Indicadores de Desempenho da Empresa – Veja Aqui

Indicadores de Desempenho da Empresa – Veja Aqui
Indicadores de Desempenho da Empresa

Saber se o negócio está bem ou não é fundamental, até mesmo para mantê-lo ou optar por mudanças, por isso foram desenvolvidos os indicadores de desempenho. Veja como funciona os indicadores de desempenho aqui!

Toda a empresa tem como uma das principais finalidades os lucros, pois do contrário ela pode entrar em falência e fechar as portas rapidamente. Para que isto não aconteça em hipótese alguma, é necessário estar atento ao desempenho do negócio, avaliando as suas ações e resultados, de modo a usá-los para os planejamentos futuros.

Para saber se o negócio está indo bem ou conforme o planejado foram criados os indicadores de desempenho, que nada mais são do que itens/ferramentas, que permitem que o gestor da empresa possa acompanhar de forma detalhada todos pontos estruturais, analisando o que está certo ou errado, o que permite que os projetos sejam revistos ou ampliados.

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Conhecer e aplicar os indicadores de desempenho é de fundamental importância para manter a empresa nos “eixos”, produzindo bons frutos e lucros. Afinal de contas, o bom gestor é aquele que sabe exatamente qual é a situação de cada setor do negócio.  Para te ajudar resolvemos trazer aqui o que são os indicadores de desempenho do negócio e como usá-los no dia a dia. Aproveite!

O que são os indicadores de desempenho da empresa?

Os indicadores de desempenho da empresa nada mais são do que ferramentas que ajudam a detalhar os resultados do negócio. Porém, de forma teórica, pode-se dizer que os indicadores são considerados instrumentos de gestão, sendo essenciais para praticar o monitoramento e análise da empresa, de modo a avaliar os seus projetos, políticas, programas, avanço, alcance das metas, correção de problemas e nível de necessidade de mudanças.

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Além disso, vale lembrar que o os indicadores são divididos e subdivididos em diversas categorias, uma vez que o objetivo é avaliar de forma detalhada todos os setores da empresa, desde as questões de administração até o desempenho dos funcionários. Nenhum ponto estrutural da organização pode ficar de fora, pois do contrário o resultado final pode ser incorreto, comprometendo o planejamento.

Lembretes nunca são demais, por isso, friso, tenha sempre um bom planejamento para tudo que for fazer do seu negócio, isso pode ser decisivo para um bom resultado.

Por que utilizar os indicadores de desempenho

Se você quer ser um gestor bem sucedido não deixe de usar os indicadores da empresa, todas as empresas de sucesso já aplicam esta estratégia, visando aprimorar-se de forma interna e externa, o que contribui para o aumento dos seus lucros. Em primeiro lugar, os indicadores ajudam a mensurar os resultados e gerir o desempenho, ajudando a melhor o posicionamento da organização no mercado dos negócios.

Você tem dúvidas planejamento? Veja nosso texto sobre o que é planejamento estratégico.

Os indicadores de desempenho da empresa também servem para embasar a análise crítica dos resultados coletados e da etapa de tomada de decisão. Afinal de contas, depois de elaborar os indicadores, aplica-los e colher as respostas, é necessário montar uma análise, estudando tudo o que está certo e errado. A partir daí, é que se elabora o plano de decisão ou de novas metas, que visam ampliar o que está bom e corrigir aquilo que está ruim.

Como esta estratégia de gerenciamento deve ser continua, ela também faz com que os processos organizacionais se mantenham atualizados e melhorem frequentemente.

Confira nosso texto sobre melhoria continua.

Também é inegável o fato de que os indicadores de desempenho também geram facilidade para realizar o controle do planejamento. Por último, também há mais praticidade para produzir as análises comparativas das empresas, que normalmente são feitas mensalmente e anualmente.

Frisa-se que nada impede de fazer comparações semanalmente, porém, o ideal é manter mensalmente e anualmente, indiferente se fizer ou não comparações semanais. Assim, tem-se dados mais precisos.

Faça sempre uma pesquisa de mercado para saber como o seu público está suscetível ao seu produto/serviço.

Quais são os indicadores de desempenho de uma empresa?

É importante ressaltar que os indicadores de desempenho não são fixos para todas as empresas, pois cada uma tem as suas particularidades e há questões que dependem da categoria de atuação. Porém, existem pelo menos seis tipos de indicadores de desempenho que podem ser usados para mensurar a desenvoltura da organização. Vamos estuda-los.

1 – Indicador de desempenho Faturamento

Conforme foi mencionado no início, uma empresa não tem razão de existir se não gerar lucros. Então, é de fundamental importância gerenciar o faturamento da empresa, sendo este um dos indicadores mais populares entre os empresários. Esse item é capaz de indicar o quanto o negócio está vendendo, ou seja, qual é o valor que entra em seu caixa em um determinado período, que pode ser mensal ou anual.

Existem casos de pessoas que fazem análises semanais, mas isso não é aconselhável, até mesmo porque a análise semanal não reflete os lucros reais, já que pode ocorrer facilmente em razão da sazonalidade. Você sabe a diferença entre lucro real e presumido?

Durante a análise do faturamento tem-se que verificar qual é a quantidade que a empresa está vendendo por mês e o lucro que está gerando. Na sequência, deve-se comparar este resultado às metas que foram estabelecidas no planejamento. Se o faturamento foi mais alto do que foi estipulado, o negócio está indo bem, mas o risco também é alto. Se o resultado estiver abaixo das expectativas, significa que a empresa está errando em algum aspecto e a sua margem de lucro é negativa.

Embora isso possa parecer “um pouco óbvio” muitos empreendedores (principalmente inexperientes) não conseguem visualizar esses dados nos momentos oportunos.

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2 – Indicador de desempenho Recebimentos

O recebimento se diferencia do faturamento, pois se trata do índice de pagamentos que a empresa está recebendo, pois muitas vezes ela tem um nível alto de vendas a prazo, mas sofre com a inadimplência.

Sendo assim, é importante fazer do recebimento um dos indicadores do desempenho da empresa. É recomendado criar um sistema de controle, verificando qual é o número de cliente que arcam com as suas dívidas com a empresa, pagando as compras no prazo determinado. O seu negócio não está em perigo se o índice de recebimento estiver o mais próximo possível do faturamento. Do contrário, é necessário tomar providências para negociar e acabar com a inadimplência.

3 – Indicador de desempenho Custo fixo

O custo fixo é um indicador essencial para empresas de pequeno e médio porte, trata-se daqueles custos que não mudam com o faturamento como, por exemplo, pagamento de fornecedores e funcionários, internet, luz, água, entre outros serviços que são prestados regularmente à empresa.

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Existe uma tendência de descontrole em relação ao custo fixo, principalmente quando se trata de empresários que estão iniciando no mundo dos negócios. Para evitar este problema, o ideal é fazer uma lista com todos os compromissos que a empresa tem que arcar todo o mês e os seus valores, lembrando de analisar se estão sendo pagos, pois isto indica a regularidade e estabilidade do negócio.

4 – Indicador de desempenho Ticket médio

O ticket médio corresponde aos custos que variam de acordo com o faturamento, como é o caso da renovação do estoque quando um produto está com grande índice de venda. Este indicador de desempenho tem que ser controlado de forma bastante rígida, pois qualquer erro pode comprometer o rendimento da empresa.

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Sendo assim, todo o mês é necessário fazer um relatório dos custos variados do negócio, levando em consideração o seu faturamento. O documento pode ser atualizado de acordo com o aumento ou redução das vendas realizadas.

5 – Indicador de desempenho Nível de endividamento

O nível de endividamento da empresa também é um fator que deve ser acompanhado minuciosamente. Há muitos casos em que a empresa fecha seu caixa com um nível positivo, mas devido ao pagamento de dívidas com juro, o lucro total é comprometido, de modo a gerar prejuízos financeiros.

Para controlar o endividamento a empresa deve manter um relatório rigoroso, detalhando todas as suas dívidas e datas de vencimento, evitando pagar depois do prazo estipulado para não arcar com os juros, os quais são responsáveis por encarecer os valores.

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6 – Indicador de desempenho Lucratividade

A lucratividade da empresa também é diferente do faturamento, pois é o percentual do lucro que incide sobre o faturamento da empresa em um determinado tempo. Portanto, tem-se que elaborar um relatório, indicando qual é a quantia de dinheiro que sobra depois de arcar com as dívidas mensais.

Às vezes a empresa tem um faturamento regular, mas não sobra dinheiro em caixa depois de pagar as contas. Quando isto acontece é um alarme que indica que o negócio está no caminho errado, sendo necessário rever o seu planejamento e dados de faturamento.

E você, pronto para analisar os indicadores de desempenho do seu negócio?

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