Brainstorming – Como usar as ideias corretas em sua empresa e ganhar muito dinheiro



Brainstorming – Como usar as ideias corretas em sua empresa e ganhar muito dinheiro

A grande importância das mudanças de uma organização bem sucedida já é muito conhecida. E para mudar é preciso que uma empresa inove e busque sempre novas ideias. É justamente para isso que existe a ferramenta administrativa do brainstorming, que pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, independente do seu porte.

O que é e para que serve o brainstorming




A tradução literal da palavra brainstorming é “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”, que nada mais é do que uma dinâmica realizada em grupo onde o objetivo principal gira em torno do desenvolvimento da criatividade de cada um, para a criação de novas ideias com um objetivo comum (que é o objetivo da empresa).

Esta ferramenta administrativa serve para gerar novas ideias com baixo custo e em curto prazo, otimizando a criação de novas soluções e projetos. Sendo assim, deve ser utilizada pelos empreendedores como forma de inovação e gestão de mudanças.

Regras do brainstorming

Para a realização do brainstorming como ferramenta administrativa, é importante que o empreendedor siga algumas regras e dicas para garantir a eficiência e eficácia do procedimento.

Desta forma, os pontos mais importantes são:




  1. Não pode haver críticas nem debates sobre as ideias apresentadas para que todos possam expor suas opiniões de forma livre e sem restrições.
  2. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo, melhor. Então é interessante chamar o maior número de funcionários possíveis (procure envolver todos os departamentos para conhecer ideias diferentes).
  3. Toda pessoa pode complementar as ideias de outras pessoas ou apresentar alguma combinação válida, desde que não seja uma crítica e que não haja alteração na ideia original.
  4. Todas as pessoas participantes do brainstorming terão o mesmo direito de apresentar as ideias, sem haver exclusão ou preconceito de nenhum dos integrantes do grupo. Caso ache que alguém da empresa não deverá ter o direito de apresentar as ideias, não deverá nem mesmo chamá-lo para a “tempestade de ideias”.

Como usar o brainstorming em sua empresa

Veja passo a passo como usar o brainstorming em sua empresa e tenha ótimos resultados:

  1. Defina o problema que deverá ser solucionado com o brainstorming

Como toda ferramenta deve ser utilizada com um objetivo comum, antes de iniciar o seu brainstorming, é preciso definir qual o problema que será solucionado.

É importantíssimo que todos conheçam detalhes sobre este problema para que as ideias possam ser mais bem aproveitadas. Uma boa dica é definir o problema em poucas palavras, escrevê-lo em uma folha de papel e fixar na parede para que fique visível a todos.

  1. Anote as ideias sugeridas no brainstorming

Depois de definir o problema a ser trabalhado, é o momento de pedir ideias, escutá-las com atenção e anotar todos os detalhes. Há alguns passos importantes que ajudam neste processo de criação de ideias:


– Controle o tempo de geração de ideias, estipulando previamente a duração da sessão e deixando alguém responsável por controlar o tempo.

– Diga de forma clara o que precisa através de uma pergunta e tenha certeza de que todos a entenderam perfeitamente.

– Após fazer a pergunta, dê algum tempo para que todos possam pensar e ter algumas ideias.

– Defina como as ideias serão apresentadas na sessão de brainstorming: podem ser organizadas através de uma ordem certa e quem não quer dizer nada passa a vez ou cada pessoa levanta a mão quando quiser expressar uma nova ideia (neste caso é preciso monitorar e prestar atenção se alguém quer falar algo, mas não tem chance).

– Anote as ideias em uma folha grande, pode ser flipchart, cartolina ou o que tiver em mãos. O objetivo é que todos vejam as ideias geradas para que haja transparência no processo.

– Ao final do processo, fale um pouco sobre cada ideia apresentada, sugira debates sobre as mesmas e explore o máximo possível cada uma.

DICAS IMPORTANTES:




-Tente deixar um tempo grande para a sessão, pois assim dá tempo de gerar mais ideias;

-Evite duplicidades e saiba fazer combinações entre ideias parecidas para que não sejam desperdiçadas.

– Anote as ideias da forma como foram expostas e jamais coloque sua interpretação pessoal nela.

  1. Analise as ideias geradas no brainstorming

Depois de ter todas as ideias em mãos, classifique-as através de categorias e temas para facilitar a combinação de idéias e facilitar a análise. Selecione então as ideias melhores e exponha ao grupo.

Não se esqueça de mostrar o quanto foi importante a opinião de cada um para que em outras sessões todos participem novamente.

Há ainda algumas variações do brainstorming como:

-Brainwriting: todas as ideias são anotas em tiras de papel e ninguém se identifica. O facilitador as recebe e vai anotando no flipchart.

-Brainstorming individual: trata-se de pedir ideias individualmente, respeitando as regras do brainstorming em grupo.

Independente da variação ou da quantidade de pessoas que possam participar de uma sessão de brainstorming, é importante que sua empresa saiba utilizar esta ferramenta administrativa para promover as mudanças e buscar melhorias constantes, além de poder resolver problemas antigos. Isso porque toda empresa atual deve buscar sempre inovação constante para manter-se no mercado.

O brainstorming é uma ferramenta sem custo que pode gerar ainda mais lucro para a empresa, desde que utilizada da forma correta. O único recurso necessário para a utilização desta ferramenta toda empresa já possui: pessoas diferentes com ideias diferentes. Então o que você esta esperando para colocar em prática o brainstorming em sua empresa e usar as ideias corretas para ganhar mais dinheiro?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei o post!
    O brainstorming é uma excelente ferramenta para incentivar o trabalho em equipe com colaboração de todos de uma maneira que ainda se pode obter sucesso e resultados financeiros com isso… Parabéns pelas dicas!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here