Home Office e as Tecnologias de Acesso Remoto



Home Office e as Tecnologias de Acesso RemotoEste trabalho foi realizado a partir da monografia apresentada à FATEC São Paulo no ano de 2011, como parte dos requisitos para obtenção do grau de tecnólogo em processamento de dados, de autoria de Caroline Lumi Hara.

A internet é um meio tecnológico que nos proporciona cada vez mais vantagens. Uma delas é o acesso remoto a redes e arquivos, que até então eram restritos ao interior das empresas. Com essa nova facilidade técnica, um número crescente de profissionais tem optado pelo “home office” (“escritório em casa,” em português), nos casos em que a atividade profissional não depende do local onde é executada.




O principal atrativo dessa alternativa é a comodidade e a economia, pelo fato de não ser necessária a locomoção entre a residência e o escritório. Em contrapartida, é necessário analisar que entre as desvantagens estão alguns processos judiciais, decorrentes muitas vezes da negligência na computação de horas extras.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Antes de ser feita a opção por essa forma de trabalho, no entanto, é necessária uma rigorosa análise dos prós e dos contras, observar se tanto a característica da empresa quanto a do profissional em questão enquadra-se a esse tipo de trabalho.

O cenário econômico atual exige cada vez mais dedicação dos profissionais de diferentes áreas, seja na hora de entrar no mercado como também para se manter dentro de uma empresa. Diante do atual cenário, a busca pelo conhecimento assim como a necessidade de se aprimorar nas tarefas desempenhadas faz com que a ação individual das pessoas no interior de uma organização se intensifique.

Ao analisar o cenário de trabalho deparamo-nos com uma grande mudança, em que não tem mais lugar a concepção tradicional das indústrias manufatureiras, onde a produção era feita em massa, com divisão de tarefas. O que não significa o abandono da automatização, ou seja, hoje adquirimos meios de automação de processos que tornam o trabalho mais flexível.

Diante da flexibilidade oferecida, o profissional adquire mais qualidade durante a execução de suas tarefas. Essa nova maneira de trabalhar permite ao profissional escolher o modo pelo qual prefere desenvolver o seu trabalho. Tornando assim o trabalho mais dinâmico, concorrido e desafiador, o que como consequência gera mais produtividade.




A internet enfim, além de possibilitar a execução do trabalho, permite uma nova forma de as pessoas se relacionarem tanto no âmbito pessoal como profissional, tornando possível a formação de equipes de trabalho com pessoas de diferentes localidades. Dessa forma a interação da equipe passa a acontecer à distância, independente do tempo e do espaço, sendo este um fator primordial diante da globalização.

As conclusões desta monografia são de que as vantagens da opção pelo “home office” são ilimitadas. Estas vão desde a qualidade do trabalho oferecido, diminuição de custos para a empresa, maior comodidade ao funcionário, como também a diminuição do trânsito e poluição nas grandes cidades.

Porém é necessário lembrar que, apesar das inúmeras vantagens oferecidas, antes de aderir a esse processo de trabalho é preciso analisar o todo. Além de levarem-se em conta as características da empresa e do empregado, há também a necessidade de implementarem-se tecnologias capazes de manter uma comunicação à distância com qualidade.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here