Empretec



    Empretec
    A Empretec auxilia empreendedores a realizar seus sonhos

    Empretec: Participe e aumente suas chances como empreendedor

    Já pensou em começar a empreender? A Empretec pode lhe ajudar! Para enfrentar a concorrência, aprimorar os seus serviços e conquistar a preferência do público consumidor, o empreender pode recorrer à Empretec para desenvolver as suas características comportamentais.

    A Empretec é uma metodologia internacional que foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas), a qual visa preparar o empreendedor para saber identificar as oportunidades no seu ramo de atuação, captando-as e trabalhando para criar ideias inovadoras. Através da Empretec, o empreender pode promover melhorias em todas as áreas do seu empreendimento, de modo a aumentar a satisfação do seu público consumidor e obter lucros.




    Quer saber mais sobre a Empretec e o que ela pode fazer por você? Continue lendo:

    O Que é a Empretec?

    Para conhecer o que é uma empresa, instituição ou até mesmo uma metodologia, precisamos dividi-la nos seus princípios, ou seja: definição, objetivo e resultados. Assim você conseguirá entende-la na sua essência.

    A Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas), voltada para o desenvolvimento de características comportamentais do empreendedor. Esta metodologia é aplicada em mais de 34 países ao redor do mundo, no Brasil ela é realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e capacita anualmente mais de 10 mil empreendedores.

    O objetivo é desenvolver as características positivas do comportamento do empreendedor, fazendo com que ele esteja melhor preparado para enfrentar os desafios impostos pelo mercado econômico

    Como resultados da Empretec podemos avaliar os dados que já se tem. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2014 ao entrevistar empreendedores que fizeram a Empretec constatou que 75,4% dos entrevistados afirmaram ter um aumento considerável no lucro mensal dos seus negócios depois do uso da metodologia, e mais, 91,8% dos empresários consultados dizem ter promovido melhorias internas e externas na empresa após o seminário.




    O Que a Empretec Oferece?

    A pergunta que recebemos com frequência é: O que a Empretec oferece? Por que fazer parte?

    Por isso, realizamos uma pesquisa e trouxemos algumas informações importantes sobre o assunto, confira:

    • Tomada de Decisões mais assertivas: A Empretec capacita os empreendedores para analisar o lado bom e ruim e cada decisão e, posteriormente, optar pela mais vantajosa. Vale lembrar, no meio empresarial, decisões positivas e negativas precisam ser tomadas em todo momento.
    • Visão de Oportunidades: Muitas vezes a empresa deixa de atingir todo o seu potencial no mercado porque o empresário tem dificuldades de encontrar as oportunidades. Os conteúdos trabalhados pela Empretec ajudam o empresário a ampliar a sua visão de oportunidades, sabendo aproveitar até mesmo as situações desfavoráveis para convertê-las em vantagens.
    • Aumenta as chances de sucesso: A partir do momento em que o empresário faz a Empretec e melhora as suas características profissionais, tem-se um aumento das chances de se tornar bem sucedido e atingir as metas, seja financeiras ou de desempenho/expansão.

    E qual é a metodologia especial da Empretec?

    Empretec
    A Empretec possui uma metodologia própria para auxiliar empreendedores nos resultados

    Você está lendo sobre a Empretec e a sua metodologia que traz diversos benefícios, mas afinal, qual é? O que possui de tão especial? Veja agora mesmo como funcionar a metodologia Empretec:

    Pró-atividade e Busca de Oportunidades

    A primeira etapa da Empretec consiste em trabalhar a capacidade de o empreendedor se antecipar aos fatos, ou seja, ser proativo e buscar oportunidades através do desenvolvimento de novos serviços e produtos. Neste ponto, a metodologia estimula o empresário a expandir os seus negócios e a aproveitar oportunidades incomuns para evoluir.


    Persistência

    Uma característica importante para o meio empresarial é a persistência, pois se o empresário desistir no primeiro obstáculo não irá nem abrir as portas do seu negócio. Com base nisso, a Empretec ajuda o empreendedor a desenvolver a sua persistência empresarial, sem desistir diante dos obstáculos, reavaliar, insistir e mudar os planos para atingir os seus objetivos, além de fazer um sobre-esforço para alcançar as metas.

    Riscos Calculados

    Quantas vezes você, como empreendedor, já ouviu falar em: uma das características importantes do empreendedorismo é saber assumir riscos calculados?

    A terceira etapa da Empretec é justamente isso, ensinar o empresário a se submeter e assumir riscos calculados, jamais aqueles que não se sabe a repercussão. Além disso, assumir riscos é exigência obrigatória para abrir um negócio, a própria abertura em si é um risco. O que você precisa aprender é diminuir os erros e aumentar os acertos das suas decisões.

    Estimular a Mudança Para Melhor

    A metodologia da Empretec estimula o empreendedor a promover mudanças para melhorar o seu negócio, focando sempre os esforços para atingir a inovação e qualidade na prestação de serviços.




    Captação de Informações

    A Empretec ensina os empresários há cultivar o hábito de captar informações do próprio negócio, dos clientes, concorrentes e fornecedores para identificar os seus pontos fortes e fracos para promover melhorias.

    Estabelecimento de Metas

    Por meio da metodologia da Empretec, o empresário aprende a estabelecer metas adequadas ao seu negócio, acompanhando o desenvolvimento e o resultado delas, obtendo resultados duradouros, estáveis e em longo prazo.

    Monitoramento Sistemático

    Com a base recebida na Empretec, o empresário pode criar um sistema de monitoramento de todos os processos que são executados na empresa, o que permite controlar e analisar os resultados finais, melhorando-os no decorrer do tempo.

    Rede de Contatos

    O que acha de aumentar a sua rede de contato? Seja com empreendedores, fornecedores e até mesmo clientes? Através do ambiente desenvolvido você conseguirá, e acredite, um bom networking nunca é demais!

    Como participar da Empretec

    Participar da Empretec é relativamente simples. Para isso, é necessário procurar pelo SEBRAE do seu estado e inscrever-se para a seleção. Depois disso, você deve agendar uma entrevista, na qual será confrontado com perguntas sobre situações do cotidiano de um empresário.

    A entrevista não tem caráter psicológico, é sigilosa e faz parte da metodologia da Empretec. Dessa maneira, o SEBRAE pode identificar se o empresário tem o perfil para participar do seminário. Ao fim da entrevista, o entrevistador avisa se o candidato foi aprovado ou não, além dos demais procedimentos para participar da Empretec.

    O que acha de participar do seminário Empretec? Comente e deixe suas dúvidas!




    FIQUE ATUALIZADO!

    Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here