Consultoria financeira



Consultoria financeiraQual o objetivo da consultoria financeira? O objetivo de toda e qualquer consultoria empresarial é dar orientação e suporte para que a empresa exerça suas atividades de forma mais dinâmica se torne mais competitiva.

No caso da consultoria financeira as orientações oferecidas são para a melhoria no desempenho financeiro, para uma melhor lucratividade e rentabilidade. Outro objetivo da consultoria financeira é auxiliar às empresas em sua administração financeira, utilizando uma forma mais eficiente os recursos materiais disponíveis, como capitais e recursos materiais em geral.




Uma consultoria financeira tem como objetivo também auxiliar os empresários a realizar investimentos de forma mais econômica e racional.

A consultoria financeira deve, portanto, auxiliar a empresa no que tange o desenvolvimento e sobrevivência da empresa de forma sustentável.

Outra função da consultoria financeira é avaliar os documentos financeiros de forma a avaliar os documentos e registros financeiros de forma estratégica.

Dessa forma, a leitura de indicadores financeiros de forma mais eficiente, auxiliando também na gestão de custos e preços.

Diagnóstico empresarial financeiro

Como acontece em todas as consultorias, a consultoria financeira também requer diagnóstico, e esse diagnóstico trata de assuntos financeiros de forma a tornar a saúde financeira da empresa mais viável, racional e sustentável.




Para isso é necessário realizar o diagnóstico do fluxo de caixa. Nesta consultoria serão analisadas as rotinas de controle, a avaliação dos sistemas de pagamentos e recebimentos, uso de cheques, cartões e, a análise realizada deve vislumbrar a eficiência dos sistemas de recebimento praticados pela empresa.

A consultoria sobre orçamento empresarial é aquele que busca a aplicação eficiente de recursos alocados e por isso, deve analisar a elaboração do plano de contas, as políticas da empresa sobre reajustes salariais, apuração de custos fixos e variáveis.

Outro objeto de diagnóstico para a consultoria financeira é avaliar a política de crédito da empresa, avaliando limites de crédito.

Dessa forma, a consultoria financeira deve resultar na análise de departamentos e áreas da empresa, avaliação de pontos fortes e fracos, como também a ameaça ou oportunidades para a empresa, mudanças necessárias na gestão e condução dos negócios.

O diagnóstico da empresa pela consultoria financeira deve entre outras funções: avaliar o valor da empresa, necessidade de recursos, conhecimento atual da situação financeira da empresa, análise de volume de investimentos, elaboração de planejamento estratégico para resultados financeiros e outros.


Competência do consultor financeiro

O consultor financeiro deve possuir habilidades técnicas, habilidade de percepção, boa comunicação, trabalhar em equipe, ser um bom administrador e possuir motivação.

Para exercer um trabalho competente é necessário, portanto, que o consultor tenha conhecimentos teóricos e práticos, ter um raciocínio lógico, informação e gestão no tempo.

Por isso, o consultor deve possuir qualificação, experiência educacional e trabalhista.

Este consultor financeiro deve determinar o preço justo do serviço de acordo com as despesas fixas e variáveis e lucro.

Divulgação da consultoria financeira

Para realizar uma consultoria financeira é necessário fazer com que os clientes conheçam o trabalho realizado e sua importância. Para isso, os consultores financeiros podem realizar apresentações em empresas e universidades, organizar eventos, palestras, disseminando a marca, com entrega de material como folhetos e outros.

As publicações dos consultores é também uma medida bastante viável e atrativa para que os consultores divulguem seu conhecimento e capacidade para realizar uma consultoria eficiente.

Processo de consultoria

Para realizar uma consultoria eficiente, é necessário que consultores realizem visitasse coletem dados para programar questionamento estruturado.




Os fatores que devem nortear uma consultoria financeira são: metodologia e técnicas aplicadas, objetivos, contexto, formulação de diagnóstico e planejamento de projeto de soluções.

Para a coleta de dados, os consultores podem utilizar mecanismos como: entrevistas, aplicação de questionários, observação, avaliação de registros como demonstrativos, balanços e outros documentos como indicadores financeiros.

Situações que levam à consultoria financeira

Dentre os motivos que levam os empresários a pedir o auxílio de uma consultoria financeira, são: a diminuição na lucratividade, operações com prejuízos e outros motivos que afetam a saúde financeira da empresa.

O desafio na divulgação das consultorias financeiras é conscientizar os empresários a não deixarem a situação no caso crítico, mas antes disso, contarem com uma consultoria financeira que auxiliem a empresa a melhorar os resultados financeiros em geral.

Benefícios da consultoria financeira

 A consultoria financeira deve ter como preocupação principal:

  • Diagnosticar erros praticados;
  • Plano de eliminação de erros;
  • Estabelecer um planejamento financeiro estratégico.

Por isso, uma consultoria financeira bem estruturada é aquela que traz para benefícios reais financeiros.

Uma consultoria financeira eficiente deve trazer benefícios como:

  • Melhorar os lucros da empresa;
  • Gestão na eliminação de custos;
  • Melhor administração do capital de giro;
  • Avaliação de custos reais com uma análise estratégica para formação de preços e custo.

Outra questão a ser levantada pela consultoria financeira é a área de compra e venda, administrando volume de vendas, prazo de recebimento e prazo de pagamentos que coincidem com a gestão de capital de giro e investimentos.

Na área de custos, a consultoria deve avaliar o volume de gastos de acordo com o volume de vendas e a produtividade.

Todas as soluções para que a empresa não movimente mais dinheiro gasto do que o dinheiro ganho com vendas, com um resultado econômico não satisfatório, por isso a consultoria financeira é tão importante.

Organização de custos é outra preocupação da consultoria financeira, para que a consultoria avalie se existe um produto com custos “invisíveis” e os produtos que oferecem lucro.

A consultoria financeira deve avaliar também a saúde financeira e de custos nas atividades de Recursos Humanos, com a avaliação de planejamento e reestruturação de salários.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here