Dificuldades em alcançar seus objetivos empresariais? Conheça a Administração Estratégica e mude isso!
Pare um momento e reflita sobre as coisas boas que você já conquistou na sua vida profissional! Para que elas acontecessem você teve que ter o mínimo de organização, não é verdade? Isso se chama administração, que é algo que está presente em todas as coisas, desde as questões pessoais até profissionais.
Se a administração é importante para o indivíduo em si, agora imagina para as empresas. É completamente inviável uma empresa ser bem sucedida no mercado não tendo uma administração estratégica competente.
Para atender as demandas empresarias com maior eficiência, a administração foi dividida em categorias, que podem ser aplicadas de acordo com o tipo de atividade exercida ou os objetivos a serem alcançados.
Entre os modelos administrativos está a administração estratégica, que se caracteriza por ser rigorosamente detalhada e planejada, tendo como objetivo aumentar a obtenção de resultados positivos a curto e longo prazo através da melhoria de todos os setores da empresa.
Perceba que a administração estratégica não é “pouca coisa”, ou seja, não se resume a apenas um segmento ou outro da empresa, pelo contrário, o seu foco é fazer com que as tudo realmente funcione como deve funcionar, trabalhando de uma forma geral a empresa, maximizando os lucros e melhorando o controle de produção.
Para te ajudar a otimizar o seu negócio, iremos trazer mais informações sobre o que é administração estratégica, está pronto? Confira abaixo!
O Que é Administração Estratégica?
Entender o conceito de administração estratégica estratégica é fundamental para aplicar o processo na sua empresa. Podemos definir como o processo de tomada de decisões que tem como objetivo promover a gestão adequada de pessoas, organizações e recursos para alcançar uma determinada meta, a qual foi estipulada com antecedência.
A administração estratégia é uma categoria que faz parte da administração geral, caracterizando-se por ser amplamente planejada, buscando resultados específicos em diversos segmentos da empresa.
Além disso, o conceito de administração estratégica também está relacionado a um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas de forma combinada para atingir bons resultados. Todas as técnicas são desenvolvidas e pensadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, visando atender as suas respectivas particularidades.
Esse é outro ponto importante e que minimiza significativamente a quantidade de pessoas que aplicam a administração estratégia corretamente. Em cursos são ensinadas ferramentas e técnicas para por em prática a administração estratégica, mas os operadores esquecem que é preciso analisar cada particularidade da empresa, acabando por não ter os resultados almejados.
Por Que Adotar a Administração Estratégica?
A sua empresa está cometendo erro atrás de erro e percebendo que a sua lucratividade está a reduzir mês a mês? Pois bem, possivelmente isso está acontecendo porque as suas ações estão sendo planejadas de maneira equivocada. Para evitar que isso ocorra é recomendado adotar a administração estratégica, pois ela serve para planejar detalhadamente todas as atividades da empresa.
Sugiro ainda que concomitantemente à administração estratégica, faça um planejamento estratégico com profissionais, sempre focando em um objetivo específico. Quando falo em objetivo específico não é “ganhar mais dinheiro para a empresa”, isso não tem nada de específico, mas sim: Aumentar X % do lucro da empresa em X meses através de X atitudes.
Inclusive, a administração estratégica irá estabelecer formas de redução de custos.
A partir do momento em que se recorre a administração estratégica, a tendência é que os erros sejam minimizados e aconteçam como menor frequência, afinal, todas as ações da empresa são planejadas, o que permite que ela possa projetar o que vai acontecer lá na frente, podendo se prepare para absorver os impactos, tanto os positivos quanto os negativos.
Conheça Os Elementos Da Administração Estratégica
Quer dar um “up” na sua empresa e parar de perder dinheiro agora mesmo? A melhor solução para este caso é aderir à administração estratégica, que, conforme já foi dito, é composta por uma série de etapas que são responsáveis por colocar a empresa “nos trilhos”. Por isso, conheça abaixo quais são os elementos da administração estratégica.
1 – Orientação Como Parte Da Administração Estratégica
Antes de qualquer coisa, é necessário que a empresa tenha orientação e saiba exatamente onde deseja chegar. Sendo assim, a primeira missão do gestor administrativo da empresa é parar e analisar qual é a sua situação na atualidade, quais são os seus pontos positivos e negativos, o que foi ou deixou de ser conquistado nos últimos tempos.
A partir daí, é possível ter orientação e embasamento para fazer as definições estratégicas, ou seja, projetar o que deve ser concertado para fugir dos erros e o que tem que ser ampliado para aumentar os resultados positivos.
Nesta fase é importante analisar todos os setores da empresa, é preciso trabalhar um planejamento que beneficie ao máximo todos os setores, assim irá conseguir fazer com que a empresa cresça em equilíbrio, não deixando “faltar nada”.
2 – Eficiência
Se a empresa está acumulando resultados ruins é porque não está sendo suficientemente eficiente, não é verdade? Pensando nisso, um dos principais componentes da administração estratégica é a promoção da eficiência, a qual visa reduzir ao máximo os erros, evitar o retrabalho e alcançar resultados positivos logo nas primeiras tentativas.
Para estabelecer a eficiência na empresa é preciso estudar a maneira como as tarefas estão sendo desenvolvidas na empresa, o que permite identificar os focos de erro. Após este estudo, o gestor se incumbe de pensar com a sua equipe novas formas de desenvolver as atividades, objetivando algo mais assertivo, economia de tempo e recursos.
Você deve ter percebido que a administração estratégica trabalhará também com equipes, por isso é importante ler nosso texto sobre administração de equipes.
3 – Administração Estratégica: Competência
Não tem jeito, para que uma empresa possa caminhar em direção ao sucesso é necessário contar com funcionários qualificados e competentes. Ter estas pessoas na empresa é uma missão do gestor, logo, tem-se que contratar funcionários que tenham as competências que estejam de acordo com cada cargo.
Além disso, também pode-se promover ações para aumentar a qualificação dos colaboradores, fazendo com que eles aprimorem as suas habilidades e aprendam a trabalhar seguindo as diretrizes que a empresa estabelece.
Uma boa dica para quem deseja qualificar seus funcionários e não tem muito dinheiro para investir é utilizar das facilidades dos cursos do Sebrae.
4 – Técnica De Administração Estratégica: Face a Face
A face a face é uma das principais técnicas da administração estratégica, que consiste em aproximar a empresa do seu público interno e externo. Este processo tem o objetivo de aprimorar a comunicação, fazendo com que ela seja proveitosa para todas as partes envolvidas, evitando ruídos e transtornos.
Neste caso, a organização promove a melhoria da sua comunicação com funcionários e consumidores através da instalação de canais, os quais possibilitam que todos possam falar e dar sugestões. Este procedimento pode ser realizado de diferentes formas, desde reuniões até a interação através de plataformas virtuais.
Veja nosso texto sobre a virtualização no atendimento.
5 – Planejamento
Se o conceito de administração estratégica pudesse ser definido em uma palavra seria ‘planejamento’. Esta categoria de administração é baseada 100% em planejamento, todas as ações e passos são calculados com riqueza de detalhes. Sendo assim, a primeira coisa a ser planejada são os objetivos que se pretende alcançar.
Um ponto importante ao montar um objetivo é trabalhar de 2 formas, uma focando em objetivos a curto prazo (cerca de 3 a 4 meses) e outra com objetivos mais longos (1 ano a 5 anos). Claro, você deve buscar por objetivos que possam ser atingidos.
Posteriormente, são planejadas as ações que serão executadas para atingir as metas previamente estabelecidas. Nesta etapa também é determinado o modo como as atividades serão realizadas, bem como quem são as pessoas responsáveis por executá-las e garantir que sejam bem sucedidas.
6 – Acompanhamento Da Execução Das Atividades
Para que uma empresa obtenha sucesso não basta apenas planejar ações e designar pessoas para executá-las, caso não exista um acompanhamento delas durante o processo de execução, uma vez que podem ocorrer erros durante a realização dos processos e a falta de acompanhamento gera inúmeros transtornos e resultados negativos.
Portanto, para impedir que este problema aconteça, um dos elementos da administração estratégica é o acompanhamento da execução das atividades, o qual pode ser feito pelo próprio gestor administrativo ou por encarregados, que devem ser qualificados o suficiente para saber qual medida tomar caso alguma tarefa não saia conforme o planejado.
Afinal de contas, há que se pensar rápido para que as demais ações não sejam comprometidas.
Uma boa dica para esse setor é procurar uma pessoa com capacidade de liderança para fazer a comunicação com os demais funcionários.
7 – Análise Dos Resultados Obtidos
Uma empresa não deve se deslumbrar com os acertos. Levando isso em consideração, após a execução das ações que foram planejadas uma das premissas da administração estratégica é promover uma análise detalhada dos resultados obtidos. Nesta etapa são estudados todos os erros e acertos que ocorrem desde o início até o final da aplicação do planejamento.
Ao fazer a análise dos resultados que foram alcançados, a equipe terá a oportunidade de enxergar o que foi planejado e executado corretamente, além do que tem que ser melhorado nas próximas ações. Dessa maneira, a empresa vai evoluindo gradativamente até atingir o seu potencial e objetivo.