Influência do recrutamento e seleção no índice de rotatividade da empresa



Influência do recrutamento e seleção no índice de rotatividade da empresa

[wpfilebase tag=fileurl id=9 linktext=Monografia /] apresentada ao curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena, em 2011, pela autora Cristiane Zandoná.

Este trabalho possui a intenção de demostrar a importância do processo de recrutamento e seleção, uma vez que os funcionários são os principais responsáveis por formar a imagem da empresa, além da importância no desenvolvimento e funcionamento da mesma.




Alguns dos requisitos básicos para uma boa contratação estão no ato de selecionar pessoas que tenham interesse em contribuir com o crescimento da empresa, assumindo assim responsabilidades com a organização, além de possuírem profissionalismo e eficiência.

O primeiro passo para se controlar o processo de rotatividade no quadro de funcionários está no processo de recrutamento e seleção. Desta forma, quando a empresa garante baixa rotatividade no quadro de funcionários, está garantindo a qualidade de serviços prestados.

A baixa rotatividade garante uma padronização dos serviços prestados, garantindo que os serviços oferecidos possuam maior qualidade. Garantir a qualidade no atendimento ao cliente gera maior satisfação dos mesmos, assim como a fidelidade.

Porém, para que a baixa rotatividade seja mantida dentro da organização, é necessário que haja um clima organizacional favorável.  Desta forma é indispensável uma equipe motivada, remuneração adequada e, principalmente, uma equipe capacitada.

Ações que podem diminuir a rotatividade nas organizações




O principal aspecto a ser desenvolvido é o empenho ao realizar recrutamento e seleção. Ao selecionar pessoas adequadas ao cargo, a chance de haver mudanças é menor.

Outro aspecto importante é desenvolver treinamentos e desenvolvimentos motivacionais, aperfeiçoando assim o ambiente empresarial, proporcionando a satisfação no quadro de funcionário de sua equipe.

Caso a rotatividade seja intensa, a empresa pode sofrer danos até mesmo financeiros. pois geram altos custos, perda da produção e no tempo que será gasto com novas contratações, treinamentos e períodos de adaptação na empresa.

Desta forma, podemos concluir que o processo de recrutamento e seleção exerce importante influência na rotatividade da organização.

Durante o processo de recrutamento e seleção são definidos os aspectos básicos para o preenchimento das vagas na organização. Este é um item importante, onde os candidatos que mais se encaixam devem ser contratados.


Em resumo, a rotatividade pode ser causada por diversos motivos.  A insatisfação, clima organizacional, remuneração, assim como a falta de eficácia durante o processo de recrutamento e seleção.

Desta forma, conclui-se que o processo de recrutamento e seleção interfere de forma ativa na rotatividade da empresa. Uma vez que este processo é desenvolvido com qualidade, futuros transtornos podem ser evitados.

[wpfilebase tag=fileurl id=9 linktext=’Seguir trabalho na integra‘ /]

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Estou me formando em Recursos Humanos e gostaria de obter mais informações,como as empresas estão administrando o processo de recrutar e selecionar pessoas capacitadas para os cargos oferecidos?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here