Fundamentos da Administração Resumo – Veja Aqui



Fundamentos da Administração Resumo – Veja AquiConheça agora mesmo os fundamentos da administração resumo e melhore os resultados da sua empresa.

Imagine como seria a sua vida se você não se preocupasse em controlar o dinheiro ganho no mês ou o tempo destinado ao cumprimento das atividades do dia a dia? Seria um caos, não é verdade?




Com este simples exercício de imaginação é possível perceber o quanto a administração é importante, tanto no lado pessoal quanto no profissional.

Se a nossa vida pode virar de “cabeça para baixo” quando não a administramos corretamente, imagina o que pode acontecer com uma empresa que fica “solta”, sem nenhum tipo de controle. Certamente, não vai demorar muito para que ela comece a apresentar problemas internos e externos, ter prejuízos financeiros e até mesmo falir.

Viu só como a administração é importante? Então, se você deseja abrir uma empresa ou até mesmo já tenha, conhecer a teoria geral da administração e aprender tudo sobre os fundamentos da administração é fundamental, tendo de colocá-los em prática com perfeição, otimizando todos os processos realizados.

Sente dificuldades em aprender os fundamentos da administração? Nós te entendemos, por isso criamos este texto especial voltado para ensinar os fundamentos da administração e como utilizá-los no dia a dia da sua empresa.

Definição de fundamentos da administração resumo

A partir do ponto de vista teórico, a administração pode ser definida como o processo de tomada de decisão em relação aos recursos disponíveis, tendo como objetivo gerenciar para atingir metas que são previamente estipuladas. Basicamente, o ato de administrar consiste em fiscalizar todas as atividades realizadas em um determinado espaço.




Na teoria parece “relativamente simples”, mas acredite, tornar-se um empresário de sucesso e bom administrador é muito difícil, exigindo estudos, prática e perseverança.

Definitivamente, administrar não é uma tarefa simples, pois é composta por várias etapas que se complementam. Por exemplo, a administração bem sucedida de um estabelecimento comercial depende da fiscalização do processo de vendas, pedidos dos fornecedores, abastecimento do estoque, relacionamento com os clientes, entre outras coisas que são essenciais para mantê-lo funcionando.

Por isso, será necessário estudar e administrar todas as áreas da sua empresa, ainda mais se é de pequeno/médio porte, na qual você não terá funcionários especializados para gerir cada setor, sendo obrigado a administrar/gerir você mesmo. Perceba, o administrador passa a ser uma pessoa que tem que saber como fazer em todos os setores do seu negócio, isso é realmente difícil.

Tipos de administração

A administração é um processo complexo, que se aplica de acordo com as necessidades de cada setor do mercado e as peculiaridades da empresa. Foi pensando nisso que a administração foi dividida em categorias, tendo como objetivo atender as necessidades específicas de cada área. Veja, esta “subdivisão” é tão importante que empresas de médio/grande porte possuem “sub administradores” para cada área, além de um administrador geral. Conheça alguns tipos de administração:

1- Administração financeira

O capital de uma empresa é um dos seus pontos mais importantes, devendo ser cautelosamente controlado, do contrário, pode haver prejuízos financeiros. Neste caso, é necessário fazer uso da administração financeira, que tem como intuito fiscalizar e determinar todas as atividades relacionadas ao dinheiro da empresa, impedindo que ela opere no vermelho e sofra transtornos.


Normalmente, o administrador financeiro trabalha em “conjunto” com os responsáveis pela gestão financeira do negócio, já que precisará de uma série de informações contábeis.

2 – Administração de produção

A sua empresa está com as suas atividades atrasadas? Isso não estaria acontecendo caso ela contasse com uma administração ou controle de produção eficiente. Esta categoria de administração se preocupa em controlar todos os processos da produção da empresa, desde a compra da matéria-prima até finalização e entrega dos pedidos.

Neste setor administrativo, o objetivo é usar os recursos de maneira inteligente e com qualidade, evitando desperdícios.

Também, tem como foco fazer com que os produtos estejam de acordo com o padrão de qualidade, além de cuidar na observação de prazos de desenvolvimento e entregas de produtos.

3 – Administração pública

A administração pública, como o próprio nome diz, é a categoria administrativa que se incumbe de fiscalizar os bens de uma determinada instituição pública, tendo como foco garantir que os recursos disponíveis realmente sejam aplicados nas áreas determinadas.

A forma mais comum de trabalhar na administração pública é através de concursos públicos, por isso, prepare-se e estude!

4 – Administração de materiais

Há quem confunda a administração de produção com a administração de materiais, mas elas são bem diferentes. Esta última categoria consiste no controle de materiais, pesquisando a qualidade, preço, custo benefício, determinando como eles serão armazenados e utilizados na empresa.




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