A pretensão salarial é um assunto que desperta dúvidas em empregadores e candidatos que procuram uma vaga de emprego, as dúvidas são as seguintes:
- Devo constar no anúncio de emprego a pretensão salarial?
- Devo constar no meu currículo a pretensão salarial?
- Como devo responder se for perguntado sobre pretensão salarial?
Todas essas questões devem estar claras para os candidatos a uma vaga de emprego, pois a pretensão salarial é um assunto que virá a tona em algum momento do processo seletivo.
Alguns recrutadores perguntam sobre a pretensão salarial do candidato em um primeiro contato antes mesmo do procedimento de entrevista. Quando isto ocorre, geralmente o candidato não sabe o que responder, pois foi surpreendido e possui insegurança.
A insegurança surge porque o candidato poderá dizer um valor que seria alto ou um valor que seria abaixo do salário considerado. A dica é que o candidato demostre o quanto está informado sobre sua profissão e sobre a média salarial oferecida no mercado. Neste âmbito existe a capacidade do candidato em demonstrar que sabe pedir um salário de acordo com sua qualificação e capacidade profissional.
É importante ressaltar que o trabalhador que busca uma recolocação deve utilizar a pretensão salarial como valorização do seu nível profissional e, ao mesmo ser realista e saber que o salário oferecido acompanhará a capacidade do trabalhador ser qualificado e buscado mais conhecimentos e experiências no período de transição entre uma colocação e outra.
Outro fator que medirá o nível de informação do candidato é sua capacidade de saber a diferença entre salário e remuneração.
Salário é um valor fixado que cabe ao cargo, enquanto a remuneração inclui salário mais benefícios.
Na entrevista individual de emprego o candidato tem a oportunidade de expor sua intenção em ocupar a vaga e por isso, esse é o momento de expor todas as dúvidas e expectativas, o que dá a impressão de que realmente o candidato tem interesse pela vaga.
Por isso, no momento da entrevista é de bom tom perguntar sobre o plano de cargos e salários oferecidos pela empresa, o plano de benefícios, a possibilidade de ascensão na carreira e outros.
Demonstre também que benefícios e possibilidade de crescimento dentro da empresa são fatores que têm mais valor do que um salário alto.
É o momento também de ser sincero quanto ao que é importante para o candidato, por exemplo, existem candidatos que não precisam de auxílio gasolina, mas que ficariam com o orçamento folgado se recebessem auxílio alimentação, dentário ou um auxílio creche.
Portanto, expor sua necessidade real é uma questão de ser honesto com a empresa e as empresas que possuem planejamento de carreira e remuneração, com certeza acatarão as sugestões para posterior avaliação.
Dicas sobre pretensão salarial
Ao negociar o salário a ser recebido o candidato deve saber negociar de forma flexível, o que demonstrará também que este é o candidato certo para a vaga, pois possui flexibilidade e não trará problemas para a empresa. Outra dica é não constar no currículo a pretensão salarial, apenas se for solicitada pela empresa.
Pois, além do salário ser algo a ser discutido na entrevista, a empresa pode ter um salário determinado e a pretensão salarial pode não estar de acordo com a remuneração oferecida pela empresa. E se for necessário constar no currículo a pretensão salarial o candidato deve ter em mãos um salário base que pertence ao mercado de trabalho para o cargo ou função.
O importante é que o candidato nunca chute um valor, pois uma faixa salarial trata-se de um fator relativo e ao mesmo tempo objetivo no mercado de trabalho. Ao negociar um salário seja justo e avalie em que estágio na carreira está, ou seja, qual a experiência obtida, quais os cursos realizados, por isso, avalie honestamente o quanto investiu na carreira e o quanto merece receber por conta disso.
Seja honesto e não se esqueça de suas ambições. Muitos candidatos que já se encontram cansados de procurar emprego e acabam considerando receber um valor abaixo da média salarial, o que não aconselhamos, pois o trabalhador deve valorizar o quanto investiu em melhorar e em aprender mais, como também sua experiência profissional.
Muitas vezes uma comunicação direta pode soar bem dolorida, por isso, é recomendado que ao mencionar o valor salarial, não mencione o valor inteiro, o que o candidato pode fazer é descrever a pretensão salarial em salários mínimos assim: pretendo ganhar de 3 a 4 salários mínimos.
Os recrutadores possuem o interesse em saber o quanto o profissional se valoriza e como está sua autoimagem e não seu poder de negociação. Sabendo disso, os recrutadores avaliarão se vale a pena contratar esse candidato.
O importante é que o candidato estabeleça uma média salarial que não seja um valor nem muito alto nem muito baixo. Sendo que o entusiasmo maior deve ser quanto á vaga, ao cargo e a função exercida e não quanto ao salário somente.
Algumas empresas possuem informativos sobre seu plano de cargos e salários, ter acesso a um desses documentos é um direito dos candidatos que possuem interesse em conquistar uma vaga na empresa, portanto adquirir essa informação é bem útil e um direito do candidato, converse com a empresa sobre essa possibilidade.
As empresas públicas têm o dever constitucional de ter o seu plano de cargos e salários no próprio site institucional sob o princípio constitucional da transparência, porém, as empresas privadas por uma segurança de informação possuem maior resistência em tornar transparente seu plano de cargos e salários.
Independente das características citadas acima, os candidatos têm o direito de se informar sobre sua pretensão salarial e ao plano de remuneração da empresa, assim que participarem do processo seletivo.
Olá, sou Técnico em Eletrônica tenho interesse de atuar na área de vendas, gostaria de uma dica, por onde começar, qual curso fazer.
Atenciosamente: Joel Rocha