Inovação tecnológica



Inovação tecnológicaPara Vilha-2009, a inovação tecnológica é uma ação essencial para que as organizações encontrem a diferenciação, competitividade e crescimento.

Atualmente a inovação tecnológica é um recurso encontrado para que as empresas atuem de forma mais inovadora na busca de diferenciação para gerar sustentabilidade e maior competitividade em seus produtos e serviços.




A inovação, porém, requer cuidados quanto à definição: a inovação tecnológica pode ser entendida como o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para soluções práticas que resultarão na produção de novos produtos ou serviços que resultarão em novas formas de produção e que impactarão na economia, sociedade e meio ambiente. Portanto, a inovação tecnológica não é algo estático, é um processo dinâmico que envolve incertezas e diversos fatores políticos, sociais e econômicos.

Dessa forma, é necessário entender que a inovação tecnológica requer mobilização e investimentos e, está relacionada às demandas da globalização e necessidade de competitividade das organizações como citamos acima.

E como barreira, as empresas no Brasil encontram um ambiente de tradição em que a inovação sempre foi importada e dessa forma há defasagem em um sistema que sempre protelou a pesquisa e a educação científica.

Inovação, portanto encontra diversos desafios na esfera empresarial, mas o que ocorre é que nem todas as empresas possuem know how ou capacidade de investir, em consequência está o processo de imitação perda da fatia de mercado.

Tipos de inovação tecnológica

-Inovações individuais: a inovação pode ser considerada uma inovação organizacional, quando está limitada ao âmbito empresarial, mesmo quando outras empresas já praticam a inovação.




-Inovações no mercado: é considerado quando alguma empresa utiliza e traz ao mercado essa novidade.

A inovação pode ser estreante para o mundo ou no âmbito nacional, dependendo da abrangência geográfica. Desta forma é necessário que distinguir invenção e inovação.

Invenção pode ser representada por alguma ideia que pode vir a transformar em produto ou serviço, podendo ser comercializada ou não. É importante que o inventor registre sua ideia e obtenha patente.

Já a inovação, se refere ao que pode ser posto em prática e por isso, exige pesquisa e desenvolvimento. Inovação significa criar tecnologia para soluções que atenda toda a sociedade.

Uma das tendências da inovação em tecnologia é o desenvolvimento sustentável e energia limpa.


Processo de inovação tecnológica

Para as empresas o processo de inovação tecnológica envolve pesquisa, produção e marketing.

E, para que a empresa consiga desenvolver todo o processo de inovação tecnológica é preciso que exista cooperação do mercado, universidades, financiamento, informações externas provenientes de clientes, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders.

O gerenciamento de inovação tecnológica busca mobilizar toda a empresa como: Recursos Humanos, finanças, operações, marketing e outros.

Para que coordenação e integração os processos resultem não só em inovação, como também em qualidade.

A inovação, portanto, depende de resolver problemas ligados à educação científica, para que possibilitem conhecimentos científicos e tecnológicos.

O sistema brasileiro de inovação é composto pelo governo e órgãos ligados ao desenvolvimento da ciência, pesquisa e tecnologia.

É papel do governo o estímulo às ações inovadoras empresariais, com programas de financiamento, incentivos e recursos. E também a formulação de uma política científica e tecnológica voltada para uma ação acadêmica e maior fundamentação regulatória e legal.




O fortalecimento do sistema brasileiro de inovação requer parceria, articulação e avanços para resolução de vários problemas brasileiros, como energia, clima e preservação ambiental.

Portanto, inovar é uma questão abrangente e que envolvem incentivos e esforços do governo, sociedade e das organizações.

Espaço para inovação

Que a inovação é importante não resta dúvida, o que causa duvida é quanto à capacidade de inovação humana e das empresas.

Existe a dúvida sobre porque algumas pessoas têm maior facilidade em serem criativas do que outras, portanto, é necessário avaliar se a inovação é estimulada, incentivada ou surge em um processo nato e inerente a cada um.

É notório que a capacidade de inovação tem relação direta com a educação e cultura, por isso, para ter-se maior inovação nas empresas é necessário investir em uma educação mais construtiva e com maior liberdade para o pensamento, atitudes e iniciativas. Essa educação deve ter início nas escolas e continuidade nas organizações.

Por isso, a gestão da organização tem haver com aprendizado organizacional e fatores organizacionais, vejamos mais abaixo:

  • Gestão da inovação

A inovação deve ser uma preocupação a parte para as empresas. As organizações devem gerir a inovação com um ambiente propício para inovar.

Um ambiente que proporciona inovação é também um ambiente que valoriza uma gestão mais participativa, integrada e com desenvolvimento profissional. Poucas organizações conseguem chegar a essa maturidade de praticar não só os procedimentos e partir assim para uma gestão voltada à resultados.

Os processos inovadores para que a empresa adquira inovação com soluções são voltados para produtividade, eficiência e melhoria da qualidade.

Portanto, a equação síntese da inovação é ideia + ação = resultado, o que pode exigir, porém, reestruturação e mudanças na cultura organizacional.

O processo de inovação, porém, é pratica, pois quem inova está sempre errando e recomeçando, por isso é necessário cultura organizacional e treinamento do pensamento inovador, com as características:

  • Treine a equipe para identificar oportunidades;
  • Utilize métodos para priorizar as oportunidades;
  • Monte projetos pilotos;
  • Crie protótipos e testes, quando mais rápido for identificados os pontos fracos melhor;
  • Alinhe inovação, estratégia e crescimento organizacional.

Não existe fórmula, mas é melhor errar inovando do que nunca ter construído uma cultura voltada para a inovação tecnológica.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here