Conquistar clientes é o que fará com que a empresa mantenha-se estável, por isso é de fundamental importância. Você tem dificuldades? Aprenda agora mesmo como conquistar clientes!
Para que um negócio seja estável e tenha sempre bons lucros não basta ter um fluxo de clientes novos, pelo contrário, é preciso ter clientes antigos, fiéis e que sempre compram na sua empresa. Conseguir isso não é uma tarefa fácil, é preciso trabalhar muito e da forma certa, por isso grandes empreendedores focam em conquistar os clientes mais do que captar novos.
Todo negócio precisa ter suas ‘bases sólidas’ e isso se consegue ao conquistar os clientes. Quando você conquistar o cliente, este falará bem da sua empresa, recomendará, muitas vezes irá junto com um amigo para comprar da sua loja e com um vendedor já pré selecionado. Veja, você terá sempre um giro de compras, assim, dificilmente irá a falência.
O ponto chave do relacionamento com o cliente é a confiança, através dela se consegue a credibilidade, por isso, jamais “minta” ou omita algo do cliente com o intuito de concretizar à venda, a longo prazo poderá lhe custar muito!
Para que você consiga conquistar o cliente compilamos pontos chaves, espécies de dicas ou até mesmo técnicas para atingir o objetivo, aproveite!
Conhecer Para Conquistar o Cliente
O ponto chave para conquistar os clientes é aprender a conhecê-los. Pode parecer fácil, mas acredite, NÃO É!
Levamos anos para conhecer uma pessoa que convive todos os dias do nosso lado, agora imagine compreender e conhecer um cliente que você vê pela primeira vez e possui muitas vezes menos de 15 minutos para conversar?
O que diferencia um bom vendedor dos demais é o fato de não estar preocupado em efetivar a venda, mas sim descobrir as necessidades do cliente, o que está por trás da intenção de comprar X produto. Quando você descobre quais as necessidades do cliente e a explora, além de conseguir a venda, também irá conquistar o cliente, já que este sentirá que você “o compreende”. Para fazer isso “sonde” o cliente com perguntas para descobrir o motivo por trás da compra, por exemplo:
O cliente vai e quer comprar uma batedeira para fazer bolo. Ótimo, o motivo principal DELE estar comprando não é para fazer o bolo é, digamos, porque sua esposa fica reclamando que nunca tem uma batedeira que preste para fazer bolo, incomodando e tirando a paciência do cliente. Por isso, o problema dele não é o bolo em si, mas a situação. Nesse caso, além de poder conhecer o cliente e ganhar a confiança, você poderia dizer o seguinte: Se você quer algo bom mesmo, que sua esposa irá adorar, leve X produto (mais caro). Levei para a minha e não me arrependo! (Criando conexão).
Conheça a dor para conhecer o seu cliente, essa é a regra!
Depois disso, 80% do necessário para conquistar o cliente você já tem, por isso, pratique muito, e lembre-se, seja espontâneo e natural!
Quer mais dicas de como ser um bom vendedor?
Programa de Fidelidade Para Conquistar Clientes
Os programas de fidelidade são excelentes maneiras de conquistar clientes, isso porque eles permitem que o cliente ganhe “algo a mais”, desde que aceitem ser conquistados.
Na verdade, quando você oferece um programa de fidelidade, o objetivo é, inconscientemente, fazer com que o consumidor diga para si mesmo “eu vou ser conquistado para participar desse programa de fidelidade que me traz benefícios”, isso, por si só, já facilita muito para conquistar clientes.
Quer conhecer mais sobre o tema? Veja nosso texto sobre fidelização de clientes. Por isso, a dica é, crie programas de fidelidade para conquistar clientes!
Clube Exclusivo de Vantagens
Quando você cria um clube EXCLUSIVO de vantagens o cliente se sente especial, e acredite, ele não se sente especial pelas vantagens, mas sim por que está entre os “exclusivos”.
O ego da pessoa humana tem muita influência, ainda mais sobre à tomada de decisões.
Crie um clube exclusivo de vantagens, faça um convite especial, talvez até um “pequeno cartão” personalizado, envie para as pessoas que você deseja conquistar, podem ser até clientes que passaram poucas vezes pela sua loja.
Veja como captar clientes.
E-mail Marketing (Cuidado ao Tentar Conquistar o Cliente)
O e-mail marketing pode ser uma ‘via de mão dupla’, isso porque, assim como serve para conquistar os clientes, também pode fazer com que os mesmos criem repúdio da sua empresa.
Explico.
Quando bem trabalhado o e-mail marketing pode ser uma forma de fazer com que o cliente compre frequentemente os produtos da empresa, entrando em contato com os vendedores e afunilando o relacionamento com a empresa, até que seja conquistado completamente.
Porém, o e-mail marketing quando utilizado muito frequente, com informações irrelevantes e de forma muito explicativa (grande), costuma fazer com que o cliente fique desgostoso com a empresa, já que, em poucas palavras “enche a paciência” e, com certeza, passarão a frequentar a lista de spam.
Bom Atendimento
O bom atendimento é sempre uma forma de se conseguir conquistar o cliente. Não é preciso “ir muito longe” para perceber isso, veja quando você vai em uma loja e uma pessoa lhe atende com prazer, ouvindo o que você fala, empolgado para lhe mostrar os produtos, tentando descontos e por ai vai. Quer ou não voltar a comprar lá? Bom, então ele conquistou você com o bom atendimento!
Para prestar um bom atendimento esteja entusiasmado, foque no cliente e não na venda, tente dar o seu melhor, não tente “empurrar” o produto que você precisa/quer vender, mas sim mostrar o que o cliente precisa. Lembre-se sempre de escutar o cliente e, acima de tudo, sorria!
Ligue no Dia Seguinte
Um artifício pouquíssimo usado para conquistar cliente e que tem um índice de conversão muito alto é ligar no dia seguinte após ter contato com o cliente. É impressionante o resultado que essa técnica produz. A pessoa sente-se especial, importante e que realmente a sua satisfação com o produto faz a diferença.
Para entender mais como essa atitude pode ajudar e seu funcionamento, aconselho ler nosso texto sobre inconsciente coletivo.
Também, não podemos deixar de mencionar o fato de que, atualmente, a falha na prestação de serviços quando ocorre defeito de fabricação está muito grande. É comum as empresas submeterem os clientes a jornadas angustiantes para efetuar a troca, porém, o contrário acontece se você, no outro dia, liga para o cliente e pergunta se está tudo bem, está funcionando certo o produto? Gostou do atendimento? Entre outras perguntas.
Não Seja Puxa Saco Para Conquistar os Clientes
Ser puxa saco é a pior das formas de tentar conquistar os clientes e, por incrível que pareça, a maior parte dos vendedores utiliza essa técnica. Os consumidores “sentem” de longe os puxa sacos, detestam e não confiam em alguém assim, não atribuem credibilidade.
Quando se tenta agradar demais um consumidor, rapidamente se percebe que a pessoa está “forçando a barra”, tanto em razão do exagero quanto pela incongruência dos movimentos, tonalidade de voz e velocidade dos movimentos. Embora possa parecer algo “difícil de perceber” não é, pois o ser humano, principalmente as mulheres, fazem isso muito bem instintivamente. Essa é uma das questões analisadas no coaching para vendedores.
Escute Mais do Que Fala Para Conquistar o Cliente
Você quer vender, eu entendo, mas não significa que precisa falar “feito papagaio” e deixar o cliente encolhido e desconfortável. Lembra que você precisa, antes de tudo, conhecer para conquistar o cliente? Então, caso você fale demais, dificilmente conseguirá conhecê-lo.
Tomar ciência do quanto se deve falar e deixar que o cliente se expresse, observando seus movimentos, fala e até incongruências corporais é fundamental, isso sim é a famosa qualidade no atendimento.
Pense na Satisfação e Não na Venda
É comum os vendedores focar na obtenção de metas e concretização de vendas, porém, essa é uma das piores coisas que se pode fazer ao pensar em conquistar clientes.
Quando se está focado na venda, costuma-se deixar a satisfação do cliente, já que, ao pensar no “objetivo da empresa” não se pensa no objetivo do cliente. Lembre-se, o cliente tem uma necessidade, um problema, o seu dever é descobrir qual é (conhecê-lo), criar confiança, empatia e, por fim, mostrar o produto certo pra ele, não o que ele deseja, mas o que irá trazer satisfação e suprir as “necessidades”, oferecer mais do que ele esperava levar.
Para que você consiga ‘inserir’ na mente dos seus vendedores a ideia de satisfação ao invés de metas, é aconselhável mostrá-los a realidade empreendedora, como é ter seu próprio negócio, porque a satisfação é mais importante. Uma boa forma é através de cursos gratuitos para empreendedores.