Como fazer uma pesquisa de mercado

Como fazer uma pesquisa de mercadoAntes de abrir qualquer tipo de negócio ou uma empresa de pequeno ou grande porte, é necessária a realização de uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado é altamente vantajosa, pois quando bem elaborada pode servir futuramente como peça para o plano de negócios, além de funcionar como guia para o planejamento operacional e estratégico da empresa.

A pesquisa de mercado deve ser um guia para que a empresa identifique quais produtos e serviços devem ser oferecidos pela empresa e quais os atributos de qualidade que são esperados pelo mercado. E, além disso, a pesquisa de mercado deve ser o primeiro documento confiável para o planejamento de marketing, pois a pesquisa deve identificar quais os quatro P do marketing: produto, preço, promoção e praça.

Através da coleta de informações pela pesquisa de mercado, o departamento de marketing deve retirar todas as informações que deem suporte á análise e ao planejamento.

Portanto, a pesquisa de mercado é importante para que a empresa esteja na direção certa para planejar e estruturar planos de ação, no momento em que a empresa precisa decidir sobre qual o preço a oferecer, qual a melhor estratégia de distribuição e canal de vendas, qual o mercado nicho que fará com que as vendas alavanquem e obtenham sucesso e ainda qual o comportamento do público-alvo.

Tipos de pesquisa de mercado

Para descobrir qual público-alvo e como a empresa deve atuar para vencer a concorrência e oferecer produtos e serviços de forma competitiva, a pesquisa de mercado é algo essencial. Por isso a pesquisa de mercado, tem diversas finalidades, o que pode diferir são os métodos e as técnicas utilizadas.

Este tipo de pesquisa visa coletar informações e analisá-las para avaliar quais as oportunidades da empresa e qual potencial de mercado que a empresa pode conquistar para que alcance a demanda e realize bons negócios.

Nas pesquisas sobre oportunidades de vendas podem ser descobertas também informações valiosas sobre o comportamento do consumidor, seus hábitos, perfil de consumo e outras características.

O próximo tipo de pesquisa poderá ser para descobrir como a empresa organizará a sua ação de vendas, ou seja, como a empresa colocará seus produtos e serviços na praça, qual o preço praticado, os complementares de vendas, como brindes e etc.

A pesquisa sobre ação de vendas visa também pesquisar sobre a atuação dos vendedores, quais os locais propícios para as vendas, quais os canais de vendas mais viáveis e qual canal de distribuição a ser utilizado.

Uma pesquisa de mercado bem elaborada poderá possibilitar á empresa uma ideia sobre a previsão de demanda, com tendências de consumo para seus produtos e serviços.

Métodos e técnicas de pesquisa de mercado

Entre os métodos de pesquisa estão os métodos: pesquisa primária e pesquisa secundária.


A pesquisa primária coleta informações de forma direta com dados obtidos em entrevistas por telefone, entrevistas pessoais, por mala direta ou por e-mail. O importante é que as informações sejam extraídas de forma individual, com o diferencial da opinião honesta e atual sobre produtos e serviços.

Na pesquisa primária é uma oportunidade para que a empresa perceba de forma mais dinâmica e atual qual a opinião dos consumidores sobre produtos e serviços.

Pesquisa secundária

A pesquisa secundária visa adquirir dados e informações de órgãos de pesquisas como o Ibope, o Datafolha, o IBGE e o IPEA.

A vantagem das pesquisas secundárias é que os dados e informações coletadas podem ser analisados de forma estratégica, o que dependerá do entendimento de mercado dos empreendedores e o uso dessas informações para constituir um planejamento viável.

Pelos dados secundários é possível analisar qual padrão de consumo local, quais hábitos de consumo, qual o potencial consumidor e etc.

Metodologias de coleta de dados

Como vimos, os dados podem ser coletados de forma primária e secundária, e ainda utilizar as metodologias quantitativa ou qualitativa.

Os métodos quantitativos trabalham com uma grande amostra de dados e precisam de métodos matemáticos como a estatística para desvendar os dados.

A coleta quantitativa é mais cabível em pesquisas primárias com a utilização de pesquisas por entrevistas com o uso de telefone, entrevistas domiciliares e centralizadas localmente.

Esta coleta quantitativa tem um grande número de respondentes e por isso, precisam dos métodos matemáticos para separação de dados por categoria para posterior análise.

Nesta coleta qualitativa acompanha o processo de pesquisa secundária e busca através dos dados coletados, compreender de forma mais dinâmica sem a contagem dos dados, informações valiosas para a empresa, informações como o comportamento do consumidor, frequência de compras, preferências e opiniões sobre determinado produto ou serviço.

Principais erros da pesquisa de mercado

Ao se realizar a pesquisa de mercado, os empreendedores podem cometer alguns erros, vejamos abaixo:

  • Utilizar apenas fontes secundárias – as fontes secundárias são aquelas que podem ser extraídas de fontes externas como dados de empresas de pesquisa como o IBGE, IPEA e outros.

Mas a desvantagem das pesquisas secundárias é o que os dados podem estar ultrapassados e, além disso, os dados secundários foram coletados por empresas terciárias e por isso não possuem a impressão que a empresa terá em reunir dados de maneira primária.

Ou seja, os dados secundários podem ser bastante artificiais partindo do princípio de que as empresas são diferentes e, portanto, o significado dos dados também o serão.

Na pesquisa primária os pesquisadores terão uma oportunidade de sentir o mercado e obter a experiência do campo de pesquisa.

  • Utilizar somente a internet – a internet é uma fonte rica de dados, mas utilizar somente a internet tem a desvantagem de encontrar informações que não sejam precisas Essas informações serão apenas úteis se o pesquisador ao invés de buscar somente dados, esteja buscando se aprofundar sobre o ramo de mercado no qual a empresa está inserida.

No início das atividades é necessário que os empreendedores se tornem especialistas no ramo em que a empresa atua.

O momento é de conhecer o mercado a fundo e descobrir como a empresa poderá planejar de forma estratégica, tática e concorrer no mercado.

Restringir o público pesquisado

Realizar as pesquisas somente com pessoas conhecidas ou pessoas que estão próximas é totalmente errado, portanto, as empresas que realizarem pesquisas devem abranger o possível público a ser pesquisado, pois restringir o público pode resultar uma visão míope e limitada do mercado.

As empresas que empreendem restringindo ou discriminando consumidores desde a pesquisa de mercado, já começam errando, não que o público-alvo seja tão extenso, o que acontece é que o momento de realizar a pesquisa de mercado é o momento de descobrir realmente o público-alvo.

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1 COMENTÁRIO

  1. Bem estou me preparando para iniciar uma criação de frango caipira sem agrotóxico. Estou situado em salvador. O mercado que desejo atingir primeiro são as pessoas que não querem aves cheias de hormônio. Segundo os praticantes da religião do candomblé como eu, que usamos para pratica religiosa nas feiras publicas, em lugar próprio para este tipo de negocio. Moro em um sitio com 5 mil metro onde posso criar até 1 000 frangos. Outro assunto, vi que vocês orientam quanto a empréstimo. Minha dúvida é se é valido tomar ou não de financeiras este tipo de empréstimo. Grato. Espero respostas, Antonio Luiz Figueiredo.

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