Consultor financeiro: Veja os 7 Motivos Para Contratar Um



Consultor financeiro: Veja os 7 Motivos Para Contratar Um
Consultor Financeiro

Dificuldades na vida financeira da sua empresa? Veja o que um consultor financeiro pode fazer pelo seu negócio.

As finanças da sua empresa estão indo de mal a pior? Esta situação pode estar acontecendo devido ao fato de a gestão do dinheiro da empresa estar sendo feita de maneira inadequada, o que fatalmente a leva a diversos transtornos financeiros. Se você está nesta situação, saiba que está mais do que na hora de buscar soluções que ajudem na administração dos seus lucros e investimentos.




Mas existe solução? Meus caros, praticamente para tudo existem soluções, porém, depende o “estágio” que está o seu problema.

As possibilidades de uma empresa falir ou realizar um investimento mal sucedido podem ser reduzidas bastante, pois há diversos especialistas que ensinam os empresários a lidarem com o seu dinheiro de maneira saudável para eles e os seus respectivos negócios, estes profissionais são chamados de Consultores Financeiros.

Recorrer a um consultor financeiro é um dos métodos mais indicados para pessoas físicas e jurídicas que desejam estabelecer mais controle sobre as suas finanças, pois este profissional é capaz de identificar possíveis problemas financeiros, apontar soluções, ajudar nos investimentos, e finalmente evitar prejuízos.

Além de se socorrer de especialistas, você pode também buscar por cursos Sebrae, os quais costumam ser grátis e ministrados por especialistas. Conhecimento nunca é demais.

Para você que não quer que o seu negócio perca mais nenhum centavo em vão, nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre consultor financeiro. Aproveite!




O Que é Um Consultor Financeiro?

Quando você fica doente procura por um médico, não é mesmo? Então, se as finanças da sua empresa estão “doentes”, é necessário procurar um médico para elas, ou seja, um consultor financeiro, que nada mais é do que um profissional qualificado, podendo ter qualificações em administração comercial e economia, entre outras áreas interligadas.

Conheça um pouco sobre gestão financeira, pelo menos para ter uma noção do que, no final, você estará apto a fazer. Você deseja aprender, não é? Ou prefere pagar um consultor financeiro pelo “resto da vida”?

O consultor financeiro tem como objetivo estudar a vida financeira de uma pessoa física ou jurídica, visando identificar possíveis problemas que estejam gerando prejuízos ou mau aproveitamento das verbas disponíveis, e posteriormente trabalha no apontamento de soluções, que são totalmente adaptadas às necessidades específicas do cliente em questão, fazendo com que ele seja bem sucedido a partir dos seus próprios recursos.

Por Que Ter Um Consultor Financeiro?

Ainda há muitas empresas que não utilizam os serviços de um consultor financeiro para a administração do seu capital diário, ou mesmo para a realização de novos projetos, claro, falando de empresários que não possuem conhecimento, é diferente de pessoas especializadas no assunto e que não necessitam de um consultor financeiro, mas, no primeiro caso, não é difícil prever o que acontece com estas empresas, não é?

Essas pessoas que não possuem preparo para “criar e manter” uma empresa e  negam-se a contratar consultores financeiros correm um sério risco de não conseguirem estabelecer controle sobre o seu capital, o que pode ocasionar a perda de dinheiro em um investimento.


O consultor financeiro traz mais opções e organização para a sua vida e para o negócio. A partir de um estudo com este profissional, será possível identificar em que a empresa está falhando, por que não está devidamente inserida no mercado, qual é o seu saldo na atualidade e como ele pode ser aplicado corretamente para alcançar as suas metas e trazer benefícios a longo prazo.

Também, é importante, juntamente com o consultor financeiro, elaborar um planejamento estratégico para o seu negócio, fazendo com que se tenha um “caminho” a seguir em um período de tempo X.

O Que o Consultor Financeiro Faz Pela Sua Empresa?

Se você chegou até aqui, possivelmente já deve ter percebido que o consultor financeiro pode ser uma figura crucial para o bom desempenho do seu negócio. Tendo isso em vista, acompanhe abaixo mais informações sobre o que o consultor financeiro pode fazer pela sua empresa:

1 – Consultor Financeiro Irá Estudar o Capital Disponível Na Empresa

A sua empresa quer colocar um novo projeto em prática? Antes de iniciar a execução do projeto é fundamental verificar qual é a quantidade de dinheiro disponível no caixa da empresa. Somente a partir desta avaliação será possível checar se é possível fazer uma retirada para investir ou se é necessário economizar para alcançar o valor.

Por isso, ao recorrer aos serviços de um consultor financeiro, a primeira etapa a ser realizada é um estudo do capital disponível na empresa. É preciso que o empresário apresente todas as notas fiscais e demais documentos que sejam capazes de demonstrar ao consultor financeiro o estado financeiro em que a empresa se encontra.

É interessante também fornecer uma planilha de gastos para que o especialista possa analisar.

2 – Estuda a Viabilidade Das Metas Do Negócio

Quando uma empresa procura pelos serviços de um consultor financeiro é porque ela tem objetivos a serem alcançados, caso ainda não os tenha, certamente o profissional irá avaliar a sua situação e ajudar a defini-los com base nas suas necessidades. A partir daí, será realizado um estudo da viabilidade das metas do negócio.




Conheça mais sobre o assunto no nosso texto sobre indicadores e metas.

Em um primeiro momento o consultor irá analisar se o projeto da empresa está de acordo com a sua realidade financeira, se é preciso fazer um empréstimo ou financiamento para colocá-lo em prática e até mesmo a necessidade de economizar nos setores operacionais. Durante este processo, também será analisado se a retirada de capital para o investimento não irá prejudicar o negócio.

3- O Consultor Irá Orientar a Empresa Durante Os Seus Projetos

Muitas empresas recorrem ao consultor financeiro, mas acabam falhando no uso das verbas ao colocar o planejamento em prática. Para que isso não aconteça com os seus clientes, muitos profissionais seguem orientando a empresa contratante durante a execução dos projetos, direcionando e fiscalizando a aplicação dos recursos financeiros.

A partir da orientação do consultor financeiro durante o processo de concretização do planejamento, pode-se analisar se o dinheiro está sendo aplicado da maneira correta e o que pode ser feito para reduzir os gastos das tarefas, mas sem fazer com que elas percam qualidade. Além disso, se surgir algum problema no meio do caminho, o profissional busca uma solução que esteja de acordo com a meta estipulada.

4- O Consultor Também Avaliará Os Riscos Do Investimento

Todo o investimento tem algum tipo de risco e acredite, é necessário que a empresa saiba disso para se prevenir.

Já ouviu aquela frase: melhor se prevenir do que remediar? É bem isso.

Levando isso em consideração, o consultor financeiro faz um estudo especialmente para avaliar quais são os riscos que a empresa está exposta ao decidir fazer tal investimento.

Neste processo, o consultor financeiro irá analisar qual é a situação atual da empresa, qual o seu potencial de crescimento ou de falência durante o período em que o projeto está sendo colocado em prática, o total do faturamento mensal e diário, entre outras informações específicas, que permitem avaliar, com exatidão, os riscos que a instituição está exposta.

5- Acompanha a Aplicação Da Verba

O consultor financeiro não se limita a apenas orientar o cliente durante a execução do projeto, mas também se dispõe a acompanhar a aplicação da verba. Primeiramente, será definido o quanto terá que ser investido para que o projeto seja executado e os valores específicos de cada atividade. Depois, há a fiscalização que averigua se a verba está sendo aplicada do modo correto, também o fato de estarem ocorrendo desperdícios ou mesmo desvios nos valores.

6- Análise Da Redução De Custos Pelo Consultor Financeiro

Uma das principais missões do consultor financeiro é fazer com que a empresa “entre nos eixos”, ou seja, pare de gastar mais do que o necessário para a realização das suas atividades. Por isso o profissional faz uma análise de redução de custos, visando promover economia na execução do projeto e nas tarefas diárias exercidas pelo negócio.

Antes de qualquer procedimento, será realizado um estudo para checar como os processos operacionais são realizados, tendo como intuito compreender o quanto eles gastam de recursos financeiros e humanos. A partir do resultado desta análise, é montado um planejamento para reduzir os custos, fazendo com que sobre dinheiro.

Sabe a importância de trabalhar a questão de despesas operacionais? Temos um texto perfeito para você, leia agora mesmo: despesas operacionais – como trabalha-las.

7- Mensura Se a Empresa Foi Bem Sucedida No Investimento

O consultor financeiro acompanha o projeto de uma empresa do início ao fim. Este processo é fundamental para que haja a possibilidade de mensurar se a organização foi bem sucedida no seu investimento, o que pode ser feito igualmente nos próximos projetos e o que tem que ser repensado.

Tem dificuldades na área de análise de custos e contabilidade em geral do seu negócio? Invista no que faz a diferença, contrate um consultor financeiro especializado.

Caso você esteja procurando por um planejador financeiro pessoal, este pode ser mais barato.

E Você, Já Tem Seu Consultor Financeiro? Quer Sugerir?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here