento de tempo.

É simples e fácil, o grande problema é as pessoas conseguirem por em prática.

E você, está pronto para trabalhar o gerenciamento do tempo como fazer na sua vida?




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