Já ouviu falar em empresas Business to Business? Conheça mais aqui!
Se você está ou pretende entrar no ramo empresarial, já deve saber que esta área está cada vez mais concorrida, não é? No entanto, olhando pelo lado positivo, pode-se notar que o mercado também tem uma tendência de segmentação, ou seja, as empresas podem encontrar nichos específicos para trabalhar, os quais podem ser tão bom quanto ou até mais lucrativo do que as organizações que abrangem o público no geral.
Também, além das especificidades de nichos, lembramos a você que a demanda no mercado sempre existe, as vezes em maior proporção, outras em menores, porém, raramente uma empresa bem administrada, com uma ideia interessante e bem estruturada, não consegue atingir o sucesso.
Não tem uma empresa ainda? Confira como abrir uma empresa.
Em se tratando de nicho de mercado, uma das tendências da atualidade são as empresas que atuam na modalidade Business to Business, também conhecida como B2B, que se caracteriza por serem negócios que operam as suas atividades voltadas para outros negócios, para pessoas jurídicas e não físicas.
Trabalhar com uma empresa B2B exige cuidados redobrados, uma vez que ela tem que trabalhar para atender uma demanda maior, tendo de aumentar o seu nível de produtividade e qualidade.
Gostou desse segmento de empreendedorismo? Para ajudar reunimos uma muitas informações legais, confira agora mesmo tudo sobre business to business.
O que é business to business?
Uma empresa do tipo business to business ou B2B é bastante fácil de entender, pois nada mais é do que uma empresa que se incumbe de comercializar produtos ou prestar serviços para outras empresas. No entanto, há um grande diferencial, todas as transações só são realizadas através de uma plataforma virtual e com maior proximidade aos consumidores, dando origem ao comércio online, sendo possível desenvolver atividades de indústria, distribuição, revenda, importação, entre outras.
Veja agora mesmo como montar uma loja virtual e trabalhar com B2B.
Na grande maioria, as empresas que atuam na modalidade business to business realizam as suas vendas através de um site próprio. No entanto, aquelas que buscam mais interatividade e velocidade em suas transações junto ao público consumidor podem fazer esta tarefa por meio das redes sociais como, por exemplo, Twitter, Facebook ou Google+.
Quando se trata de negócios B2B é importante dar uma atenção especial para o marketing digital, o qual será responsável direto pelo sucesso. Pense, existem milhares de negócios espalhados pela internet, qual é a forma mais simples de fazer com que os clientes escolham o seu? Marketing! Eles precisam encontrar o seu B2B primeiro.
Como uma empresa business to business trabalha?
As empresas do tipo business to business têm um modo de operação completamente diferente das demais, o que faz com que exija mais cuidados em suas questões administrativas. Em primeiro lugar, as organizações B2B se posicionam no mercado e junto aos seus clientes de forma mais “agressiva”, visto que estão mais próximas de ambos.
Quando uma empresa business to business é montada, a primeira coisa a ser feita é a escolha da plataforma de atuação, que leva em consideração o lugar em que há a maior aglomeração de consumidores. Feito isso, adota-se um sistema de informática e virtual que seja capaz de viabilizar as vendas através da internet. A partir daí, o organização começa a promover os seus serviços, receber e processar pedidos online, além de disponibilizar vendedores virtuais para atender ao público consumidor.
Quando se trata de vendas online o atendimento é ainda mais importante. Por isso, foque em trabalhar com seus funcionários a qualidade no atendimento. Pense, você não está “face a face” com o cliente, então o poder de persuasão é menor, consequentemente, é preciso estudar técnicas de vendas mais apuradas para maximizar a efetividade nas vendas.
Por que criar uma empresa business to business?
Você se interessou pelo nicho de empresas business to business, mas ainda não tem certeza se deve investir neste ramo? Bom, para te ajudar nesta decisão vamos listar algumas das vantagens em criar uma empresa B2B, veja!
1 – Economia com a estrutura da empresa na B2B
As empresas do tipo business to business funcionam através da internet, todas as suas atividades são realizadas por meio de uma plataforma online, embora careça de uma estrutura física para ser instalada, ela tem os seus custos reduzidos, pois dispensa os gastos com locação e manutenção, promovendo uma economia financeira enorme.
Conheça nosso texto sobre estratégias de redução de custos.
2 – Praticidade em ter uma B2B
A praticidade é uma das principais vantagens de se montar uma empresa B2B, uma vez que todos os processos são realizados através de um único canal, ou seja, uma plataforma online, a qual abrange um maior número de pessoas. A internet permite que a empresa fique mais próxima do seu público, podendo obter mais eficiência na hora de divulgar os seus serviços e estreitar a relação com os consumidores.
É importante salientarmos que, quando falamos em proximidade com o público consumidor, não se trata de “cara a cara”, mas sim um contato digital, mas simples e que pode acontecer á qualquer momento.
3 – Lucratividade das B2B são excelentes
Ninguém começa uma empresa para perder dinheiro, não é mesmo? Pois bem, saiba que ao criar uma empresa que opera no modelo business to business, você poderá ter um bom índice de lucratividade, visto que as vendas são realizadas em grande escala atender a demanda de outros negócios, além disso, devido ao baixo custo, tem-se uma lucratividade mais acentuada.
Como otimizar a sua empresa business to business
Assim como qualquer empresa, também é necessário uma administração exemplar e cuidados específicos para que engrene e obtenha sucesso. Portanto, acompanhe abaixo algumas dicas de como otimizar a sua empresa business to business.
1 – Tenha uma plataforma de fácil acesso e estruturada
Sim, as empresas do tipo business to business realizam atividades comerciais com outros negócios. No entanto, há que se ter em mente que quem irá fazer o pedido de compra é uma pessoa física e quando ela acessar a sua plataforma precisa ter facilidade para encontrar o que está procurando, pois do contrário poderá desistir da compra.
Sendo assim, uma das suas maiores preocupações deve ser montar uma plataforma online de fácil acesso e muito bem estruturada. Os produtos comercializados têm que ser representados por ícones que fiquem bem visíveis, fáceis de encontrar e que demonstrem rapidamente o que será encontrado ao clicar ali.
2 – Ofereça atendimento online
Imagine a seguinte situação: um cliente em potencial entra na sua plataforma, interessa-se por um produto, mas não realiza a compra porque não teve as suas dúvidas esclarecidas a tempo. Isso vai te fazer perder dinheiro, não é verdade? Portanto, é necessário não dar brecha para que isso ocorra.
Para evitar este problema, a solução mais indicada é oferecer atendentes online, basta criar um chat, dentro da plataforma mesmo. Além disso, é importante que os funcionários sejam muito bem instruídos, saibam interagir e sanar as dúvidas levantadas pelos internautas, de modo a garantir que a compra seja realizada com sucesso.
Também, frisa-se que o chat é gratuito, não é preciso que o cliente fique tanto tempo em filas de atendimento, entre outros fatores que tornam uma ótima forma de meio de comunicação.
3 – Disponibilize serviços personalizados no seu negócio B2B
As empresas business to business já trabalham dentro de um nicho, ou seja, operam as suas atividades especificamente para outras organizações. Porém, saiba que é possível tornar o seu nicho ainda mais segmentado, de modo a satisfazer melhor os grupos que já se encontram dentro da sua cartela de clientes.
Por isso, uma boa dica para as empresas B2B é disponibilizar serviços personalizados. Por exemplo, se a empresa vende roupas para lojas femininas, pode-se criar uma linha exclusiva de roupas de tamanhos plus size ou para adolescentes. Antes de criar o novo segmento é importante checar por meio de análise de mercado se haverá público interessado em consumi-lo.
4 – Não deixe nenhum problema sem solução
Uma das principais reclamações dos consumidores brasileiros em relação as empresas B2B diz respeito a não resolução de problemas por parte das empresas, ou seja, na hora de vender elas oferecem mundo e fundos, mas se algo dá errado, acabam demorando ou se recusando a solucionar o transtorno. Então, não seja mais uma empresa a decepcionar os clientes, até porque isso desvaloriza a sua marca.
Para que a sua empresa B2B faça sucesso entre o público-alvo, procure solucionar todos os problemas que aparecerem, além de agir com antecipação para evitar que eles aconteçam. Jamais enrole o consumidor, pois isto fará com ele crie uma imagem negativa da organização e leve o seu dinheiro para a concorrência.
Também, evite ficar empurrando um produto para o cliente, aja da forma correta, caso tenha dificuldades, olhe nosso texto sobre dicas de vendas.
5 – Divulgue a B2B em todos os canais online
As vendas da empresa business to business serão realizadas através de uma única plataforma, provavelmente seja um site. Mas não é por isso que a marca não deve ser divulgada em outros canais, pelo contrário, quanto mais isso ocorrer, maior será o número de pessoas atingidas e que podem vir a se tornar clientes.
Invista na divulgação da empresa em todos os canais online, utilize as redes sociais ao seu favor, alimentando-as diariamente com ações promocionais e conteúdos que sejam relevantes para os consumidores.