Auxiliar de Recursos Humanos – Conheça Esta Profissão

0
2984
Auxiliar de Recursos Humanos
Auxiliar de Recursos Humanos

Já pensou em trabalhar como auxiliar de recursos humanos? Conheçam ais da profissão e como ingressar.

O que seria de uma empresa sem os seus funcionários? Ficaria reduzida a praticamente nada, não é verdade? Toda empresa precisa dos serviços prestados pelos seus colaboradores para evoluir e atingir os seus objetivos. No entanto, não basta apenas contratar os empregados, pois também é necessário geri-los através do setor de Recursos Humanos.

Todas as empresas de médio e grande porte contam com o departamento de RH, que se destina a realizar todas as atividades relacionadas aos funcionários, desde a contratação, elaboração da folha de pagamento, análise de desempenho, entre outras coisas. Devido às inúmeras tarefas desenvolvidas nesta área, ela também precisa de funcionários capacitados.

A contratação de funcionários no setor do RH está aumentando a cada dia que passa, principalmente em empresas de grande porte, as quais precisam “lidar” com uma vasta quantidade de pessoas, o que, sejamos honestos, não é nada fácil.

Você tem habilidades para trabalhar com a gestão de pessoas? Então a sua profissão ideal pode ser auxiliar de recursos humanos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Para você que deseja saber como ingressar neste ramo e quais os requisitos exigidos, nós iremos trazer informações sobre o cargo de auxiliar de recursos humanos. Confira!

Entenda o que é o setor de RH

Quando se fala em Recursos Humanos, muita gente pensa que este setor serve apenas para contratar ou demitir os funcionários. Não é bem assim, o RH é encarregado de desenvolver inúmeras atividades referentes aos colaboradores, inclusive, desenvolvendo campanhas para promover o bem estar dentro da organização para otimizar o trabalho.

Claro, também é responsável por elaborar os quesitos da contratação e até mesmo a escolha dos candidatos. Você sabe a importância do recrutamento e seleção interna para a sua empresa?

Dessa maneira, pode-se concluir que o setor de RH é crucial para o desenvolvimento da empresa. As funções básicas realizadas por esta área são: processo de contratação dos funcionários, fiscalização das faltas e presença, garantir os direitos a serem exercidos, bem como adicionais, hora-extar e férias, além de cuidar das questões de demissão.

Além disso, o setor de Recursos Humanos também se responsabiliza por acompanhar o desempenho, adaptação e resultados alcançados dentro das funções exercidas pelos colaboradores. Este procedimento é realizado periodicamente, envolve toda a equipe de RH e tem como finalidade identificar eventuais problemas, corrigir os erros dos funcionários ou, em último caso, demitir aqueles que não conseguirem se enquadrar ao perfil da empresa.

Definição de auxiliar de Recursos Humanos

Apesar de o cargo se chamar auxiliar de recursos humanos, a pessoa que ocupa este cargo participa de praticamente todas as atividades realizadas nesta área, muitas vezes assumindo responsabilidades e não apenas auxiliando. Normalmente, este profissional fica responsável por cooperar nos processos de contratação, demissão e no desenvolvimento de atividades com o quadro de colaboradores.

O auxiliar de recursos humanos vivencia a mesma rotina que os demais funcionários do departamento, tendo a oportunidade de aprender mais sobre todas as funções, o que possibilita ganhar experiência e subir de cargo no futuro.

Requisitos para ser auxiliar de Recursos Humanos?

Os requisitos para ser um auxiliar de recursos humanos podem variar de acordo com a empresa que o está contratando. Porém, na maioria das vezes, exige-se que a pessoa tenha, pelo menos, o ensino médio completo.

No entanto, para se destacar em relação aos demais candidatos à vaga, recomenda-se ter curso técnico ou graduação em Recursos Humanos.

Além de requisitos profissionais, também é necessário que o auxiliar de recursos humanos tenha habilidades pessoais como, por exemplo, boa comunicação, compreensão e concentração, uma vez que estará tratando da gestão de pessoas e tem que estar atento a tudo que acontece com os colaboradores.

O que se aprende no curso de auxiliar de recursos humanos?

Quer sair um passo a frente dos seus adversários na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho como auxiliar de recursos humanos? Sem dúvidas é fundamental investir na sua formação.

Portanto, comece agora mesmo a procurar por um curso de RH, que irá lhe capacitar para desenvolver todas as atividades da área. Você pode ainda buscar por cursos do SEBRAE, embora não sejam tão específicos, podem trabalhar pontos como gestão de equipes e etc, o que melhora suas chances de ficar com a vaga.

Tem curiosidade para saber o que irá aprender em um curso de auxiliar de recursos humanos? Nós resolvemos suas dúvidas e curiosidades, acompanhe.

1 – Tempo de duração do curso de auxiliar de recursos humanos

Geralmente o curso técnico de auxiliar de recursos humanos tem um tempo de duração de 160 horas, que é considerado o período ideal para que se conheça e aprenda todas as funções executadas pelo profissional da área.

É um período relativamente curto, mas que, devido a ser uma espécie de “intensivo” e focar basicamente no que realmente importa, torna-se tempo suficiente para trazer todas as informações necessárias.

2 – Mundo do trabalho

Para conseguirmos desenvolver uma atividade da melhor forma possível é preciso que saibamos tudo que a envolve, não é mesmo? Por isso, ao se matricular no curso de auxiliar de recursos humanos, você começará aprendendo sobre o mundo do trabalho, desde os primeiros registros de relações de trabalho entre funcionário e empresa até a estrutura atual.

Neste primeiro módulo, o aluno será introduzido a tudo que diz respeito ao trabalho, além de serem apresentando os conteúdos a serem aprendidos no futuro, fazendo com que tenha noção dos meandros da profissão e possa ficar preparado para os próximos módulos.

3 – Papel do profissional de RH

O segundo módulo é sobre o papel do profissional de RH, que tem como intuito fazer com que o aluno conheça qual é a sua importância dentro do ambiente organizacional, representatividade e todas as atividades que serão executadas.

Nesta etapa, o curso também se encarrega de evidenciar quais são as características profissionais e pessoais que um bom profissional precisa ter para trabalhar no departamento de recursos humanos, visto que ele estará lidando diariamente com outras pessoas, as quais possuem características e personalidades diferentes e que devem ser canalizadas em benefício da empresa.

Na verdade, um dos papéis do auxiliar de recursos humanos é encontrar uma forma de extrair o melhor de cada funcionário, com suas características, para assim focar em uma meta previamente estabelecida pela empresa. Pode parecer um pouco “estranho” ver dessa forma, mas é exatamente isso que se espera dos profissionais do setor.

4 – Recrutamento e seleção feita pelo auxiliar de recursos humanos

Uma das principais atividades desenvolvidas pelo auxiliar de recursos humanos é a contratação de profissionais para preencher as vagas disponíveis na empresa. Levando isso em consideração, o curso conta com um módulo exclusivo de recrutamento e seleção de candidatos, o que possibilita adquirir o conhecimento necessário para contratar os melhores colaboradores.

Nesse módulo você também irá aprender a fazer a avaliação psicológica dos candidatos e funcionários, o que, com certeza, trará uma grande vantagem perante as pessoas que não estejam devidamente preparadas para o cargo de auxiliar de recursos humanos.

O processo de recrutamento consiste em descrever o cargo disponível, anunciá-lo para que os interessados possam se candidatar. Posteriormente, o auxiliar de recursos humanos se incumbe de entrar em contato com as pessoas que se inscreveram, agendar entrevistas e fazer a seleção, ou seja, escolher aquele que tem o que a empresa está procurando.

5 – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Por mais que as pessoas sejam formadas na área em que foram contratadas, nem sempre estão adaptadas a desenvolver as suas tarefas de acordo com o padrão exigido pela empresa. Por isso, durante o curso de auxiliar de recursos humanos, você terá a oportunidade de aprender sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Este módulo permite que o aluno aprenda todos os métodos que podem ser utilizados para realizar o treinamento e desenvolvimento de pessoas, sabendo como e porque aplicá-los em cada situação.

6 – Avaliação de desempenho

Para que uma empresa possa atingir todos os seus objetivos é necessário contar com funcionários que estejam dispostos a caminhar na mesma direção. Como saber se os colaboradores estão atendendo as expectativas da organização? A resposta é simples, basta fazer uma avaliação de desempenho.

Tendo isso como base, o curso de auxiliar de recursos humanos disponibiliza o módulo de avaliação de desempenho, que consiste em aprender a analisar o comportamento pessoal e profissional dos empregados dentro da empresa, além de ensinar diversos indicadores de desempenho, o que permite averiguar quais foram os seus sucessos e fracassos dentro de um determinado período de tempo. Este procedimento serve para realizar demissões ou dar promoções de cargo.

7 – Normas de Saúde e Segurança

Não é só o funcionário que tem responsabilidades a ser cumpridas junto a empresa, ela também deve cumprir com as suas obrigações em relação aos colaboradores. Uma das principais responsabilidades das organizações diz respeito ao cumprimento das normas de saúde e segurança, que também é um módulo do curso de auxiliar de recursos humanos.

Também, não podemos deixar de lembrar dos pagamentos dos encargos trabalhistas, os quais são responsáveis diretos pela motivação dos funcionários.

Neste processo, o aluno aprenderá quais são as normas de saúde e segurança que devem ser respeitadas pelas empresas, como devem ser colocadas em prática e o que o setor de RH pode fazer para incentivar os funcionários a se adequarem às medidas cobradas.

Gostou da profissão? Que tal se tornar agora mesmo um auxiliar de recursos humanos?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here