Uma empresa de software ou gestão e criação de software pode ser um excelente negócio, ainda mais quando pensado na forma virtual, com uma vasta quantidade de clientes. Quer aprender como montar uma empresa de software? Veja aqui.
É comum pensar que uma empresa de software apenas efetua a venda de software/programas prontos, porém, o grande diferencial dessa empresa é a elaboração e criação de programas adaptados para cada empresa. É isso ai, a empresa cria um software para atender as necessidades que seu cliente possui.
Veja que é uma área boa de trabalhar, fazendo parte de um segmento de mercado crescente, tanto físico como virtual. Com a informatização das mais diversas áreas e a utilização de armazenamento de dados na “nuvem”, tornou-se comum a busca por softwares de organização e lançamentos, aumentando ainda mais a demanda pelas empresas de software.
Conheça a teoria do desenvolvimento organizacional e melhore toda a estrutura da sua empresa.
Quer aprender como montar e estruturar uma empresa de software? Acredite, é um negócio como qualquer outro e você precisará estruturá-lo corretamente para obter sucesso.
O que é preciso para montar uma empresa de software
Em uma empresa de software o requisito principal é a mão de obra qualificada.
A mão de obra nesse negócio é o ponto mais importante porque, sem ela, é impossível conseguir desenvolver os softwares, porque os mesmos são feitos sob encomenda, para atender uma determinada necessidade.
Além de ter uma boa mão de obra, você não poderá perder MUITO tempo na criação dos softwares, senão a empresa terá prejuízo. Por isso, tentar ter “modelos” pré-prontos é uma boa forma de economizar tempo, já que terá o esqueleto, a estrutura básica.
Aprenda sobre planejamento estratégico.
A estrutura da empresa não precisa ser nada excepcional, já que o mais importante é possuir computadores de qualidade, com boas configurações e um pacote de internet veloz. Uma empresa de criação de programas precisará de diversos softwares (embora ela mesmo crie), estes programas podem custar um valor relativamente alto e são indispensáveis.
A empresa pode ser montada em uma “salinha” com os computadores, na própria casa se não tiver condição de alugar uma peça comercial. O interessante desse segmento de negócio é que não exigem uma estrutura física de alto valor, já que o serviço ou é prestado virtualmente ou exige apenas de um espaço pequeno para atender o cliente. A captação costuma ocorrer via internet ou por visitas nas empresas de potenciais clientes.
Como a base dos seus clientes virá da internet, principalmente se montar uma empresa virtual, você precisará trabalhar arduamente o marketing do seu negócio.
Custos da empresa de software
Como já mencionado, a empresa de software não terá cursos tão elevados quanto os outros negócios, já que não necessita de um ponto comercial bem localizado ou até mesmo de funcionários como secretárias e etc.
Uma boa forma de atingir um público alvo maior e ter um baixo custo é abrir uma empresa de software online. O custo será mínimo e a probabilidade de montar uma carteira de clientes incrível é bem grande, ainda mais com a baixa concorrência no segmento.
Conheça as rotinas administrativas que você terá de enfrentar.
Talvez você esteja dizendo para si mesmo, baixa concorrência? Existem dezenas de empresas que trabalham com software. O que ocorre é que a grande maioria das empresas não trabalha com o desenvolvimento de softwares para empresas, assim, ficam restritas aos programas que adquirem de terceiros para comercializar.
Outro ponto que devemos frisar é que, embora possam existir dezenas de empresas de software que atuam na internet, o público consumidor passa da casa do milhar, consequentemente, sobra demanda.
Tem pouco dinheiro para investir? Invista no marketing do seu negócio, isso irá lhe trazer clientes. Seus gastos serão mínimos, água, luz, internet, hospedagem de um site, criação de um site, domínio, enfim, com R$ 4.000,00 reais de investimento (no máximo) você consegue montar toda a estrutura do seu negócio.
Aprenda um dos pontos mais importantes dos negócios, a formação de preço de vendas.
Mantenha um capital de giro no seu negócio, porque alguns clientes podem desejar efetuar o pagamento no momento da entrega do serviço, o que pode desfalcar o seu orçamento.
Uma empresa de desenvolvimento de software pode ser a melhor opção de negócio na atualidade, tendo um custo x benefício atraente, exigindo baixo investimento e com diversos cursos de capacitação para os profissionais da área.
Mescle serviços relacionados com a empresa de software
Como você estará trabalhando em uma área com bastante abrangência e que oferece uma visão para o consumidor de “tudo que exigem na internet eles fazem”, é possível aproveitar-se disso para gerar ainda mais lucros.
Alguma vez já se perguntou quantos novos sites são criados por dia? Lojas virtuais? Compras de pacotes de marketing? A internet é uma verdadeira mina de ouro e saber explorá-la é o que diferencia os vencedores dos perdedores.
Entenda como montar uma loja virtual e mescle esse serviço com a sua empresa de software.
Faça uma busca sobre serviços virtuais que podem ser prestados por você e sua empresa de software, é vantajoso apostar na mescla de serviços não apenas para obter mais lucro, mas também para conseguir novos clientes, já que dentre os outros serviços “vendidos”, com certeza existirá consumidores que irão comprar novamente da sua empresa outro serviço.
Confira algumas dicas de vendas aqui.
Planejamento de Como Montar Uma Empresa de Software
Muito se ouve falar em planejar as coisas antes de fazer e, nos negócios, não é diferente. Você quer ter sucesso com uma empresa e passar longe do risco de ir a falência? Então tenha um bom planejamento de negócio.
O planejamento consiste em estruturar a empresa, analisar todas oportunidades, descobrir o público alvo, procurar os possíveis riscos, encontrar planos alternativos, fazer controle de caixa, campanhas de marketing, elaborar toda uma estratégia e caminho a ser seguido.
Veja como elaborar um planejamento de produção.
Quando você desenvolve um planejamento de negócio você conseguirá mensurar as possibilidades de o negócio dar certo ou não, já que reunirá uma quantidade de informações valiosas muito grandes, essa talvez seja a característica mais importante do planejamento.
Outro ponto que merece destaque como característica do planejamento é que, após tê-lo, o proprietário da empresa de software raramente se distanciará das metas e objetivos, seguindo um caminho previamente traçado.
É importante que o planejamento de negócio seja revisado e alterado com o decorrer do tempo, já que existem fatores externos e internos que podem influenciá-lo, exigindo sua alteração/atualização.
Aprenda sobre planejamento de comunicação.
Dicas para vender os serviços de uma empresa de software
Vender o serviço é um dos pontos fundamentais de qualquer negócio, é nesse momento que você receberá o dinheiro e, em contra partida, executará a sua atividade. Existem dois momentos importantes na negociação com o cliente: a venda e o atendimento.
Em uma empresa de software o atendimento e pós venda tomam uma dimensão de importância maior, já que raramente o software desenvolvido ficará exatamente ao esperado no momento da entrega, sendo preciso fazer ajustes.
Que tal aprender sobre qualidade no atendimento?
Como o serviço será prestado online (opção menos custosa), para conseguir maximizar as vendas uma boa dica é por em prática o famoso funil de vendas. O funil de vendas tem como objetivo aumentar a taxa efetiva de visitantes que se tornam compradores.
Fator primordial para o sucesso do negócio será atrair os clientes, e isso você conseguirá através do marketing e propaganda. Boas técnicas de SEO e investimentos nesse setor serão o que lhe trarão clientes, afinal, não basta ter um negócio incrível, é preciso que as pessoas o conheçam.
Funções básica de atendimento devem estar presentes no seu site, como é o caso do chat online, contato via e-mail, CNPJ e telefone fixo. O CNPJ e número de telefone fixo são importantes para dar credibilidade para a empresa, assim o cliente sentirá que, caso tenha qualquer problema, pode entrar em contato com a empresa, porque é uma empresa séria.
Conheça os 4 ps do marketing, o básico para quem deseja começar um negócio.
Coloque em seu site depoimentos e vídeos de clientes satisfeitos, isso traz uma credibilidade incrível para a empresa.
O Pós Venda também é fundamental em uma empresa de software, sendo a boa prestação de atendimento uma forma de divulgação e propaganda, já que os clientes irão comentar.
Tenha um perfil nas redes sociais para que os clientes possam pedir alterações rapidamente através das redes sociais, cada vez mais as pessoas estão utilizando essa forma de contato.
Um atendimento pós-venda irá garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos, evitando reclamações em sites como o Reclame Aqui, o que depreda rapidamente a imagem de uma boa empresa.
Adorei as dicas muito bom vcs estao de parabens.
adorei imenso o vosso consultório e espero que continuem assim, essa pagina foi bastante útil para mim e espero que faça brilhar o meu sonho…
Excelente post…me ajudou bastante!!
Obrigado
Gostaria de saber que dados preciso para abrir uma software house, onde devo ir e como proceder, documentações etc.
Preciso me cadastrar em algum orgão regulamentador?
Se eu for MEI, posso ser uma software house?
Desde já agradeço.