Como elaborar um plano de marketing – Planejamento



Como elaborar um plano de marketing – PlanejamentoJá vimos no artigo anterior o que é e quando utilizar um plano de marketing. Agora vamos aprender como elaborar um plano de marketing e ganhar ainda mais dinheiro com a sua empresa.

O plano de marketing é dividido em várias etapas e a primeira delas é o Planejamento, que inclui:




– Sumário Executivo

– Análise do ambiente

– Definição do público- alvo

– Posicionamento de mercado

– Definição de metas e objetivos




– Definição das estratégias de marketing

Vamos ver como realizar cada um desses procedimentos para poder elaborar um plano de marketing da forma correta.

1 – Sumário Executivo

O Sumário Executivo de seu plano de marketing nada mais é do que um resumo do mesmo e embora seja a primeira parte que deverá ter em seu plano, deve ser feito apenas no final, pois somente depois de traçar todas as estratégias será possível resumir o seu plano de marketing de forma clara e completa.

Informações essenciais desta parte de seu plano são as características que se destacam em negócio, as metas e objetivos esperados e estratégias utilizadas para obter os melhores resultados.


O mais importante nesta etapa é o resumo do plano de maneira simples para deixar a ideia clara sobre o negócio.

2 – Análise do ambiente

Mesmo estando em segundo lugar, a análise de ambiente é a primeira coisa a ser feita em seu plano de marketing (já que o Sumário Executivo deverá ser feito por último). Isso porque ela contribuirá totalmente para as demais decisões que serão tomadas.

Esta análise de ambiente nada mais é do que estudar os ambientes internos e externos da empresa a fim de definir suas forças e fraquezas e analisar oportunidades e ameaças.

Utilizamos como ferramenta de análise desta etapa do plano de marketing a análise SWOT, também conhecida como FOFA (uma abreviação das expressões Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças – tradução do termo em inglês).

Através da análise SWOT devemos identificar todos os aspectos do ambiente da seguinte forma:

  • Ambiente Interno

Esta análise interna é feita dentro da empresa e deverá avaliar quais as forças e fraquezas que a organização possui para que possam ser aproveitadas suas forças e melhoradas suas fraquezas.




A empresa deve ser analisada de maneira geral a fim de que sejam abordados diversos pontos na elaboração do plano de marketing.

Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas neste momento são:

– Qual a disponibilidade de recursos financeiros?

– Como está distribuído o departamento de recursos humanos?

– Os equipamentos de trabalho estão em conformidade?

E assim por diante…O mais importante é ser sincero para colocar todas as fraquezas da organização, pois se as mesmas forem omitidas, não poderão ser trabalhadas.

  • Ambiente Externo

Este ambiente é um pouco mais complexo de ser analisado porque não são informações internas e sim externas. Eles irão definir as oportunidades e ameaças que existem no mercado para a sua organização, atentando-se em aproveitar as forças e trabalhar as fraquezas que já foram analisadas no ambiente interno.

Para isso, você deve utilizar diversas fontes públicas ou realizar uma pesquisa de mercado, conforme o caso. Alguns fatores que devem ser analisados são:

– Econômicos: inflação, distribuição de renda, mudança em taxas de juros, etc.

– Sócio-culturais: tendências, sexo, profissão, estado civil, escolaridade, etc. do seu público alvo.

– Concorrência: quem são seus maiores concorrentes, analisar preços, prazos, diferenciais, etc.

E muito mais! Explore todo o ambiente externo que pode afetar sua empresa direto ou indiretamente para que possa aproveitar oportunidades e prevenir as ameaças.

3 – Definição do público-alvo

Após conhecer melhor o ambiente de sua empresa e o mercado no qual ela está localizado, é necessário definir quem será o seu público-alvo.

Definir seu público-alvo significa decidir quais as pessoas que você quer atender, através de características gerais comuns, que o ajudarão a traçar as melhores estratégias em seu plano de marketing, voltadas totalmente aos seus objetivos e público.

Exemplos de alguns fatores que devem ser analisados neste momento são:

– Características geográficas: qual a região que você irá querer atingir (país, estado, cidade, bairro, etc.).

– Características psicográficas: qual o estilo de vida do público que deseja atingir.

– Características gerais de pessoas físicas: renda, faixa etária, sexo, profissão, etc.

– Características gerais de pessoas jurídicas: ramo de atuação, serviços e produtos oferecidos, tempo de mercado, localização, imagem, etc.

É possível ainda definir diversas outras características como aspectos comportamentais, gerações, etc. Tudo depende do quanto irá segmentar o seu mercado.

É uma etapa muito importante do seu plano de marketing, pois será baseado em seu público-alvo que as estratégias de marketing deverão ser definidas.

4 – Posicionamento de mercado

Nesta parte do seu plano de marketing você irá definir como o cliente verá o seu negócio. Desta forma, deve ter em mente qual a imagem que transmitirá para que elabore um plano de acordo com este aspecto.

É importante tomar muita cautela quando o assunto é a imagem de uma empresa, então procure ser o mais cuidadoso possível, pois uma imagem distorcida pode acarretar diversos prejuízos para a organização.

Imagine apenas como quer ser visto pelos seus clientes: como aquele que vende mais barato, como aquele que possui as melhores marcas, como uma empresa ecologicamente sustentável? Como?…Esta é a palavra chave nesta fase do seu plano de marketing.

5 – Definição de metas e objetivos

Todo plano de marketing é realizado para melhorar algum aspecto da organização ou trazer inovações para a empresa. Assim, existem objetivos e metas que induzem você a realizá-lo.

Este é o momento do seu de detalhar com a melhor precisão possível quais são seus objetivos e metas para este plano de marketing.

Pense naquilo que você quer, o que você espera alcançar com o plano. Esses serão seus objetivos, que geralmente relacionam-se com a missão da empresa. Mas quanto quer ganhar, quanto quer economizar, quando quer conseguir tudo isso? Estas serão suas metas, que devem ser sempre mensuráveis, ou seja, podem ser numeradas. Isso para que possa analisar de maneira correta se houve resultados positivos na elaboração do plano de marketing. Vale lembrar para tomar cuidado com os números. Nada de querer apresentar metas fantasiosas.

Como você já possui muito trabalho para fazer na elaboração de seu plano de marketing até aqui, veremos sobre a definição das estratégias de marketing em nosso próximo artigo, pois elas englobam todo o composto de marketing (Produto, Preço, Praça, Promoção) e eles devem ser muito bem entendidos antes de traçar as estratégias. Assim, vamos reservar um artigo especial para você trabalhar com seu plano, o que acha?

Até lá então, para aprender ainda mais sobre como elaborar um plano de marketing!




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