o que é marketing

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Descubra o que é marketing e como implementar boas campanhas de marketing na sua empresa

O que é marketing e como iniciar na sua empresa

Já se perguntou o que é marketing? Como ele funciona? O que é preciso para construir uma boa campanha de marketing? Estas são perguntas que recebemos frequentemente, por isso criamos um conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre marketing.

Aqui você entenderá:

#Conceito: o que é marketing

#Características do marketing

#Marketing online x marketing físico

#Marketing inbound e outbound

#Novas opções de marketing baratas

#Tipos de marketing

#Dicas para obter bons resultados com marketing

Confira agora mesmo o que é marketing e tudo sobre o assunto:

O que é marketing: Conceito

O conceito de marketing que melhor identifica o marketing na atualidade, ao nosso ver, é o conjunto de técnicas, estratégias e métodos que objetivam o desenvolvimento das vendas (aumento/fidelização/estabilidade) levando em consideração os 4 os (características):

  • Preço;
  • Praça;
  • Produto;
  • Promoção;

Embora o marketing tenha estas características específicas, com o avanço do marketing digital, podemos entender como marketing toda a atitude com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente, imagem da empresa ou impacto positivo direto na comercialização de serviços/produtos.


Características do Marketing: os 4 os

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O produto, promoção, preço e praça são as 4 características básicas do marketing

Também conhecidos como o composto do marketing, são considerados os pilares, nos quais as estratégias se desenvolvem. Vale ressaltar, com o desenvolvimento do marketing digital, criou-se novas formas de estratégias, contudo, em se tratando de marketing presencial, ainda se utilizam estes 4 preceitos.

Preço: o preço refere-se ao valor, forma de pagamento e demais influenciadores que atacam diretamente o poder aquisitivo de compra.

Praça: é o local em que o produto será comercializado. Podemos citar como estratégias de marketing voltadas para esta característica: venda em feiras, e-commerce e até mesmo em estabelecimentos de terceiros em forma de parceria.

Produto: são ações voltadas para as características e valores do produto (quanto o produto vale para o consumidor). É importante sempre ter definido exatamente as características, vantagens, desvantagens do produto, além de pensar nas formas de moldá-lo.

Promoção: a promoção deriva da palavra ‘promover’, ou seja, é toda a ação/estratégia voltada para divulgar o produto, seja em seu lançamento ou no dia a dia, com o intuito de estabilizar ou aumentar as vendas.

Estas são as características do marketing físico ou seus pilares básicos a partir do qual são criadas estratégias para melhorar o desempenho das vendas de um produto ou serviço da empresa.

Marketing online x marketing tradicional (físico)

Cada vez mais aumenta a discussão sobre marketing online x marketing físico, qual é melhor?

O que acontece é que não se pode dizer que um é melhor que outro, pois, muitas vezes, trazem resultados e atingem públicos diferentes. O que acontece é que, no marketing online, tem-se uma maior especificação da persona (público-alvo), custo reduzido e possibilidade de utilizar métricas para avaliar o desempenho da campanha, o que é quase impossível nas campanhas tradicionais.

Acontece que, ainda, muitas pessoas tem receio de comprar por propagandas de marketing online, nestes casos, o marketing tradicional pode resolver o problema.

Por isso, podemos dizer que ambas as formas são efetivas e trazem resultados, contudo, deve-se avaliar o objetivo da marca e claro, orçamento!

Campanhas tradicionais tendem a regionalizar as vendas e dar mais autoridade para a empresa do que marketing online, muito embora seja possível segmentar as campanhas online por localidades.

Avalie com cuidado e faça um plano de marketing, isso permitirá descobrir exatamente qual é a melhor opção de marketing para a sua empresa, inclusive, se ambas.

Marketing Inbound e Outbound

Hoje é frequente ouvir falar em inbound ou outbound marketing, também conhecidos como marketing quente e frio.

Embora tenha sua utilização principal no marketing online, também pode ser utilizado em campanhas físicas, e acredite, traz excelentes resultados.

Inbound marketing nada mais é do que utilizar de estratégias para atrair o público-alvo, ou seja, o objetivo é que as pessoas que possam ter interesse no seu nicho de mercado e produto procurem você. Um exemplo desta estratégia é a produção de conteúdo relevante, assim, as pessoas buscam por aquele conteúdo relacionado ao seu nicho e, consequentemente, acabam comprando da sua empresa.

Esta forma tende a trazer melhores resultados, pois elimina parte das objeções da compra, além de ‘educar’ o cliente para que se interesse pelo produto de forma sutil e natural.

Outbound marketing se trata de oferecer produtos para as pessoas, sequer sabendo se elas têm ou não interesse. É o caso dos anúncios online. Na esfera física, podemos destacar os outdoors e panfletagem. Perceba, você está oferecendo um produto sem que a pessoa tenha interesse naquele produto ou nicho, o que é mais difícil de convencê-la a comprar.

Novas opções de marketing baratas

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As redes sociais são novas opções para fazer marketing barato

Criamos um tópico específico para o crescimento das redes sociais, nas quais é possível fazer marekting quase de graça (senão de graça) e atingir boa parcela de potenciais clientes.

Além disso, devido a monetização pelos proprietários das plataformas, tornou-se possível fazer anúncios patrocinados/pagos, segmentando para um determinado público e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão.

Por exemplo: Homem, 32 anos, gosta de esporte, pratica futebol (você vende materiais para praticantes de futebol).

Assim, podemos destacar algumas das principais redes sociais e que pode ser interessante você trabalhar as campanhas de marketing:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • Youtube (ótimo para gerar credibilidade à marca);

Estas são as redes sociais mais utilizadas, embora existam outras como o Google+ e o Pinterest, concentrar seus esforços nas acima mencionadas já estará de “bom tamanho”. Cuidado para não dispersar.

Tipos de Campanhas de Marketing

É possível destacar alguns tipos de campanhas principais de marketing, quem sabe você possa se basear para escolher o foco da sua:

  • Marketing direto: através de informações específicas dos potenciais clientes são feitas propagandas diretas, como é o caso das ligações por atendentes ou envio de correspondência para a residência. Cuidado para que o potencial cliente não veja sua marca como cansativa e insistente;
  • Marketing indireto: são propagandas veiculadas em momentos que o potencial cliente não está esperando, como é o caso de anúncios em rádios ou entre programas televisivos;
  • Marketing social: é aquela espécie de marketing “humanitário”, ou seja, a empresa apoia eventos sociais, que visam gerar maior visibilidade e, acima de tudo, credibilidade para a empresa;
  • Marketing viral: tem se tornado uma das espécies de marketing mais “almejadas” pelos empreendedores. O marketing viral objetiva tornar uma propaganda compartilhável, costuma ser utilizado na esfera online, principalmente em redes sociais como Facebook e Instagram;
  • Endomarketing: são estratégias voltadas para a parte interna da empresa, desde a forma de atendimento ao cliente até o sistema de controle de estoque, objetivando um melhor desempenho e experiência do cliente;
  • Marketing de relacionamento: são estratégias que visam melhorar o relacionamento cliente x marca. Um exemplo disso pode ser o programa de fidelização ou até mesmo um pós-venda efetivo;
  • Marketing digital: são estratégias voltadas para as mídias online, seja blog, motores de buscas, redes sociais, entre outras;
  • Marketing de conteúdo: é uma “nova” metodologia de marketing, na qual se produz conteúdo relevante para atrair o público alvo, captar dados pessoais e iniciar um funil de venda.

Estas são os tipos de marketing mais comuns e utilizados atualmente, com certeza algum deles será perfeito para a sua empresa e resultado almejado.

Dicas para obter bons resultados com marketing

O marketing efetivo e que realmente preencha resultados exige um bom planejamento e, acima de tudo, estudo sobre a estratégia e campanha que será utilizada.

O prévio estudo impedirá você de iniciar uma campanha de má qualidade ou que não atinja os objetivos, então não o deixe de lado.

Este planejamento deve conter:

  • Tipo de campanha;
  • Objetivo;
  • Metas;
  • Cronograma;
  • Estratégias utilizadas;
  • Orçamento;
  • Expansão;
  • Previsão de pessoas atingidas;
  • Taxa de conversão esperada;
  • Responsáveis por cada função;
  • Produto e serviço que será alvo da campanha;

Juntamente com o planejamento, prepare-se para seguir à risca o cronograma, e lembre-se, imprevistos sempre irão acontecer, então procure planejar soluções diversas para cada potencial problema que pode surgir.

Agora que já sabe o que é marketing e como iniciar na sua empresa, pronto para aumentar suas vendas? Comente!

 

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