Marketing de Relacionamento – Como Por em Prática

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Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento se tornou um dos pilares com maior enfoque das empresas. A sua importância está relacionada diretamente com a fidelização dos clientes, o que se sabe que aumenta a efetivação de vendas e a boa fama da empresa. Porém, uma das dificuldades enfrentadas é por em prática o marketing de relacionamento, quer aprender fazer isso?

O marketing de relacionamento não tem como objetivo o simples fato conseguir clientes, e sim de conquistá-lo. Pequenas e grandes empresas estão cada vez mais cientes da importância de tratar os seus clientes com importância, considerando a sua ‘natureza humana’ e não apenas clientes. Ou seja, é uma espécie de vínculo que se deve criar com o consumidor.

O foco dessa prática é conseguir gerar confiança e afinidade entre a empresa e o cliente, fazendo com que o mesmo não apenas retorne, mas também que “vista a camiseta” da empresa, fazendo uma boa propaganda.

Veja alguns erros comuns em pequenas empresas, isso evitará você de cometê-los também!

Com o marketing de relacionamento é possível melhorar as vendas e o desempenho da empresa, o que é o foco de todos os negócios, por isso, vamos ensiná-lo a fazer e como funciona.

1. Diferença entre Marketing de Relacionamento x Fidelização

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É comum as pessoas confundirem marketing de relacionamento com fidelização e, para entender e aprender a fazer o marketing de relacionamento é preciso compreender a diferença.

Podemos entender como conceito de marketing de relacionamento como um conjunto de técnicas altamente eficazes para criar laços entre o cliente e a sua empresa, fazendo com que ele sinta-se “parte dela”, tenha um verdadeiro instinto de defendê-la. Já a fidelização é uma consequência da aplicação desse conjunto de técnicas, ou seja, é um ‘efeito secundário’ que tem uma grande importância.

Aprenda tudo que você precisa sobre fidelização de clientes e os benefícios que pode lhe trazer.

2. Como funciona o planejamento do marketing de relacionamento

Antes de iniciar o seu trabalho com marketing de relacionamento você deve criar um planejamento de marketing de relacionamento. O planejamento é tão importante quanto todo o processo ou até mesmo o objetivo, sem ele você não conseguirá seguir o caminho correto e irá se perder enquanto tenta por tudo em prática.

Para aprofundar mais seus conhecimentos sobre planejamento de marketing, aconselhamos a ler nosso artigo exclusivo e específico sobre como elaborar um plano de marketing.

O seu planejamento deve compreender todos os pontos que serão posteriormente tratados, desde a criação do banco de dados até as práticas para criar relação entre o cliente e sua empresa. É interessante fazer o planejamento com calma, com outras pessoas que podem lhe dar uma opinião externa, bem como, traçar datas e períodos para a concretização de cada etapa.

Criação de Banco de Dados no marketing de relacionamento

Quando você tem uma empresa, seja ela física ou virtual, você deve manter um banco de dados dos seus clientes, todos aqueles que já passaram pela sua empresa, caso contrario não conseguirá fazer um marketing de relacionamento. Por isso é comum toda vez que você compra em algum lugar ser pedido um CADASTRO.

Esse cadastro tem o objetivo principal de tornar você parte do banco de dados, consequentemente, permitindo a segmentação e avaliação de você para serem aplicadas técnicas de marketing de relacionamento.

Se você está com dificuldades para criar um sistema em que os clientes forneçam as informações, o que lhe falta é aumentar a sua criatividade e inovação.

Na internet, o banco de dados é formado através dos cadastros de compras ou pelos registros de e-mails. O plano de marketing de relacionamento está tão presente nos negócios online que basta você pensar da seguinte forma: por que você acha que as pessoas oferecem cursos grátis apenas por um registro?

Segmentação de clientes

A segmentação é o processo de “repartir” os clientes, separar por grupos, levando em consideração as características de cada um.

Sem uma segmentação você terá um marketing de relacionamento ineficaz, já que cada grupo de clientes precisa de uma estratégia mais específica, voltada para eles. Por exemplo, pessoas mais jovens precisarão de uma forma de abordagem diferente das pessoas adultas.

Algumas dicas de coaching pode ser úteis para você.

Além disso, deve-se segmentar de acordo com o foco da empresa naquele cliente, por exemplo, aumento de compras? Propaganda?

Utilize o marketing de relacionamento nas redes sociais

As redes sociais estão entre os locais que as pessoas passam a maior parte do seu dia, é uma onda de informações absurda e que pode servir como uma ótima forma de marketing de relacionamento.

Entrar em contato com os clientes através dos seus perfis sociais indagando se o mesmo recebeu o produto perfeitamente, como foi o serviço e etc, por si só já é um marketing de relacionamento incrível, porque a pessoa sente-se “importante”.

Está em dúvida e quer aprender mais sobre redes sociais? Temos o conteúdo ideal para você, leia nosso texto sobre marketing digital em redes sociais.

Deixar recados em datas de aniversário também costuma a fazer a pessoa sentir um apreço especial pela empresa.

Perceba que existem diversos pontos que podem ser trabalhados dentro das redes sociais, inclusive algum cupom de desconto para um determinado grupo em especial.

Crie conteúdos que auxiliam seu consumidor

Conhecido também como marketing de conteúdo, esta técnica consiste em fornecer material e conteúdo interessante para os leitores do seu nicho. Isso cria confiança entre os visitantes/clientes, os quais acreditam nas suas palavras, afinal de contas, eles aprenderam com você!

Uma forma de se fazer isso é criar um blog vinculado a empresa/site, em que os visitantes possam acessar o blog e rapidamente ser convertidos em consumidores no seu site principal.

O interessante em trabalhar com conteúdo é que ficará mais fácil de obter endereços de e-mails, consequentemente, maximizando o seu cadastro.

Serviço de Atendimento Online é marketing de relacionamento

Particularmente, acredito que o serviço de atendimento online é uma das melhores técnicas de marketing de relacionamento. Pense da seguinte forma, o cliente está com um problema no seu site, simplesmente ele pode falar com alguém treinado para criar um vínculo de confiança e resolver o impasse.

É simples criar confiança entre um cliente e a empresa, basta fazer com que ele se sinta satisfeito e sem dúvidas.

O serviço de atendimento online tem como foco principal a facilidade de ser acessado. Ora, basta estar no site e clicar em uma aba que diga atendimento online, nesse momento um atendente irá entrar em contato. Perceba, qualquer pessoa, até mesmo alguém que esteja interessado em saber se a sua empresa é de qualidade, poderá obter mais informações.

Para melhorar o atendimento é preciso estudar e conhecer novas técnicas, por isso, montamos um artigo voltado especialmente para qualidade no atendimento.

Uma das melhores formas de conseguir estabelecer a relação entre pessoa/empresa é através do bom atendimento e do fornecimento de informações, lembre-se disso!

Pós Venda como Marketing de Relacionamento

Quantas vezes você já utilizou um serviço ou comprou um produto e teve problemas pós venda? Sejamos honesto, no mínimo 1 vez. A situação mais normal é ter problemas após adquirir algo, ainda mais em grandes empresas, nesses casos, exercer a garantia ou a troca é uma verdadeira tortura.

Quer algumas dicas de vendas?

Ao focar esforços de marketing de relacionamento no momento pós venda você estará ganhando um cliente eternamente, porque a maioria das empresas não faz isso, e, provavelmente, a sua concorrente também não!

Talvez você esteja em dúvida de como utilizar o marketing de relacionamento no pós venda, não se preocupe, vamos ajudar!

Estar sempre a disposição para resolver eventuais problemas pós venda por si só já é uma forma de marketing de relacionamento, porque o cliente sentirá confiança na sua empresa.

Outra forma de conseguir um bom resultado pós venda é não “discutir” quando alguém desejar que um produto seja reparado ou até mesmo trocado, veja é direito dele, ele comprou com a promessa de que, caso algum problema ocorresse, poderia, tranquilamente, trocar o produto.

Entrar em contato com o cliente após a entrega do produto, apenas para confirmar o recebimento, também gera um vínculo impressionante, vale a pena fazer.

Lembre-se, o relacionamento com o cliente é o sucesso direto do seu negócio!

O mais importante ao se criar um marketing de relacionamento é trabalhar com os clientes de forma bem segmentada, com focos específicos. Quando toma-se essa atitude, a efetividade de resultados é muito superior, tornando sua empresa uma verdadeira potência no setor.

Aprendeu como fazer marketing de relacionamento?

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