Marketing Digital



Marketing digitalMarketing Digital: Torne seu negócio lucrativo utilizando a internet Passo a Passo

O marketing digital tem revolucionado as vendas e publicidade na internet, fazendo com que pequenas empresas ou empreendedores digitais aumentassem seu faturamento e pudessem viver apenas deste meio.

O que é e como fazer marketing digital, você já se perguntou? SEO (search engine optimization), campanhas em mídias sociais, anúncios, SEM? Aprender exatamente como fazer o seu marketing na internet pode fazer toda a diferença, e é por isso que vamos ensiná-lo.




Entenda mais sobre marketing digital e use a internet para tornar seu negócio mais lucrativo e procurado.

O que é Marketing Digital

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Toda a campanha ou atitude tomada para fazer de uma marca, empresa, pessoa ou atividade conhecida através da internet pode ser considerado marketing digital.

De forma resumida, dizemos que mkt digital é toda atividade online utilizada para atrair clientes, criar identidade e relacionamento, ou, de alguma forma, beneficiar um negócio/empresa/pessoa.

Vantagens do Marketing Digital

Cada vez mais novos empreendedores online investem seus recursos financeiros em marketing digital, deixando de lado os custos com campanhas de publicidade tradicionais. Você já se perguntou o porquê?

A razão é simples:




“As vantagens do marketing digital são maiores que propagandas offline”.

Reunimos as principais vantagens do marketing online para você entender:

Baixo investimento

O marketing digital custa mais barato do que o convencional, tendo-se, na maioria das vezes, uma taxa de retorno de investimento mais atrativa.

Isso acontece porque as estratégias de marketing digital têm preços baixos, como é o caso de anúncios em mídias sociais ou motores de busca, em que, com poucos centavos, consegue-se atingir um potencial cliente.

Métricas (mensuração de resultados)

Esta talvez seja uma das vantagens mais atraentes do marketing digital, pois permite que você mensure e obtenha informações precisas sobre as campanhas, descobrindo se está ou não valendo a pena, permitindo decisões assertivas.

Dentre as métricas utilizadas destacam-se:

  • Custo de aquisição de cliente;
  • Custo do marketing para aquisição do cliente;
  • Valor do tempo de vida (Lifetime Value);
  • Tempo de retorno de investimento;
  • Retorno sobre investimento;
  • Taxa de abertura de e-mails (quando se utiliza e-mail marketing);
  • Custo por Clique (CPC);
  • Fontes de tráfego;
  • Tráfego total;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência no site;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Taxa de conversão (CVR);
  • Engajamento e taxa de respostas;
  • Custo por lead;
  • Índice de retorno;

Quando se trabalha com marketing digital é importante escolher de 3 a 4 métricas no máximo, caso contrário poderá encontrar confronto de dados e ter dificuldades em avaliar e tomar decisões.

Ferramentas para auxiliar

Com o desenvolvimento da internet e a utilização para fins econômicos, surgiram centenas de ferramentas e aplicativos para auxiliar no marketing digital das empresas, isso traz facilidade e permite que, pessoas até mesmo inexperientes, consigam bons resultados.

Comodidade

Marketing digital
Uma das vantagens do marketing digital x convencional é a comodidade

Você pode acompanhar tudo da sua casa, através de seu computador ou acessando plataformas específicas. Esta comodidade tem sido um dos atrativos para migração das campanhas convencionais para online.

Segmentação de público alvo

O que acha de atingir apenas o seu público alvo? Aquelas pessoas que tendem a ter interesse no seu produto? As plataformas como Facebook e Google possuem preferências de segmentação de público, podendo-se descrever as características desejadas.

Por exemplo: Mulher, 26 anos, graduada, curso X, interesses em viagem e maquiagens, ou, buscando por termos como: comprar maquiagens.

Com isso tem-se uma taxa de conversão de pessoas em clientes, reduzindo ainda mais o custo e aumentando a lucratividade.

Automação de marketing

Está analisando o trabalho que terá para conseguir fazer as campanhas de marketing digital e mantê-las rodando?

Com a automação de marketing e softwares específicos é possível criar uma única vez e deixar com que as plataformas e programas façam o resto. O que achou?

Estratégias de Marketing Digital

Então, quais são as estratégias de mkt digital que podem ser utilizadas para conseguir bons resultados nas mídias online? Vamos trazer as que costumam produzir melhores resultados para os empreendedores:

SEO – Otimização para Motores de Busca

SEO ou sua nomenclatura em inglês Search Engine Optimization corresponde a estratégias de organização de conteúdo/estrutura do site ou blog para melhorar o ranqueamento das palavras chaves nos motores de busca.

Pode ser feita de forma gratuita ou contratando-se um profissional especializado.

SEM – Ações de Marketing Digital em Motores de Busca

São ações voltadas para obter clientes/visitantes através de motores de busca, como é o caso do Google, Bing, Yahoo e etc.

Normalmente são pagas, é um “contrato” que você faz com os motores de busca para que mantenham o seu site entre os primeiros resultados em determinadas palavras chaves, claro, mediante o pagamento por clique no link.

As palavras chaves a serem ranqueadas são escolhidas pelo próprio anunciante (você).

PPC – Pagar por Clique

Pagar por clique. Esta técnica é utilizada com pouca frequência por empresas, pois a taxa de conversão em clientes é baixa. Trata-se de sites que mantém “usuários”, exibindo anúncios da sua empresa e, quando clicado, você paga um valor por clique.

Mídia de Display

A mídia de display é considerada recente e, com a utilização do remarketing, tem sido cada vez mais utilizadas. Nada mais é do que aqueles anúncios gráficos ou textos que são exibidos em sites/blogs vinculados ao Google.

Remarketing: registra pessoas que já tiveram contato com seu site e passa a exibir seus anúncios para ela, aumentando as chances de conversão.

Outro fator que aumentou a utilização da rede de display é o registro de cache de buscas, exibindo anúncios relacionados com o que o usuário tem pesquisado.

E-mail Marketing

Estudos apontam que uma pessoa precisa, em média, 4 a 6 contatos com um produto/empresa para adquirir o produto. Ou seja, manter um relacionamento com o cliente é fundamental.

Por isso o e-mail marketing se tornou uma ferramenta tão utilizada pelos empreendedores digitais. Através dele você pode manter um relacionamento com o cliente, prepara-lo e posteriormente vender seu produto.

Dicas de como fazer marketing digital

Embora existam ferramentas e métricas para auxiliar nas campanhas de marketing digital, algumas dicas podem diminuir seus gastos e aumentar seus resultados, veja:

Faça um orçamento

Crie um orçamento inicial para gastar com as campanhas e divida-o corretamente. É comum “empolgar-se” ao ver os resultados e gastar mais do que deveria ou realmente necessita.

Faça um planejamento estratégico

Você precisa ter um planejamento das campanhas, mantê-las organizadas e, acima de tudo, mensurá-las. Trace metas com as campanhas e seja rigoroso em atingi-las.

Lembre-se de utilizar as métricas

Avaliar as campanhas e estar sempre atento as métricas fará com que você tome as decisões corretas ao alterar o foco do investimento, estratégia e até mesmo o investimento financeiro.

Esteja sempre reavaliando

Quando se trata de marketing digital, reavaliar as estratégias e estar disposto a alterá-las. Em média, 2 a 3 meses são mais do que suficientes para verificar se a sua campanha está ou não tendo bons resultados.

Visitas não são clientes

Cuidado para não se iludir com as visitas em seu site, lading page ou até mesmo e-mails captados, isso não é sinônimo de vendas. É importante? Sim, mas acima de tudo é preciso convertê-los.

Espero tê-lo ajudado com o marketing digital da sua empresa. Comente e deixe suas dúvidas!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here