Muitos falam sobre administrar uma empresa, mas a verdadeira função de administrar uma organização consiste na arte e na técnica de dirigir, organizar e controlar uma empresa.
A administração é, portanto, um conjunto de ações que requerem planejamentos, pareceres, relatórios, projetos e outros documentos que auxiliam o cerne administrativo que é dirigir, organizar e controlar uma empresa.
A profissão do administrador foi regulamentada recentemente, assim que as empresas enxergaram a importância de um profissional que estruturasse a administração de forma que a empresa tivesse todas as suas decisões, operações, métodos de produção, qualidade, desempenho de forma controlada e que pudesse ser dirigida e organizada.
Dessa forma, estudiosos como John W. Riegel acreditam que o sucesso de uma empresa depende estritamente do êxito de seus gerentes em dirigir, organizar e controlar uma empresa de forma eficaz.
Funções administrativas para dirigir, organizar e controlar uma empresa
A administração para ser desenvolvida precisa de planejamento, controle, direção, organização e etc.
Dessa forma, tem-se que as funções administrativas precisam seguir técnicas e métodos que tornam possível os pilares com as respectivas funções administrativas, que são:
Criar objetivos – os objetivos surgem em uma empresa como um produto de planejamento prévio. Um planejamento que seja estruturado e que surja do planejamento de alguma situação que é real para a empresa e necessário, como planejamento de marketing, planejamento para a qualidade são necessários para o bom andamento da empresa e, portanto, na criação de objetivos e metas a serem alcançados.
Analisar – a análise dos problemas e situações reais da empresa é essencial para que a mesma constitua um posicionamento sólido diante do mercado e com possíveis soluções.
Solucionar problemas – essa função exige técnicas e métodos para o seu desenvolvimento e sempre está relacionada a problemas detectados na produção, gestão de pessoas e atendimento. O importante é que solução surja de uma análise sistêmica de todos os fatores relacionados.
Organizar e alocar recursos – essa função tão necessária, principalmente no início das atividades, reza que a empresa precisa de antemão organizar a sua capacidade produtiva e gerencial, com instalações ideais e pessoal. Para isso requer a alocação de recursos, o que também deve ser realizado de forma estruturada, organizada e estratégica.
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas – todas essas funções se resumem em uma só palavra: liderança. Liderar é isso: unir e envolver toda a equipe em um mesmo propósito e objetivo.
Negociar – negociar é uma função cada vez mais requerida para o sucesso de uma empresa e, atualmente, as técnicas de negociação buscam encontrar formas de ganha-ganha, ou seja, as decisões tomadas devem ser benéficas para todos, o que diminui problemas futuros e reforça parcerias.
Tomar decisões – tomar decisões é inevitável quando se administra, por isso, a empresa deve tomar suas decisões baseadas em dados e informações confiáveis, auxilio de métodos e técnicas que darão um respaldo para uma decisão acertada.
Mensurar e avaliar – saber mensurar com números é um dos fatores críticos de sucesso para as empresas, por isso é verdadeira a frase que diz que o que não se mede não se controla. Para controlar é necessário medir com eficácia, de forma que nada fuja ao controle, desempenho, indicadores financeiros e até qualidade no atendimento, pois tudo é passível de ser mensurado, basta encontrar indicadores, formas de medir e critérios de avaliação.
Avaliar – avaliar é outra função administrativa que precisa de análise e critérios para uma posterior decisão, nas empresas as avaliações podem acontecer desde a operacionalidade de máquinas e sistemas até a avaliação de desempenho de funcionários.
Teorias da administração e o dirigir, organizar e controlar uma empresa
As teorias da administração têm evoluído de acordo com as mudanças sofridas pelo mundo e as necessidades surgidas na sociedade no que tange produtos, serviços e atendimento em se dirigir, organizar e controlar uma empresa
A reestruturação das empresas diante das mudanças e demandas forma um ambiente ideal para novas teorias administrativas.
A evolução das teorias depende das necessidades e demandas de cada década, como também das abordagens. Dessa forma, para cada etapa vivida pela administração e suas tendências existe uma abordagem.
Tem-se a abordagem clássica, que tem início com a administração científica, e aborda temas como a importância da divisão de tarefas e controle de produtividade.
Como a teoria científica foi criticada como mecanizada e pouco humana, logo surgiu a teoria humanística com propostas de estudar com mais profundidade o ambiente de trabalho e a seguir vieram outras teorias com propostas de focar sistemas gerenciais, métodos, processos e objetivos.
Atualmente, em termos de administração de empresas, as organizações se preocupam com a abordagem sistêmica, com a gestão pela qualidade total em todos os processos e cadeia produtiva, na reengenharia e a valorização do Capital Intelectual.
Portanto, administrar é ter visão de futuro, responsabilidade social, visão de mundo, flexibilidade para mudar paradigmas e valorizar a gestão de conhecimentos.
Gestor na função de dirigir, organizar e controlar uma empresa
Para que o gestor possa assumir a condição de dirigir, dirigir, organizar e controlar uma empresa é necessário que tenha algumas habilidades. Entre elas:
Saber planejar – planejar é algo que deve ser realizado com uma visão do futuro. Para planejar é necessário que a empresa entre em um consenso sobre seus objetivos e metas e encontre modos de alcançá-los desse modo.
Organizar – organizar a empresa para atender as necessidades de produção e demanda, de acordo com o que a empresa propôs a oferecer e de acordo com os recursos que estão à disposição é o master da arte e ciência de organizar.
Liderar – saber liderar é cada vez mais importante para o sucesso das empresas e requisito importante nas seleções de empregos. A liderança é um comportamento e competência valiosa no mercado porque o desafio de integrar, criar uma gestão participativa e contar com funcionários comprometidos torna-se fator de sucesso e de competitividade.
Saber controlar – saber controlar é cada vez mais necessário para que a empresa consiga alcançar seus objetivos de curto e longo prazo, alcançar suas metas e avaliar desempenhos e analisar os vários aspectos críticos para o sucesso da organização.
Estas são somente algumas dicas para dirigir, organizar e controlar uma empresa.
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