Inovação nas Empresas

 

Inovação nas EmpresasInovar no mercado atual é essencial para que as empresas consigam manter a competitividade, mas alcançar uma gestão inovadora é um grande desafio para empresas de todos os portes.

Para esclarecer o tema inovação é necessário entender alguns mitos

  • Somente grandes empresas inovam- as empresas mais inovadoras do mercado começaram suas operações em um pequeno espaço e com orçamento apertado e ainda assim são conhecidas como empresas-garagem, pois são empresas que já detinham um alto conhecimento e grau de inovação.
  • Inovar custa caro- esse é outro mito que impede que muitas empresas, não é necessário investir milhões para inovar.
  • A inovação pode surgir de forma espontânea em resposta a alguma situação de necessidade ou problema que precisa ser solucionado e que representa uma oportunidade.
  • A inovação vem de fora- inovação não é um segredo de mercado e pode ser desenvolvido no âmbito interno, desde que as empresas tenham se estruturado para a inovação e encontrado uma forma de inovar que é relevante para o sucesso da empresa.
  • Inovação é sinal de mudança radical- nem sempre inovar significa uma mudança radical na estrutura da empresa ou no orçamento, o importante é que as empresas inovem em pontos que são relevantes para a empresa.

Inovação interna

A inovação é um fenômeno que deve acontecer de dentro para fora e deve trazer soluções imprescindíveis para a empresa e como consequência a obtenção de maior competitividade no mercado.

A inovação de forma interna aponta alguns aspectos:

Apoio da alta gestão – a alta administração deve se envolver e se comprometer com os projetos de inovação, isso parece obvio, mas pode acontecer que uma equipe inovadora não receba o apoio da alta administração, com isso toda e qualquer mudança ou inovação terá dificuldades para alcançar objetivos. Dessa forma, os colaboradores da base e alta gestão devem estar com os interesses estrategicamente alinhados com a inovação.

Sensibilizar pessoas – todo processo de sensibilização de pessoal não é simples, seja para um processo de mudança ou processo de inovação. Por isso, empresas que estão em processo de mudanças ou inovação devem constantemente mobilizar as pessoas e fazer o necessário para que os colaboradores mostrem do que são capazes: “fazer uma empresa melhor”. Para isso é necessário que haja liderança para trabalhar com os pontos: a informação, a comunicação e a celebração dos resultados.

Gestão de ideias – é importante ter ideias, mas para inovar é necessário também gerir as ideias. Para isso, é necessário organizar as ideias e contar com métodos e ferramentas. Uma dessas ferramentas é o brainstorming ou “tempestade de ideias” e consiste em uma dinâmica em que todos os colaboradores participem com novas ideias.Para isto é importante que haja respeito á diferentes opiniões e que dessas reuniões para novas ideias rendam algo de concreto.

Feedback –  inovar é um processo que exige comunicação e por isso, o feedback é essencial para avaliar qual a situação da empresa e a forma de gerir e quais as providencias necessárias para que a empresa se torne inovadora, com um time motivado. Para isso é preciso manter o canal de comunicação aberto.

Perfis no sistema de inovação

Quando uma empresa inova é sempre um processo interno e que exige a colaboração, participação e envolvimento de todos. O que os estudos sobre comportamento organizacional revelam é que nos processos de inovação e de mudança as organizações apresentam diferentes opiniões e comportamentos nos colaboradores, com isso, podem ser percebidos 4(quatro) perfis:

Entusiastas – os entusiastas são aqueles que se envolvem de forma intensa com os projetos de inovação. Mas, ainda não possuem maturidade profissional para analisar resultados.

Participativos – são aqueles perfis em que atuação é pontual quando forem solicitados.

Observadores – são aqueles que observam e acompanham os acontecimentos, mas não contribuem com ideias ou comentários.

Desligados – são aqueles que preferem ou não sabem como se envolver nos projetos de inovação.


Problemas das empresas que não inovam

A inovação não acontece da noite para o dia consiste em um processo, portanto, inovar requer um ambiente propício. A inovação assim como a criatividade organizacional pode ser desenvolvida, motivada e impulsionada a partir de determinados fatores que são:

Ideias vindas da base operacional – Buscar ideias de fontes diferentes e independentes do nível se operacional ou tático pode representar a solução de vários problemas.

Se basear no passado – projetos que não funcionaram no passado pode não ser um instrumento para projeção, muitas vezes as soluções surgem quando as empresas conseguem manter a visão e olhar para o futuro.

Ocupe o tempo livre – quando os colaboradores já terminaram as tarefas e existe tempo livre é o momento de realizar tarefas que podem tornar as pessoas mais criativas ou mesmo se concentrar em atividades inovadoras.

Trabalhe em função da excelênciainovar pode ser uma oportunidade única para que a empresa se dedique a trabalhar mais para que a empresa consiga oferecer produtos ou serviços com mais qualidade.

Previsibilidade – empresas que dependem de certezas e previsibilidade têm mais dificuldades para inovar, isso porque a inovação implica correr riscos e buscar soluções onde nunca antes. É uma questão de buscar iniciativas e aprendizado rápido em um ambiente incerto.

Fracasso pode ser a chave do sucesso – batalhar pelo sucesso nem sempre significa erro zero, pois muitos projetos fracassados podem trazer grande aprendizado e a certeza de um ambiente propício para inovação, ou seja, que permita erros e fracassos.

Projetos de inovação

Os projetos de inovação possuem características bem peculiares: os riscos são difíceis de serem comparados, pois os projetos são marcados exatamente pela novidade. Os projetos de inovação possuem ferramentas de portfolio que permitem trabalhar com carteiras de projetos de várias naturezas.

Os vetores para projetos de inovação consistem em identificar onde e como atuar. No vetor onde atuar a empresa deve identificar onde estão as oportunidades: na tecnologia, novos mercados ou segmentação de consumidores. E no vetor como atuar as empresas devem identificar como melhorar produtos ou serviços ou como introduzir as novas tecnologias para o sucesso da empresa. Segundo os consultores Bansi Nagji e Geoff Tuff um portfólio de inovação deve conter três requisitos:

Core – existe um produto atual e um mercado atual que necessita de melhorias.

Adjacente – ações adjacentes para mercados e negócios atuais da empresa.

Transformador – buscam inovações ou mudanças radicais em produtos ou serviços ou ainda em tecnologias.

Iniciar um projeto de inovação não é uma tarefa fácil, por isso, o processo de inovação das empresas requer uma série de atribuições:

Alinhar a comunicação e formulação das estratégias. O início de um projeto pode configurar a busca por oportunidades e negócios com potencial, além de tendências e tecnologias existentes no mercado.

A condução de novos modelos de negócios e ideias inovadoras para produtos e serviços. Dar início a uma cultura inovadora que garanta o desenvolvimento das pessoas e competências. A articulação das diferentes áreas em busca de soluções. Gerenciar iniciativas, alinhar estratégias e inovação.

Lição dos inovadores

Entre as empresas mais inovadoras do mundo estão: o Google, a Amazon, a Apple; dentre outras. O que essas empresas têm em comum é que sempre questionaram métodos, técnicas e modelos já estabelecidos como certos. E além de serem incansáveis questionadores são visionários e enxergaram uma nova maneira de vender percebendo nos consumidores novas tendências na forma de comprar.

Outra característica comum em todos esses inovadores é o fato de que apesar de manterem a liderança observaram na equipe pessoas de diferentes e complementares talentos. E ainda acreditam que os objetivos a ser concretizados têm uma maior urgência que a geração de lucros.

Pronto para fazer uma Inovação na Empresa? Deixe seu comentário.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here