O Que é administração e Como Pô-la Em Prática

O Que é administração e Como Pô-la Em PráticaPrecisa aprender mais sobre administração? Veja o que é e como pô-la em prática!

Você é o responsável pela administração da empresa em que trabalha? Bom, esta não é, nem de longe, uma tarefa fácil. Porém, não é preciso ser um profissional da área da administração (embora seja preferível) para administrar algo, pois esta tarefa faz parte do nosso dia a dia. Afinal de contas, frequentemente nos pegamos fazendo planejamentos e distribuindo a nossa renda para conseguirmos arcar com todas as despesas adquiridas, não é mesmo? Veja, isso não deixa de ser uma forma de administração, mas claro, é pessoal.

Sendo assim, podemos afirmar que, definitivamente, a administração não é algo exclusivo do setor empresarial. Porém, quando se trata desta área, é necessário focar ainda mais nas questões administrativas, que nada mais é do que instituir ações que sejam capazes de fiscalizar e fazer funcionar da melhor maneira possível todas as áreas do estabelecimento, desde o estoque até o RH, pois do contrário, a tendência é que ele se afunde em problemas, podendo até mesmo correr o risco de fechar as portas.

Como é possível perceber, a administração é essencial para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Um negócio bem administrado, com uma gestão financeira equilibrada, funcionários de qualidade e um dono visionário, raramente terá problemas, pode até sofrer dificuldades no começo, mas rapidamente faz sucesso.

Por isso, é recomendado conhecer as questões administrativas de forma ampla. Para te ajudar nessa missão, nós trouxemos mais informações sobre o que é administração e dicas importantes sobre o assunto. Confira!

O Que é Administração?

Do ponto de vista teórico, pode-se dizer que a administração é uma área das ciências humanas que se caracteriza pelo uso prático de um conjunto de ações, funções e normas, dentro de uma organização, que pode ser privada, mista ou pública, tendo como objetivo otimizar a realização das tarefas internas e externas.

O termo “administração” vem do latim, tendo como significado a palavra “gerência” ou “direção”. Não é à toa que popularmente a administração é enxergada como o ato de gerenciar uma empresa, atividades, recursos ou pessoas, visando atingir uma determinada meta que tenha sido definida com antecedência. Assim, basicamente, a administração consiste em fiscalizar para chegar em um resultado positivo.

Ficou um pouco complicado de entender o “significado” teórico do que é a administração?

Sem problemas, nós facilitamos.

Podemos dizer que administração é o ato de gerenciar algo, buscando-se um resultado específico previamente estudado, posto em um planejamento estratégico e que deve se seguido.

Por Que Você Deve Administrar o Seu Negócio?

Pense em uma empresa em que não tem controle dos funcionários, das compras dos produtos comercializados, das atividades realizadas e dos recursos financeiro. Pois bem, pode ter certeza que, aos poucos, esta empresa irá se afundar em um “mar de transtornos”, acumulando problemas financeiros e morais, internos e externos.

Conheça o básico para se tornar um administrador, comece a se inteirar através do nosso texto sobre a teoria geral da administração.


Se você já tem ou pretende abrir o seu negócio, é óbvio que não quer passar pelo colapso relatado anteriormente, correto? Então, para que isso não aconteça, é necessário administrar a sua empresa, pois isto trará muito mais organização, fazendo com que todas as tarefas sejam executadas conforme o previsto.

Ao instituir uma boa administração, a tendência é que a empresa não seja surpreendida por problemas financeiros, podendo concentrar os seus recursos para fazer o seu melhor e ser bem sucedida no mercado.

É importante frisarmos que a administração é tratada de forma geral, porém, é extremamente específica em cada área, como é o caso da administração das vendas, administração de estoques, entre tantos outros setores que opera.

Dicas Para Melhorar a Administração Da Sua Empresa

Administração é uma palavra tão simples e ao mesmo tempo complexa. Toda a empresa que se preza e almeja crescer deve fazer uma boa administração, mas é necessário conhecê-la com profundidade, compreendendo as categorias em que ela é dividida, somente assim é possível ser um empresário de sucesso e administrador. Por isso, confira abaixo as dicas para melhorar a administração da sua empresa.

1 – Trabalhe a Administração Das Compras Da Empresa

Uma empresa existe para prestar um determinado serviço, não é? E para que ela tenha condições de prestar tal serviço será necessário obter a matéria-prima que viabiliza a prática das atividades. Esse é o chamado “processo de compra”, que é um dos principais processos das empresas e também um dos pontos em que mais pecam.

Comprar produtos muito caros, de má qualidade ou deixar de receber uma encomenda dentro do tempo estipulado são alguns dos problemas enfrentados pelos empresários. Para que isso não aconteça, é necessário que você administre as compras da empresa e a sua relação com os fornecedores.

Por isso, deve-se estudar quais são as empresas que trabalham com os produtos de seu interesse, quais preços que praticam e o padrão de qualidade fornecido. Lembre-se também de que o bom atendimento é importante, afinal, não raras serão as vezes que você terá imprevistos e precisará resolver rapidamente. A partir daí, é possível negociar com aquelas que mais suprem as suas necessidades.

2- Administração Dos Gastos Da Empresa

Outro ponto em que as empresas se “perdem” é nos gastos, pois muitas delas acabam gastando mais do que faturam. Com isso, o resultado final você já sabe, as contas não irão fechar no final do mês, fazendo com que a empresa fique “abarrotada” em dívidas, o que, consequentemente, irá atrapalhar o desenvolvimento das suas atividades.

Portanto, é fundamental que você administre os gastos da sua empresa, estipulando normas para que ela só gaste dentro do seu orçamento, evitando assumir dívidas que causem um grande desfalque em seu caixa.

A administração dos gastos também prevê o pagamento em dia dos custos fixos e variáveis, além de fugir dos gastos supérfluos que não acrescentam nada para o estabelecimento.

Uma boa dica para melhorar este aspecto na sua empresa é utilizar a planilha de gastos, a qual auxilia significativamente no controle das contas.

3- Administração Dos Funcionários

Se você é um empresário será preciso ter a plena consciência que para que a sua empresa seja um sucesso, é de fundamental importância contar com funcionários que queiram alcançar resultados positivos. Logo, para alcançar esta façanha, é necessário gerenciar os seus colaboradores, ou seja, fazer a administração de equipes.

Antes de qualquer coisa, a administração dos funcionários consiste em qualificá-los para que conheçam e dominem as tarefas que desenvolvem na organização, pois somente assim elas poderão ser feitas com qualidade.

Na sequência, tem-se que estabelecer metas a serem cumpridas, além de tomar o cuidado de reconhecer o bom desempenho dos empregados, fazendo com que eles se sintam estimulados a caminha na direção que o estabelecimento precisa.

Veja a importância do recrutamento e seleção interna, com certeza irá mudar seu ponto de vista sobre funcionários.

4- Administre As Atividades Da Organização

A sua empresa tinha uma encomenda ou projeto importante para entregar, mas não conseguiu cumprir com a tarefa dentro do prazo previsto? Bom, isso significa que está ocorrendo uma falha na forma como as atividades estão sendo realizadas, o que faz surgir a necessidade de otimizar este setor.

Por isso, estabeleça métodos e prazos para que as tarefas da empresa possam ser realizadas de modo inteligente. Instrua os funcionários para que eles trabalhem com qualidade, evitando o desperdício de tempo e de matéria-prima. Além disso, se o estabelecimento trabalha com encomendas, o ideal é que elas fiquem prontas com antecedência, evitando possíveis aborrecimentos e prejuízos financeiros.

É muito comum as empresas “permitirem”, ou até mesmo, exigirem, dos seus funcionários a execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, isso faz com que a produção seja reduzida, tornando o processo mais lento. Evite!

5- Administração Dos Recursos Do Estabelecimento

Gastar dinheiro com projetos desnecessários, acumular contas, apostar o capital em aquisições arriscadas, estes são alguns dos problemas que as empresas que não administram os seus recursos costumam enfrentar. Quando tudo isso acontece ao mesmo tempo, a empresa certamente terá o seu rendimento comprometido.

Para fugir dos problemas com dinheiro ou, pelo menos, reduzi-los ao máximo possível, é preciso administrar os recursos do estabelecimento. Primeiramente, o administrador tem que tomar conhecimento de todas as receitas da empresa e depois distribui-los de acordo com as suas necessidades, suprindo todas as despesas e respeitando a margem de lucro.

Veja um pouco sobre fluxo de caixa para facilitar seu entendimento.

6- Administre a Relação Com Os Clientes

A administração interna da empresa é importante, mas também é preciso administrar as questões externas, principalmente a relação com os clientes. Afinal de contas, a organização depende deles para sobreviver e continuar crescendo no seu mercado de atuação.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é identificar o perfil do seu cliente, saber quais são a suas características e o que eles buscam, esperam e recebem quando procuram o seu negócio. A partir daí, torna-se mais fácil oferecer melhorias ao público-alvo e solucionar todos os problemas que surgirem.

Esperamos ter ajudado trazendo estes principais conceitos de administração.

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