Pretensão salarial



Pretensão salarialA pretensão salarial é um assunto que desperta dúvidas em empregadores e candidatos que procuram uma vaga de emprego, as dúvidas são as seguintes:

  • Devo constar no anúncio de emprego a pretensão salarial?
  • Devo constar no meu currículo a pretensão salarial?
  • Como devo responder se for perguntado sobre pretensão salarial?

Todas essas questões devem estar claras para os candidatos a uma vaga de emprego, pois a pretensão salarial é um assunto que virá a tona em algum momento do processo seletivo.




Alguns recrutadores perguntam sobre a pretensão salarial do candidato em um primeiro contato antes mesmo do procedimento de entrevista. Quando isto ocorre, geralmente o candidato não sabe o que responder, pois foi surpreendido e possui insegurança.

A insegurança surge porque o candidato poderá dizer um valor que seria alto ou um valor que seria abaixo do salário considerado. A dica é que o candidato demostre o quanto está informado sobre sua profissão e sobre a média salarial oferecida no mercado. Neste âmbito existe a capacidade do candidato em demonstrar que sabe pedir um salário de acordo com sua qualificação e capacidade profissional.

É importante ressaltar que o trabalhador que busca uma recolocação deve utilizar a pretensão salarial como valorização do seu nível profissional e, ao mesmo ser realista e saber que o salário oferecido acompanhará a capacidade do trabalhador ser qualificado e buscado mais conhecimentos e experiências no período de transição entre uma colocação e outra.

Outro fator que medirá o nível de informação do candidato é sua capacidade de saber a diferença entre salário e remuneração.

Salário é um valor fixado que cabe ao cargo, enquanto a remuneração inclui salário mais benefícios.




Na entrevista individual de emprego o candidato tem a oportunidade de expor sua intenção em ocupar a vaga e por isso, esse é o momento de expor todas as dúvidas e expectativas, o que dá a impressão de que realmente o candidato tem interesse pela vaga.

Por isso, no momento da entrevista é de bom tom perguntar sobre o plano de cargos e salários oferecidos pela empresa, o plano de benefícios, a possibilidade de ascensão na carreira e outros.

Demonstre também que benefícios e possibilidade de crescimento dentro da empresa são fatores que têm mais valor do que um salário alto.

É o momento também de ser sincero quanto ao que é importante para o candidato, por exemplo, existem candidatos que não precisam de auxílio gasolina, mas que ficariam com o orçamento folgado se recebessem auxílio alimentação, dentário ou um auxílio creche.

Portanto, expor sua necessidade real é uma questão de ser honesto com a empresa e as empresas que possuem planejamento de carreira e remuneração, com certeza acatarão as sugestões para posterior avaliação.


Dicas sobre pretensão salarial

Ao negociar o salário a ser recebido o candidato deve saber negociar de forma flexível, o que demonstrará também que este é o candidato certo para a vaga, pois possui flexibilidade e não trará problemas para a empresa. Outra dica é não constar no currículo a pretensão salarial, apenas se for solicitada pela empresa.

Pois, além do salário ser algo a ser discutido na entrevista, a empresa pode ter um salário determinado e a pretensão salarial pode não estar de acordo com a remuneração oferecida pela empresa. E se for necessário constar no currículo a pretensão salarial o candidato deve ter em mãos um salário base que pertence ao mercado de trabalho para o cargo ou função.

O importante é que o candidato nunca chute um valor, pois uma faixa salarial trata-se de um fator relativo e ao mesmo tempo objetivo no mercado de trabalho. Ao negociar um salário seja justo e avalie em que estágio na carreira está, ou seja, qual a experiência obtida, quais os cursos realizados, por isso, avalie honestamente o quanto investiu na carreira e o quanto merece receber por conta disso.

Seja honesto e não se esqueça de suas ambições. Muitos candidatos que já se encontram cansados de procurar emprego e acabam considerando receber um valor abaixo da média salarial, o que não aconselhamos, pois o trabalhador deve valorizar o quanto investiu em melhorar e em aprender mais, como também sua experiência profissional.

Muitas vezes uma comunicação direta pode soar bem dolorida, por isso, é recomendado que ao mencionar o valor salarial, não mencione o valor inteiro, o que o candidato pode fazer é descrever a pretensão salarial em salários mínimos assim: pretendo ganhar de 3 a 4 salários mínimos.

Os recrutadores possuem o interesse em saber o quanto o profissional se valoriza e como está sua autoimagem e não seu poder de negociação. Sabendo disso, os recrutadores avaliarão se vale a pena contratar esse candidato.

O importante é que o candidato estabeleça uma média salarial que não seja um valor nem muito alto nem muito baixo. Sendo que o entusiasmo maior deve ser quanto á vaga, ao cargo e a função exercida e não quanto ao salário somente.




Algumas empresas possuem informativos sobre seu plano de cargos e salários, ter acesso a um desses documentos é um direito dos candidatos que possuem interesse em conquistar uma vaga na empresa, portanto adquirir essa informação é bem útil e um direito do candidato, converse com a empresa sobre essa possibilidade.

As empresas públicas têm o dever constitucional de ter o seu plano de cargos e salários no próprio site institucional sob o princípio constitucional da transparência, porém, as empresas privadas por uma segurança de informação possuem maior resistência em tornar transparente seu plano de cargos e salários.

Independente das características citadas acima, os candidatos têm o direito de se informar sobre sua pretensão salarial e ao plano de remuneração da empresa, assim que participarem do processo seletivo.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, sou Técnico em Eletrônica tenho interesse de atuar na área de vendas, gostaria de uma dica, por onde começar, qual curso fazer.

    Atenciosamente: Joel Rocha

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here