Montar Uma Empresa: Veja o Passo a Passo



Montar Uma Empresa: Veja o Passo a Passo
Montar Uma Empresa

Quer montar uma empresa e está com dificuldades? Tire suas dúvidas com nosso texto sobre como montar uma empresa.

Você cansou de ser funcionário e ter sempre o mesmo salário? Que tal torna-se o seu próprio chefe e poder fazer “tudo” o que sempre quis? Esta, com toda a certeza, é uma ótima solução para quem tem uma boa ideia de negócio na cabeça e uma reserva de dinheiro no bolso para investir. Ao tomar esta decisão, certamente você estará caminhando em direção à sua independência financeira.




Claro, não estamos dizendo que fazer parte dos amantes do empreendedorismo é fácil, pelo contrário, ser empresário é uma profissão árdua, que muitas vezes exige mais trabalho e até mesmo sacrifícios maiores do que ser empregado em uma empresa.

Mas supondo que você sempre sonhou em ser um empreendedor e acredita que leva “jeito” para a coisa, antes de se atirar no mercado e aventurar-se como empresário, é necessário tomar todas as precauções possíveis para que o seu investimento seja bem sucedido.

Em primeiro lugar, é essencial aprender todas as questões que envolvem a abertura de uma empresa, desde os pontos legais e regularização, quanto desenvolvimento de ideias e planejamentos.

Abrir uma empresa totalmente regularizada e com um bom planejamento é fundamental para ser um empresário de sucesso. Portanto, para você que está interessado em ter o seu negócio próprio e ter lucros que permitam realizar todos os seus sonhos, nós iremos trazer informações sobre como abrir uma empresa, não perca!

Como Proceder Antes De Montar a Empresa?

Sim, montar uma empresa é uma atitude muito importante, mas o processo que vem antes tem o mesmo valor, sendo de fundamental importância para que as etapas práticas sejam bem sucedidas, evitando possíveis transtornos e prejuízos financeiros no futuro.




É comum as pessoas acharem que montar uma empresa é apenas ter uma ideia e FIM, tudo ocorrerá perfeitamente sem quaisquer esforços. Acredite, muitas pessoas pensam assim, e, infelizmente, não é. Basta olhar a quantidade de casos de pessoas que tinham “tudo para dar certo” e mesmo assim não conseguiram, agora, já pensou se você não tem conhecimento nenhum sobre o assunto, mas apenas uma “ideia” que, para você, é boa?  Por isso, antes de pensar em montar um negócio, faça cursos sobre a área, uma boa dica é conhecer os cursos Sebrae, que, em grande parte das vezes, são gratuitos.

Veja como proceder antes de montar a empresa:

1 – Tenha Uma Boa Ideia De Negócio

Se você vai se tornar um empresário, é mais do que recomendado entrar no mercado com uma proposta inovadora, que realmente chame a atenção e o dinheiro do público consumidor. Sendo assim, tenha uma boa ideia de negócio! Procure combinar as suas habilidades profissionais com as necessidades do ramo empresarial. Afinal de contas, não dá para se aventurar em uma área que você não conhece, correto?

Sempre digo para quem me pergunta algo do gênero: que tipo de negócio eu abro? A resposta é simples, o que você tiver maior conhecimento. Pense da seguinte forma, existem milhares de negócios espalhados, será praticamente impossível você não ter concorrência, assim, quem você acha que ficará “por cima”? Você (sem nenhum conhecimento na área) ou uma pessoa especializada? Resolvida a questão!

Ao ter a sua ideia, é indicado fazer uma pesquisa para checar se já está sendo feito algo parecido, verifique como estas empresas trabalham e o que oferecem, isso é ótimo para que você saiba como se posicionar no mercado, além de aprender com as coisas boas e não repetir os erros dos seus futuros concorrentes.


Outro fator importante no tocante a parte de concorrência e público-alvo é fazer uma pesquisa de mercado, isso irá facilitar para você.

2 – Verifique a Viabilidade Da Empresa No Mercado

Você teve uma ótima ideia de negócio? Mas será que ela é viável? Um erro muito comum entre às pessoas que estão ingressando na vida de empresário é idealizar um modelo de empresa que não corresponde à sua realidade e a do setor de atuação. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso verificar a viabilidade da empresa no mercado.

Veja algumas dicas para jovens empreendedores, irá ajudar.

Avalie se realmente o ramo que está pensando em adentrar tem carência da sua proposta de negócio e se existe uma fatia de público interessada em consumir os seus serviços/produtos. Além disso, também é preciso analisar se a empresa será rentável e tem potencial de crescimento para os próximos anos.

3 – Elabore Um Plano De Negócios Para Montar Uma Empresa

Tem certeza da ideia de negócio que pretende implementar e tem quase certeza que será lucrativa? Pois bem, então é a hora de começar a colocar a “mão na massa”. Elabore um plano de negócio completo, bem como um plano de ação, que deve levar em consideração como a empresa irá se posicionar no mercado, quais os valores financeiros e recursos humanos que serão necessários para começar a operar efetivamente.

Se você não tem nenhum tipo de experiência em como montar uma empresa, o ideal é procurar profissionais qualificados para te ajudar a criar um plano de negócios adaptado às suas necessidades como administradores, contadores e gestores financeiros.

Para evitar possíveis problemas com funcionários, sugiro a leitura do nosso texto: a importância do recrutamento e seleção interna.




4 – Faça Um Planejamento Financeiro Antes De Se Tornar Empreendedor

Você tem um bom planejamento, mas não possui recursos financeiros para colocá-lo em prática? Calma! Não é por isso que o seu projeto será engavetado. Obviamente, o ideal é que a pessoa tenha um capital reserva para investir na abertura da empresa, evitando aquela pressão de ter que faturar bem no início das atividades para arcar com as dívidas de crédito. Mas, se isso não é possível, pode-se buscar empréstimos ou financiamentos. É o que chamamos de alavancagem financeira.

Coloque em um relatório todas as atividades que são necessárias para abrir a empresa, bem com os seus respectivos valores. A partir daí, é possível ter uma noção do capital que será utilizado para começar o negócio e montar um planejamento financeiro, distribuindo o dinheiro disponível de acordo as necessidades existentes.

Conheça Os Aspectos Legais Para Montar Uma Empresa:

Abrir uma empresa é o seu primeiro passo para ter independência financeira, mas este processo é trabalhoso, pois para que ela funcione a todo vapor precisa estar dentro da lei. Acompanhe abaixo quais são os aspectos legais para montar uma empresa.

 1 – Legalização Do Local De Instalação Da Empresa

Um dos principais pontos para montar uma empresa é o local em que será instalada. Primeiramente, é necessário avaliar se o lugar está acessível e próximo do seu público-alvo. Depois, deve-se checar se o espaço tem uma boa estrutura e está de acordo com as atividades que serão exercidas.

Feito isso, é necessário seguira para a legalização do imóvel, arcando com o pagamento do Imposto Municipal de Propriedade do Imóvel. Nesta etapa, também será informado se é permitida a prática do negócio naquele local. Caso você decida alugar o espaço, é preciso fazer o contrato de locação, que tem que ser registrado no Registro de Títulos e Documentos para ter validade.

2 – Escolha o Nome Da Empresa

Escolha um nome para a sua empresa, que de preferência esteja de acordo com o serviço que será oferecido e que também deve ser inédito, do contrário você terá problemas com direitos de propriedade intelectual.

No tocante a elaboração do nome e logomarca, sugiro buscar uma pessoa especialista em identidade visual, eles fazem “milagre”, além de trabalhar com a parte inconsciente e instintiva das pessoas, maximizando “inconscientemente” a vontade do seu público-alvo de conhecer seu negócio.

Na sequência, com a ajuda de um advogado, vá até à Junta comercial e solicite um Contrato Social para registrar a empresa. Não que seja obrigatório ter um advogado, mas sugiro fazer as coisas bem feitas ou, pelo menos, pedir para que o Advogado lhe oriente como fazer as coisas.

Com este documento em mão, a empresa tem que solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica na Receita Federa, ou seja, o CNPJ. Este processo pode ser feito diretamente no site da instituição, demorando menos de 20 dias para ser aprovado, o que traz mais praticidade ao empresário.

3 – Solicitar Alvará De Funcionamento Ao Abrir Uma Empresa

Um dos principais documentos que garantem a legalidade de uma empresa é o Alvará de Funcionamento. Sendo assim, este deve ser um dos primeiros a serem solicitados. Então, vá até à Prefeitura Municipal e faça o seu pedido, apresentando os documentos que foram obtidos anteriormente. Esse item só será liberado depois da vistoria dos fiscais da instituição. A empresa só poderá iniciar as suas atividades depois que obter o Alvará de Funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que este documento tem prazo de validade, necessitando ser renovado mediante novas vistorias.

4 – Emissão De Notas Fiscais e Recolhimento De Impostos

Para que a empresa trabalhe de forma segura e ofereça segurança para o seu público consumidor, o que lhe dá mais credibilidade, é necessário promover a emissão de Notas Fiscais. Neste caso, tem-se que reunir todos os documentos da empresa e fazer a sua solicitação diretamente na Secretaria da Fazenda.

Outra questão importante é fazer o recolhimento de impostos que serão pagos à Receita Federal, esta é uma responsabilidade da empresa, e, caso não seja realizada, certamente haverá consequências e multas com valores altos.

Portanto, é necessário documentar e guardar todas as Notas Fiscais, que sejam capazes de comprovar as transações financeiras realizadas desde a criação da empresa até o início das suas atividades.

Nesse texto tratamos sobre empresas físicas e mais complexas, porém, você pode aprender como montar uma empresa individual ou até mesmo como montar uma empresa virtual, as quais são menos burocráticas e mais acessíveis.

Pronto Para Montar Uma Empresa Ou Precisa De Maiores Informações? Deixe-nos Seu Comentário.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here