Livros de Administração: Aprimore os Seus Conhecimentos



Livros de Administração: Aprimore os Seus ConhecimentosQuer aprimorar seus conhecimentos de administração? Veja algumas dicas de livros de administração para ler.

Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você escuta a palavra “administração”? Muito provavelmente a sua resposta é controle das funções da empresa, não é mesmo? Bom, este pensamento não está errado, porém, a administração não é algo que está presente apenas no ambiente corporativo, mas também na nossa vida, que sem ela se tornaria um caos.




A chave do sucesso para ser um empresário de sucesso e possuir uma empresa bem posicionada no mercado é, sem dúvidas, ter uma boa administração. Mas, como administrar bem? Afinal, a administração não se resume apenas em gerir uma empresa de forma ampla, mas sim tudo que é necessário, desde a administração de equipes até as próprias finanças pessoais.

Administração, embora algumas pessoas saibam instintivamente, não é um “dom”, mas sim algo que pode ser apreendido e aprimorado ao longo da vida.

Para ser um bom administrador é necessário estudar a área, manter-se atualizado, praticar e até mesmo se graduar para os casos de atuação profissional. Uma das melhores maneiras de ampliar os seus conhecimentos sobre o tema é através da leitura de livros, que permitem conhecer as diversas formas de administrar, agir em situações perigosas e obter sucesso.

Quer atingir o ápice? Estude administração e aplique no seu dia a dia. Grandes empresários e administradores afirmam que devem o sucesso da sua atuação ao fato de integrarem a administração na sua vida, no seu dia a dia, passando a exercer suas funções administrativas no negócio de forma espontânea e totalmente natural.

Para te ajudar criamos esse texto com algumas dicas dos melhores livros de administração que podem ser úteis. Confira!




Por Que Você Deve Ler Livros De Administração?

Quer saber por que você deve ler livros de administração? Então responda para si mesmo que tipo de administrador deseja ser, ruim, mediano, bom ou o melhor de todos?

Nesta profissão é necessário sempre querer ir além, por isso, um dos principais motivos para ler livros sobre administração é o fato de adquirir novos conhecimentos ou até mesmo saber mais sobre um assunto já conhecido, mas, a partir da visão de outra pessoa, o que permite aprender com os erros e acertos alheios.

Não são apenas os livros de administração que podem ajudar, procurar por textos específicos sobre a área também pode ser uma ótima forma, além de conversar com administradores para ver os principais erros, o que costuma ser uma excelente experiência. Veja nosso texto sobre 5 erros cometidos por uma pequena empresa.

Sabe aquela história de que nada se cria, tudo se copia? Ao ler os livros de administração, não necessariamente você irá copiar as ideias que já estão no mercado, mas terá subsídios para se inspirar, podendo criar coisas novas que podem dar certo na sua empresa.

Lembre-se, uma nova forma de “serviço” não precisa ser, necessariamente, uma ideia inovadora, mas sim sua forma de fornecimento, relacionamento com o cliente, entre outros fatores. Quer se inspirar? Veja nosso texto sobre criatividade e inovação.


Além disso, é fato que os administradores precisam saber que nem tudo se aprende na faculdade. Um bom administrador tem qualidades profissionais e pessoais como, por exemplo, ter poder de persuasão, comunicar-se bem, saber se impor e, ao mesmo tempo, ser compreensivo, entre outras características/habilidades. Nos livros de administração é possível tomar conhecimento destes requisitos pessoais, que podem ser adotados em todos os campos da sua vida.

Dicas De Livros De Administração

Para a felicidade de quem quer ser um bom administrador, atualmente é possível encontrar diversos livros que falam de administração, tanto no ramo empresarial quanto na vida pessoal. Então, para ampliar os seus conhecimentos e buscar inspiração, acompanhe abaixo algumas dicas de livros de administração.

1 – A Arte Do Começo: O Guia Definitivo Para Iniciar o Seu Projeto

Você ou alguém do seu convívio tem uma ótima ideia de negócio, mas ainda não moveu uma palha para colocá-la em prática? Muitas pessoas estão nesta mesma situação, acabam se frustrando, conformando-se com as suas condições atuais e deixando de dar uma guinada em suas vidas, ganhar dinheiro, atingir o sucesso profissional e pessoal.

Lembre-se que para ter sucesso profissional é preciso começar consigo mesmo, ou seja, trabalhe também o seu desenvolvimento pessoal.

Para quem não quer permanecer no mesmo local em que está, uma boa alternativa é ler o livro de administração “A Arte do Começo – O Guia Definitivo para Iniciar o Seu Projeto”, do autor Guy Kawasaki.

Embora esta obra retrate a administração norte-americana, a qual se diferencia em certos pontos da brasileira, ela é perfeita para estimular as pessoas que têm uma ideia e desejam empreender, pois há diversas dicas de como colocar o projeto em prática, buscar investidores e fazer com que eles continuem interessados no seu negócio.

2 – Virando a Própria Mesa: Uma História De Sucesso Empresarial Made in Brazil

Você tem uma empresa de rendimento médio, que está estagnada no mercado, ou seja, está com o seu potencial de crescimento reduzido? Pois bem, para sair desta situação, uma ótima solução é começar lendo o livro de administração “Virando a Própria Mesa – Uma História de Sucesso Empresarial Made in Brazil”, do autor Ricardo Semler.




O livro de administração de Semler conta a sua história, que é considerado um dos melhores empresários do Brasil, tendo sido reconhecido mundialmente pelo fato de ter aplicado conceitos de empowermente e reengenharia corporativa em sua organização, tudo isso na década de 90, quando ninguém sonhava com estes métodos administrativos.

Além disso, o livro também ensina como tirar a sua empresa da mesmice e colocá-la em uma boa posição no mercado.

Está criando novos projetos e está com dificuldades? Veja nosso texto sobre gestão de projetos que irá ajudar.

3 – A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante

A sua empresa atua em um ramo de comércio que já está saturado? Que tal trazer novos elementos para o seu comércio e aumentar o seu faturamento? Especialistas em empreendimentos afirmam que aqueles que criam um novo nicho têm mais chances de serem bem sucedidos.

Para começar a trilhar este caminho, uma boa dica é ler o livro de administração “A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante”, do autor W. Chan Kim.

Esta obra agrega informações e dicas para as pessoas que estão ingressando no mercado ou que já estão fartas das suas concorrências. Além disso, o autor também aponta estratégias de inovação e diferenciação, que podem ser aplicadas na atualidade para se destacar no mundo dos negócios.

4 – Em Ação! Fazendo As Coisas Acontecerem – Como Liderar Sem Estar no Comando

Em se tratando de grandes empresas nem sempre os donos conseguem vigiá-las de perto, mas não é por isso que as atividades vão deixar de serem realizadas, não é mesmo? É necessário que o administrador crie métodos para que o negócio ande sem a sua supervisão.

Neste caso, uma alternativa é começar a ler o livro de administração “Em Ação! Fazendo as Coisas Acontecerem – Como Liderar Sem Estar no Comando”, dos autores Roger Fisher e Alan Sharp.

Os autores do livro de administração se preocupam em apresentar um sistema prático para organização pessoal, também conhecido como GTD (Getting Things Done), que ajuda a classificar as tarefas do administrador e que devem ser cumpridas pela empresa. O método tem sido utilizado e aprovado nas empresas, principalmente de grande porte.

5 – Livro De Administração Jeet Kune Do – O Método De Bruce Lee

Você já pensou em unir esportes com administração? Sabia que esta combinação tem mais a ver do que você imagina? Foi exatamente pensando nisso que o autor Fernando Matsunaga lançou o livro, “Jeet Kune Do – O Método de Bruce Lee”, que conta a história da vida de Bruce Lee, dissertando sobre o seu desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento contínuo nas artes marciais.

Com este livro é possível aprender o quanto uma boa administração e bons resultados também podem vir de dentro para fora, ou seja, é necessário estar mentalmente bem preparado para enfrentar os desafios e conseguir vencê-los.

O autor traz insights sobre meditação, filosofia, desenvolvimento pessoal, além de ensinar como cuidar do corpo e da mente.

6 – Livro De Administração História Da Riqueza Do Homem

Para administrar com eficiência tem-se que conhecer o ramo de administração com profundidade e como ele funciona. Por isso, para enriquecer a sua bagagem uma ótima opção é ler o livro de administração “História da Riqueza do Homem”, do autor Leo Huberman, que trata sobre o capitalismo e as questões administrativas no setor empresarial.

Durante a leitura deste livro de administração você poderá aprender mais sobre os modelos econômicos, sabendo como agir para fazer uma boa administração financeira dentro da realidade da empresa.

E Ai, Qual Livro De Administração Vai Começar a Ler?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here