Telemarketing: Como Usar Esta Tecnologia na Sua Empresa?

Telemarketing: Como Usar Esta Tecnologia na Sua Empresa?
Telemarketing

Já pensou no telemarketing como uma forma de melhorar sua empresa? Veja mais sobre aqui!

Você já comprou um produto ou teve que resolver uma situação com uma empresa através do telefone? Isso significa que você faz parte de uma rede de telemarketing, da qual, todos nós iremos utilizar algum dia, pode ter certeza, ainda mais com a forma com que a modernização do sistema de atendimento tem aparecido.

Com a evolução da tecnologia e o avanço no mundo dos negócios, as empresas sentiram a necessidade de se aproximarem mais dos seus clientes de maneira prática, barata e em massa, surgindo assim o telemarketing.

Se você questionar alguém que já usou o serviço de telemarketing sobre o seu nível de satisfação, muito provavelmente a resposta vai ser negativa. Isso acontece porque no Brasil, muitas empresas têm dificuldades para desenvolver as suas atividades ou mesmo não respeitam os seus clientes. No entanto, caso o serviço de telemarketing seja executado com qualidade e nos padrões legais exigidos, a forma de relacionamento com o cliente pode ser bastante proveitosa para as empresas e os seus consumidores.

Interessou-se pela área? Já pensou alguma vez em iniciar um negócio nesse segmento? Quem sabe essa seja a sua chance de ser um empreendedor e ter sua própria empresa. Conheça mais sobre o sistema de atendimento telemarketing e torne-se um profissional da área.

O Que é Telemarketing?

No senso comum, a famosa opinião popular, o telemarketing nada mais é do que o ato de o funcionário de uma empresa entrar em contato com o cliente através do telefone, mas não é só isso.

Pode-se dizer que telemarketing é a atividade que tem como objetivo oferecer serviços, realizar a promoção de vendas ou solicitar cobranças por meio do telefone.

O telemarketing tem a sua origem na década de 80, tendo sido usado inicialmente para promover vendas empresarias, mas não demorou muito para que fosse adotado por outras áreas, inclusive na política.

O espaço em que o serviço é realizado pode ser conhecido como call center ou central de atendimento. O telemarketing é feito pela própria empresa ou por empresas terceirizadas, ou seja, que são contratadas apenas para entrar em contato com os clientes da organização, oferecendo produtos ou solicitando cobranças.

Cabe frisar que o telemarketing não é uma profissão fácil, sendo necessário uma boa dicção, estudos, paciência e cursos, somente assim conseguirá manter um bom atendimento ao cliente, este que é o foco principal da prestação do serviço.

Como Uma Empresa De Telemarketing Opera?

Uma empresa de telemarketing não consiste em apenas sair ligando aleatoriamente para os clientes ou potenciais clientes de uma empresa, ela trabalha a partir de métodos e se divide em categorias. Sendo assim, um dos setores do telemarketing é o Receptivo, também conhecido como In Bound (Salto para Dentro), em que os operadores ficam responsáveis por receber as chamadas oriundas dos clientes, estabelecendo a relação entre eles e a empresa para resolver eventuais situações.

Esta categoria do telemarketing é vista por muitos estudiosos como ‘passiva’, já que se resume em receber ligações de clientes que, normalmente, tiveram algum problema. Perceba que os funcionários não estarão ligando para os clientes.

Já, o segundo setor de operações de telemarketing é o Ativo, também denominado de Out Bound (Salto para Fora), que se caracteriza pelo fato de os operadores serem responsáveis por ligar para os clientes, tendo como funções principais oferecer a venda de um determinado produto, passar informações ou até mesmo solicitar doações no caso de ONGs.

Dificuldades nas vendas? Talvez isso esteja ocorrendo porque você não conhece exatamente o processo de negociação.

Quais As Vantagens Para a Empresa Que Trabalha Com Telemarketing?

Com as constantes mudanças no mundo dos negócios, as empresas não podem se dar ao luxo de perder tempo, todas as atividades têm que ser exercidas com agilidade, uma vez que em questões de segundos pode fazer com que o cliente perca rapidamente a paciência, causando, inclusive, desentendimentos. Sejamos honestos, principalmente na questão de Telemarketing Passivo, as pessoas não tem paciência, estão cansadas e, se já não bastasse, ainda estão com um problema!

Elencamos algumas vantagens que a empresa terá com a utilização do telemarketing.

1 – Mais Interatividade

Cada vez mais as empresa têm a necessidade de focar não só no lucro, mas principalmente nos clientes, pois sem eles não há como lucrar. Pensando nisso, um dos meios mais utilizados para cativar os consumidores é através da interatividade, fazendo com que eles tenham vez e voz.

Neste aspecto, o telemarketing pode ser crucial para que as empresas se aproximem do seu público-alvo, aumentando o seu número de consumidores, visto que ele oferece interatividade através do contato pessoal, o que permite estreitar a relação com as pessoas, deixando-as à vontade para solicitar os serviços, fazer reclamações ou sugestões.

Uma boa forma de melhorar ainda mais a interatividade com os consumidores é, após a venda, depois de alguns dias, ligar para o consumidor para saber se o produto/serviço está funcionando corretamente, prestando todo apoio possível. Acredite, o índice de fidelização dos clientes é incrível!

2 – Maior Flexibilidade Com Uma Empresa De Telemarketing

Quer ter uma empresa de telemarketing? Uma das principais vantagens deste tipo de negócio é a flexibilidade que ele oferece, pois é possível atuar de formas diferentes. Dessa maneira, a empresa de telemarketing pode trabalhar de acordo com a demanda disponível no mercado no momento ou escolher o ramo que mais atende as suas necessidades.

O telemarketing é tão flexível que pode ser usado para funções bastante diferentes como, por exemplo, vender produtos ou serviços, potencializar uma campanha publicitária através da divulgação de informações, captação de recursos para organizações sem fins lucrativos ou ainda efetuar cobranças de parcelas atrasadas.

Veja como fazer publicidade, é comum termos dúvidas nessa área, mas, por que permanecer com elas?

3 – Velocidade

Em se tratando de uma empresa de telemarketing nunca será tarde para agir ou mudar a direção de uma campanha estratégica, justamente porque este setor é muito veloz, o que possibilita a circulação instantânea das informações, logo, pode-se detectar os acertos ou erros com maior facilidade, evitando que as consequências negativas se alastrem.

4 – Otimização Do Serviço Utilizando Telemarketing

Sua empresa quer ter menos problemas na hora de resolver os seus problemas com os clientes? Uma boa alternativa é recorrer ao telemarketing, o qual é capaz de promover a otimização das atividades, pois em um único contato é possível recolher informações e resolver diversas situações.

Além disso, os atendentes sentem-se mais seguros para resolver os problemas, já que a pressão por parte do consumidor e o contato físico são quase nulos.

Desse modo, a empresa pode economizar tempo, além de aumentar o volume de informações dos seus clientes e potenciais clientes, o que pode ser utilizado no futuro para a promoção de vendas personalizadas ou divulgação de campanhas.

5 – Maior Controle

Todo o serviço de telemarketing funciona através da implementação de um sistema, que une as ferramentas de informática e telefônica. Esta combinação permite que a empresa tenha mais controle sobre as suas atividades e as informações que elas produzem. Além disso, torna-se mais fácil implementar novas estratégias e aumentar a divulgação.

Claro, toda e qualquer estratégia que for posta em prática deve ser previamente analisada, por isso, procure saber mais sobre planejamento estratégico.

6 – Adaptação Do Foco

O ambiente do setor de telemarketing é completamente mutável, pois a qualquer momento ele pode mudar o seu foco, basta enxergar quais são as possibilidades disponíveis no mercado.

A adaptação do foco é uma vantagem que favorece principalmente as empresas de telemarketing que trabalham como terceirizadas, pois há mais facilidade para adaptar o conteúdo das ligações que serão realizadas pelos operados, bem como a segmentação e o preço cobrado pelo serviço.

Você sabe estabelecer o preço certo pelo seu serviço ou produto? Caso sua resposta seja não, leia nosso texto sobre formação de preços de vendas.

7 – Cobertura Ampla

Quer aumentar o número de clientes da sua empresa? Que tal apostar no telemarketing? Este serviço permite que as empresas tenham uma cobertura mais ampla, visto que com apenas um sistema de telefone e informática é possível entrar em contato com clientes e possíveis clientes em qualquer região do país.

Além disso, a empresa de telemarketing pode ser instalada em qualquer local, basta ter todos os equipamentos necessários para se comunicar com os consumidores. Desse modo, a organização terceirizada pode estar no sul e fazer ligações e realizar negócios com pessoas que estão no norte do Brasil.

Porém, muito cuidado quanto às normas que regem o telemarketing, são bem complicadas. Além disso, lembre-se que qualquer contratação ou ligação deve ser gravada e fornecido um número de protocolo ao cliente.

8 – Maior Comodidade

O telemarketing pode ser considerado sinônimo de comodidade, tanto para os clientes quanto para a empresa. Através da realização deste serviço, os consumidores não precisam deixar as suas instalações para realizar compras ou resolverem algum problema, tudo pode ser feito a partir do telefone.

9 – Redução De Custos Utilizando o Sistema De Telemarketing

Ao optar por usar os serviços de telemarketing, a empresa poderá promover uma boa economia no seu caixa. Isso acontece porque os funcionários deste setor têm um custo mais flexível, além de a estrutura e logística utilizadas serem menores do que o necessário para operar uma loja física.

Quer reduzir ainda mais os custos? Veja nossas estratégias de redução de custos.

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