Como ser um bom vendedor



Como ser um bom vendedorComo ser um bom vendedor? A venda começa de forma interna sim, pois para vender é necessário que primeiro o vendedor convença a si mesmo não só quanto ao produto ou serviço a ser vendido e sua qualidade, como também se convença sobre sua capacidade de vender.

Como atingir metas

As metas nunca foram um procedimento tranquilo, pois, para aqueles que precisam atingir metas sempre existira a pressão, principalmente se a meta for em curto prazo e se a meta for em longo prazo a pressão diminui e em decorrência aumenta a tendência em se protelar a meta. Por isso, para alcançar metas, é necessário estabelecer algumas dicas:




  • Faça das metas um objetivo pessoal e por isso, conte com seu entusiasmo pessoal, então veja como um desafio e um objetivo seu e não da empresa. Mesmo sabendo que não existe uma fórmula mágica para se tornar um bom vendedor, existe a possibilidade de se adaptar a uma nova maneira de pensar e que faça com que profissionalmente o vendedor trabalhe com uma atitude mais positiva e proativa.
  • Estabeleça um trabalho de energia pessoal e crie modos de motivar a si mesmo.
  • Renove sua energia pessoal a cada venda não se entregando ao cansaço ou desânimo. Mesmo que depender da energia pessoal seja um risco, pois o vendedor pensará em desistir e com certeza desanimará sempre que perder uma venda, este momento não é de desistência, mas de reavaliação. Este seria talvez o momento de esquecer-se de si mesmo e focar em conhecer melhor o cliente.
  • Crie uma automotivação e em todas as vitórias, torne memoráveis suas próprias conquistas e anote porque conquistou a venda.

Reavaliando a carteira de clientes

Este é um exercício bem frutífero, anote os clientes em potencial, os clientes considerados essenciais, ou seja, que trarão um bom rendimento para a empresa. E ainda aqueles clientes que precisam ser reconquistados e trazidos de volta.

Motivação e vendas

O bom vendedor deve ser honesto sobre o que motiva seu trabalho e desempenho, pois de acordo com a cultura organizacional as motivações são diversas. Por exemplo, algumas organizações consideram que manter a equipe motivada é uma questão de premiação, tapinha nas costas, celebração e outros.

Ser reconhecido e premiado é bom, mas a motivação condicionada tem efeito apenas temporário.

É um erro considerar que a motivação possui um pacote pronto e o erro acaba sendo do próprio colaborador que se ilude, considerando que premiação basta para que como vendedor atinja metas e dessa forma, a motivação se torna frágil e a primeira venda perdida depois do sucesso acaba abalando a motivação e autoconfiança.

Na verdade, nunca é demais lembrar a melhor de motivação encontrada no trabalho dos vendedores é a mesma de outros profissionais, ou seja, a busca pela excelência. Sim, é necessário acreditar no que se faz, com a certeza de que no futuro a empresa seja cada vez melhor e que isso será também responsabilidade do vendedor individualmente.




Acreditar no próprio trabalho e no seu desenvolvimento é a mais eficaz motivação, pois esta permanece.

Outra fonte de motivação para o vendedor é contar com uma liderança que se importe com os problemas e objetivos da equipe, e não só se importar apenas em bater metas e agradar a diretoria.

O vendedor possui necessidades pessoais de consumo e muitas vezes desafios pessoais sérios, diante disso, o vendedor precisa de um líder e não de um chefe apenas.

Portanto, é necessário que o vendedor escolha a organização e seja honesto sobre o realmente o motiva.

Em contrapartida as empresas devem ter um programa de reconhecimento e ainda um programa de desenvolvimento, pois é necessário premiar aqueles que vestem a camisa da empresa mesmo de forma terceirizada, e contar com um plano de desenvolvimento de carreira.


O bom vendedor não deve se preocupar com o tempo que levará para se tornar bom no que faz, pois quem conseguiu alcançar o sucesso em vendas pode se tornar um palestrante, assim o segredo das vendas é assunto muito procurado ultimamente. Até porque a maturidade profissional do bom vendedor surge na experiência e número de derrotas experimentadas pelo profissional.

Dicas para se tornar um bom vendedor

  • Conheça o produto ou serviço a ser vendido, ressaltando suas qualidades, já que não existe nenhum produto que seja perfeito. Por isso, o vendedor deve um ótimo argumentador e bom negociador.
  • Busque qualificação estudando mais sobre o produto ou serviço, e suas utilizações, aprendendo também aspectos importantes de como os produtos ou serviços são elaborados.
  • Aprenda a falar. Pode parecer simples, mas muitos vendedores possuem uma dicção fraca e uma capacidade de verbalizar pior ainda, o que pode ser corrigido lendo muito e prestando atenção em pessoas que possuem uma ótima oralidade. Por isso, evite gírias e a informalidade exagerada, tenha uma postura profissional.
  • Seja organizado quanto à agenda e mantenha livros de registro, agenda de contatos, material auxiliar organizado pronto para ser utilizado.
  • Ande sempre bem vestido e com higiene e roupas adequadas ao local de trabalho.
  • Seja honesto e não minta sobre produtos ou serviços oferecidos e nem sobre prazos ou valores, pois as consequências de uma meia verdade poderão ser irreversíveis.

Siga estas dicas e torne-se um bom vendedor.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here