As franquias são modelos de negócios que estão cada vez mais em evidência. Os pequenos empreendedores ou aqueles que almejam se tornar empresários de sucesso, buscam as franquias em razão da probabilidade de sucesso, já que são negócios que já foram expandidos, geram lucros e estão “na boca do povo”. Quer saber como montar uma franquia? Confira.
Quando se pensa em montar um negócio, rapidamente imagina-se uma série de ideias e possibilidades, mas isso se resume, normalmente, em ‘segmentos’ diferentes, não na forma propriamente dita de abrir um negócio. Ao pensar em uma Franquia você não estará elaborando uma ‘ideia de negócio’ nova, mas sim, trabalhando uma FORMA diferente de montar seu negócio.
Está se perguntando se quer mesmo abrir uma empresa? Veja nosso texto sobre abrir empresa aqui.
Ao contrário do que a maioria pensa, ao montar uma Franquia você não estará “adquirindo” nada, o negócio não é seu. Você compra o direito de ‘utilizar’ a marca e fazer parte da rede, tendo de seguir uma série de exigências, em troca disso, você receberá os lucros, mas terá de efetuar o pagamento das chamadas Taxas de Franquia.
Se você está pensando em abrir uma Franquia é fundamental que entenda que não é tão simples quanto possa parecer, existe uma série de fatores que precisam ser analisados, bem como, não significa que o fato de você querer montar a Franquia e estar disposto a pagar o valor exigido, garantirá que a Franquia aceitará que você faça parte da Rede.
1. Qual segmento escolher
Aprofundar-se em uma franquia, observar valores e o auxílio administrativo que será prestado não é o mais importante em um primeiro momento. O foco principal a se decidir é qual o segmento de franquia é mais adequado para você e sua cidade.
Veja 4 brilhantes dicas para jovens empreendedores.
Pense da seguinte forma, uma cidade com 30 mil habitantes e com pessoas com faixa etária avançada não terá uma boa receptividade de um serviço para jovens, como por exemplo, uma franquia de Pubzinho ou de lanches rápidos como o Mac.
O segmento ideal é aquele que você consiga unir seu conhecimento, experiência e a necessidade do público da sua região. Caso você consiga unir esses 3 pontos, a probabilidade de sucesso é imensa!
Procurar por franquias que estejam em expansão e que já demonstrem que o resultado do seu serviço/produto será incrível é uma excelente opção, mas lembre-se, una os 3 fatores!
2. Analise da sua região para abrir uma Franquia
Existem localidades que não suportam uma Franquia, um negócio de grande porte ou com uma ideia de negócio diferenciada. A verdade é que antes mesmo de pensar em montar uma Franquia você deve verificar se a sua região é propícia para essa modalidade de negócio.
Leve em consideração se a sua cidade ou até mesmo região comportam o negócio, ou seja, tem quantidade de consumidores suficiente? Mas não pense em consumidores como ‘pessoas’, e sim quem realmente terá interesse em usufruir do que você estará oferecendo.
Como em todo negócio, faça um planejamento e controle se decidir montar algo.
Antes de optar por fazer parte de uma franquia, efetue uma pesquisa de mercado apurada, completa e detalhada. Com essa pesquisa de mercado você conseguirá descobrir o que pode ou não dar certo na sua cidade, bem como, qual o público que você encontrará.
Além disso, é importante analisar se montar uma franquia é a melhor opção, pois não raras são, as vezes que montar um negócio próprio pode ser mais atrativo.
3. Como escolher dentre as Franquias do Mercado
Você não encontrará uma ou duas franquias no mercado, são dezenas, as quais disputam no mesmo segmento de atuação. A grande questão é, qual escolher? Uma tarefa complicada e que exige tempo, estudo e preparação.
Depois de decidir qual segmento irá trabalhar na sua cidade, você terá de escolher a franquia ideal. A franquia certa para você precisa unir alguns pontos importantes, dentre eles o valor do investimento, taxas de franquia, auxílio administrativo oferecido, instalação adequada, sucesso consolidado da marca e interatividade entre a franquia e franqueados. Esses pontos são os principais. Além disso, você deve observar também o prazo de retorno do investimento e a estimativa de lucro.
Foque na qualidade do atendimento ao franqueado, se a franquia for realmente boa, você terá um atendimento único e que realmente lhe tire todas as dúvidas. Acredite, esse mesmo atendimento lhe será prestado quando você se tornar um franqueado e precisar de ajuda.
É comum ouvir que você deverá buscar a franquia mais barata e de qualidade, que isso seria o melhor custo x benefício. Na verdade, essa visão está totalmente incorreta! O melhor custo x benefício é aquela franquia que está dentro do seu orçamento, seja ele alto ou não, bem como, que seja uma ideia de negócio perfeita para a sua localidade, isso sim é um bom custo x benefício.
Você deve analisar todos os por menores na escolha da franquia, principalmente no tocante a assistência que será prestada.
O principal motivo de se buscar uma franquia, que é um modelo de negócio já pronto, é para obter o “segredo” da marca, bem como o auxílio de uma empresa que possui especialistas nas mais diversas áreas, caso contrário, você pode abrir o seu negócio próprio e não pagar taxa de franquia, é bem mais em conta, não concorda?
Quer saber mais sobre o assunto? Veja nosso texto sobre franquia ou negócio próprio.
Verifique esses detalhes antes de escolher a Franquia, se atenha ao que é importante!
4. COF – Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia é o documento mais importante quando se está pensando em fazer parte de uma rede. Pense da seguinte forma, a COF é um documento obrigatório e que deve conter TUDO sobre a empresa, produtos que trabalha, valores de taxas de franquia, sistema de controle, administração, estimativas de lucros, período que se almeja o retorno dos valores investidos e até mesmo planejamento de propaganda.
Perceba que a COF é realmente importante e pode evitar que você escolha a franquia errada.
Outro fator importante na COF é que ao tomar conhecimento dela, você terá um prazo para estudá-la e não estará se “comprometendo” com a franquia, podendo ou não vir a contratar e se tornar um franqueado da rede.
Aprenda mais sobre como escolher uma franquia.
Entrar em contato com algum administrador de empresas experiente ou que já tenha trabalhado com franquias para lhe ajudar e dar opiniões é uma boa opção.
5. Contate quem já faz parte da Franquia
Essa é uma “dica” que vale ouro! Quando você encontrar uma franquia que lhe parece a ideal, que a COF é tão perfeita que chega a ser inacreditável, CUIDADO, você pode estar entrando em uma “furada”.
A melhor forma de descobrir se uma franquia é boa e se realmente corresponde ao prometido na COF é através das informações de quem fez ou faz parte da rede.
Procure por estabelecimentos da franquia e entre em contato com o franqueado, indague, peça informações, raramente ele irá omitir informações e, caso o negócio seja ruim, irá lhe dizer.
6. Taxas
As taxas de franquias não correspondem apenas ao valor que você terá de desembolsar para “adquirir a franquia”. Você precisa estar bem ciente de que você não pagará apenas a ‘instalação da franquia” que você administrará, mas também um valor mensal (normalmente) e a taxa de publicidade. No momento que você for assinar o contrato e ler a COF, verifique se não existem mais taxas que serão cobradas, porque as Franquias não possuem nada que estabeleça um limite de taxas, desde que sejam acordadas podem ser cobradas.
Você terá que ser um bom gestor ao ter uma Franquia, por isso, estude nosso texto sobre 4 dicas para uma gestão de sucesso.
Existem basicamente duas formas de cobrança de taxas de franquias, através de percentual ou através de valores fixos. Não existe uma regra para a forma de cobrar, normalmente o valor da instalação (pagamento inicial para fazer parte da franquia) é cobrado em valor fixo, já o restante depende de cada franquia.
7. Requisitos para montar uma Franquia
Não basta ter ‘dinheiro’ para montar uma franquia, embora seja necessário, é claro!
Quando se trata de franquias de porte médio ou grande você terá que preencher diversos requisitos, mas o principal é a quantidade de pessoas que circulam no ponto comercial que você irá montar o empreendimento.
Apenas para se ter uma noção, existem franquias que exigem que o ponto para abrir a “filial” seja em um shopping com no mínimo X quantidade de pessoas que circulem. Assim, você pode ter uma ideia de quão importante é o requisito de quantidade de população na cidade e quantidade de pessoas que circularão próximo do seu ponto de franquia.
O espaço físico para instalar a franquia também será uma exigência. Lembre-se também que parte das franquias exigem que seja mantido um capital de giro mínimo e este deverá ser ‘aportado’, deixado em uma conta bancária.
8. Alto investimento x alta estimativa de lucro ao montar uma franquia
Existem franquias que custam milhares para serem instaladas e esse valor pode trazer um prejuízo tão grande para você que vale a pena ter um cuidado especial. Particularmente, sempre sugiro analisar possibilidades de franquias que exijam um investimento menor e com alta estimativa de lucro.
Veja 4 franquias inusitadas e aumente a sua visão sobre o assunto.
Claro, você pode estar interessado em montar uma franquia de Mac Donald’s por exemplo, raramente não terá sucesso, porém, e se ocorrer algum problema? Você estará pronto para começar do zero? Ou melhor, terá condições de se manter por mais um período até a sua franquia lhe trazer os resultados almejados?
Lembre-se que todos os meses você terá de repassar uma soma considerável para a Franquia, ainda mais em casos de mega franquias, aí o valor representa um ‘rombo’ nos cofres da empresa. Então, faça um bom planejamento e se precavenha.
Veja mais sobre como abrir uma franquia de negócios.