
Planejamento Financeiro
Um dos principais indicativos de que uma empresa está sendo bem sucedida no mercado é a sua saúde financeira, ou seja, se ela está gastando mais do lucra é sinal de que algo está errado. Por isso, é necessário fazer um planejamento financeiro, que serve para colocar em ordem todas as receitas e despesas da empresa, determinando com detalhes o destino do capital que gira no negócio.
O planejamento financeiro caracteriza-se como uma projeção de receitas e despesas, que tem como objetivo identificar a situação econômica em que uma empresa se encontra. A partir dos resultados obtidos no planejamento financeiro é possível elaborar uma estrutura de aplicação do dinheiro disponível no negócio, direcionando o uso do capital para evitar eventuais desperdícios de recursos.
Elaborar um planejamento financeiro é fundamental para toda e qualquer empresa, independente do nicho de atuação ou porte. Com esta estratégia, o negócio pode organizar as suas finanças, tendo o controle total de quanto tem em caixa, quais são os valores que saem e entram e qual é a finalidade para a qual o seu dinheiro está sendo usado. Acompanhe abaixo mais informações sobre como fazer o planejamento financeiro da sua empresa.
1. Por Que Fazer o Planejamento Financeiro da Empresa
– Conhecer a Situação Financeira da Empresa
Um dos principais motivos para fazer o planejamento financeiro é para conhecer a situação em que a empresa está. Muitos negócios são negligentes com as suas finanças e só deixam para estudá-las quando já estão com a corda no pescoço, ou seja, devendo muito mais do que lucrando e à beira da falência. Através do planejamento financeiro, a empresa tem a oportunidade de se conscientizar de todas as questões que envolvem o seu capital, podendo se preparar melhor para o futuro.
Durante a elaboração do planejamento financeiro, o empresário lista com detalhes todo o dinheiro que entra na empresa em forma de lucro, quais são os gastos fixos e variáveis mensalmente, quais são os custos de operação, os valores destinados a investimentos, o que permite ter um panorama completo do negócio.
– Controlar as Finanças do Negócio
Através do planejamento financeiro, a empresa conhece todos os valores disponíveis no caixa da empresa, o que a permite ter um maior controle das suas finanças. Dessa maneira, é possível saber o quanto de dinheiro entra e sai e em que ele está sendo empregado, evitando gastos desnecessários ou que não tragam retorno para o negócio.
Com o controle das finanças, o empreendimento pode organizar-se melhor para fazer os seus planejamentos estratégicos, sabendo exatamente quando pode fazer novos investimentos e qual o valor que pode aplicar sem comprometer o seu orçamento mensal.
– Realizar Projeções

Uma empresa bem preparada é aquela que sabe o quanto lucra e gasta na atualidade e o quanto irá lucrar e gastar no futuro. Ao elaborar o planejamento financeiro, o negócio obtém as informações necessárias para projetar os seus ganhos e gastos no futuro, basta analisar como tem sido a constância dos valores que entram e saem do caixa da empresa.
Por meio da realização das projeções, o empresário pode evitar se pego desprevenido caso aos gastos e custos de operação aumentem, além de poder se programar para fazer novos investimentos e expandir as suas atividades conforme os valores que entram em forma de lucro no caixa.
– Supor Custos
Ao longo da sua existência, a área financeira de uma empresa se depara com custos fixos e variáveis, ou seja, aqueles que estão presentes no orçamento todo o mês como os salários dos funcionários e as compras dos fornecedores e os que ocorrem ocasionalmente como adquirir novos equipamentos de trabalho e a contratação de mão-de-obra temporária.
Com a utilização do planejamento financeiro é possível fazer a suposição de custos que a empresa terá nos próximos meses, fazendo uma reserva financeira para que possa custear as atividades fixas ou variáveis que são necessárias para o seu bom funcionamento sem o perigo de entrar em endividamento.
– Reconhecer as Oportunidades Para Direcionar o Negócio
A partir do momento em que a empresa faz o planejamento financeiro e passa a controlar os seus gastos e lucros, ela tem mais autonomia para economizar e fazer sobrar dinheiro em seu caixa. Tendo verba sobrando, o negócio fica livre para reconhecer as oportunidades para se direcionar. Assim, pode-se desenvolver projetos a longo prazo, investindo o seu dinheiro sem desfalcar o seu orçamento.
2. Como Fazer o Planejamento Financeiro
– Reconheça a Situação Atual da Empresa
O primeiro passo para fazer o planejamento financeiro é reconhecer a situação atual da empresa. Para que isso seja possível é necessário que o negócio avalie o tempo de atuação no mercado, o tipo de serviço que presta, qual é o público-alvo, a comunicação que realiza, os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.
Em seguida, a empresa também deve fazer um levantamento do seu patrimônio, considerando todos os bens que são de sua propriedade. Através deste balanço, a empresa pode definir com melhor precisão o tipo de planejamento financeiro que deseja fazer. Por isso, é indicado colocar todos os valores disponíveis no negócio em uma planilha.
– Prever Cenários Diferentes Para o Negócio
Uma empresa não pode advinha o futuro, mas pode se preparar para enfrentá-lo sem maiores transtornos. Sendo assim, a segunda etapa do planejamento financeiro empresarial consiste em prever cenários diferentes para o negócio, levando em consideração as variáveis do seu nicho de atuação, ou seja, as tendências do mercado.
Nesta etapa, também é recomendado que a empresa faça um alinhamento entre as suas receitas e a sua estrutura de gasto, comparando se o dinheiro disponível em caixa está compatível com os custos de operação. Através do resultado desta comparação, o empresário pode estabelecer novos valores da receita média mensal, bem como quanto deverá ser empregado para suprir as despesas fixas e variáveis.
– Definir o Objetivo Financeiro da Empresa
Após conhecer e listar as suas receitas e gastos, a empresa tem que traçar um plano de ação para garantir que o planejamento financeiro seja encerrado com sucesso. Por isso, comece definindo qual é o objetivo financeiro do negócio como, por exemplo, sanar determinada dívida, economizar certa quantia em dinheiro, iniciar um novo projeto que requer investimento, entre outros.
– Mapear as Ações Necessárias

Depois de ter definido o objetivo financeiro que a empresa tem é preciso mapear as ações que não necessárias para atingi-lo. Por exemplo, para fazer sobrar dinheiro em caixa, o empresário tem que cortar custos em determinadas áreas do negócio, ou criar uma política para aumentar as suas vendas. É importante que todas as ações para atingir a meta sejam descritas no planejamento financeiro.
– Criar Um Cronograma Para Atingir o Objetivo
A etapa final do planejamento financeiro consiste em criar um cronograma para atingir o objetivo estipulado. O cronograma deve ser realista, levando em consideração o tempo que a empresa levará para obter o dinheiro que precisa ou que receberá o retorno do investimento que está fazendo.
– Mensurar Resultados
O planejamento financeiro deve ser feito periodicamente como, por exemplo, para organizar cada semestre de atividades da empresa ou para realizar um novo investimento. Para compreender o desempenho da empresa durante este período, o ideal é mensurar os resultados obtidos através do planejamento financeiro, analisando se o objetivo foi atingido e de que forma isso aconteceu, o que permite corrigir os erros e potencializar os acertos.
Deixe um comentário