MASP – Ferramenta administrativa



MASP – Ferramenta administrativaO que é o MASP?

MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas que utiliza o ciclo PDCA através de oito etapas.




O objetivo desta ferramenta de qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou processos dentro da empresa.

As etapas do MASP dividem-se em:

  1. Identificação do problema
  2. Observação
  3. Análise
  4. Plano de ação
  5. Ação
  6. Verificação
  7. Padronização
  8. Conclusão

MASP e PDCA

Como já dissemos, o MASP possui relação direta com o PDCA. Assim, suas etapas estão ligadas ao ciclo da seguinte forma:

Plan: etapas 1 a 4;




Do: etapa 5;

Check: etapa 6;

Action: etapas 7 e 8.

Embora pareçam totalmente iguais devido a relação entre suas etapas, as diferenças entre o MASP e o ciclo PDCA estão:

  • O ciclo PDCA é um método de solução de problemas, onde as causas dos problemas são investigadas através dos fatos, causas e efeitos, de maneira detalhada a fim de oferecer medidas planejadas.
  • O MASP é uma ferramenta sistêmica utilizado para solucionar uma situação de insatisfação que pode acontecer devido a um desvio de padrão ou objetivo, que leva a diversas alternativas de ação.

Importância do MASP


O MASP é uma peça fundamental para manter a qualidade de maneira controlada. Ele pode ser usado para acabar com diversos erros da empresa, ajudando a direcionar os processos e colaborando sempre para a melhoria da qualidade.

Um fator de grande importância do MASP é que ele trabalha através de dados e fatos e não apenas de “bom senso” ou “intuição”, tornando este processo de decisão mais racional e evitando assim perda de tempo e dinheiro.

Como o maior objetivo do MASP é aprimorar serviços e produtos, uma de suas conseqüências é o aumento de lucro da empresa. E mais: ele pode ser utilizado em um setor, vários deles ou individualmente.

Como realizar as etapas do MASP

Para utilizar o MASP em sua empresa e aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta administrativa é preciso conhecer passo a passo todas as suas etapas a fim de conseguir o melhor resultado possível. São elas:

– Etapa 1 – Identificação do Problema

A primeira etapa do MASP consiste em identificar e determinar com exatidão qual o problema existente. Para isso, ele deve ser detalhado da melhor forma possível, se possível até com uso de porcentagens e dados que ajudem a verificar a falha de um equipamento ou processo.




Depois da identificação do problema é preciso definir metas (mais uma vez bem detalhadas) e bons indicadores que possam ajudar na conclusão dos resultados. Deixe para descobrir as causas do problema em outro momento, agora apenas identifique-o.

– Etapa 2 – Observação

Este é o momento de observar o problema que foi identificado para poder coletar o maior número de informações possíveis com o objetivo de ajudar na solução do problema.

Vale ressaltar que também não é o momento de buscar as causas e questionar as origens do problema.

Exemplos de ferramentas que ajudam na coleta de informações desta fase de observação do MASP são: folha de verificação, diagrama de Pareto, brainstorming, histogramas, gráficos de controle, entre outras.

– Etapa 3 – Análise

Nesta terceira etapa do MASP, as informações e dados coletados na etapa de observação devem ser analisados. Se você estava querendo descobrir as possíveis causas do problema, chegou o grande momento.

Algumas dicas que podem ajudar é comparar se o problema acontece sempre nas mesmas épocas, horários ou situações parecidas.

O diagrama de Causa e Efeito pode ter utilizado junto com o brainstorming para achar os motivos do problema. No momento de verificar a prioridade das causas, a matriz GUT e o gráfico de Pareto poderão ajudar.

– Etapa 4 – Plano de ação

É o momento de planejar suas ações no MASP e a melhor ferramenta para auxiliar na montagem de um melhor plano de ação para a resolução do problema é o 5W2H.

Lembre-se que você deve atentar-se as causas do mesmo no momento de realizar o plano de ação no MASP e não ao problema em si, pois agir contra ele mesmo seria como “dar tiros no escuro”.

– Fase 5 – Ação

Chegou o momento de agir, ou seja, executar o seu plano de ação que foi feito na etapa anterior do MASP.

É muito importante que as pessoas envolvidas neste projeto de melhoria estejam treinadas e capacitadas para ajudarem no projeto. Se considerar que a equipe não está preparada, antes de executar alguma coisa, faça um treinamento. Embora pareça perda de tempo, é na verdade ganho dele.

– Etapa 6 – Verificação

A verificação no MASP nada mais é do que ver se tudo ocorreu da maneira planejada, desde prazos, custos estimados, resultados e até as metas iniciais.

É uma fase muito importante para analisar se tudo está ocorrendo conforme esperado.

– Etapa 7 – Padronização

Como já houve a verificação dos resultados, agora é possível ver se as ações tomadas trouxeram benefícios para a empresa. Se sim, é importante que elas sejam padronizadas para mudar a operação de alguns processos e manter a qualidade dos mesmos.

Dicas de ferramentas administrativas que ajudam na padronização são fluxogramas e POP’S.

– Etapa 8 – Conclusão

Finalmente você passou por todas as outras etapas do MASP e chegou à conclusão.

Para que tudo fique documentado e a qualidade possa ser mantida, é importante avaliar as experiências obtidas e arquivar documentos e informações utilizados na solução do problema porque os mesmos podem ser úteis depois para problemas semelhantes.

Depois de realizar as oito etapas do MASP com certeza terá solucionado seu problema e aumentado a qualidade de seus produtos e serviços. Então aproveite as vantagens dessa ferramenta administrativa e utilize hoje mesmo o MASP em sua empresa para ganhar muito mais dinheiro.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde,

    Marco gastaria de saber se você tem algum modelo que eu possa seguir para fazer um relatório MASP, pois até agora só vi teorias, gostaria de saber na prática, utilizada em alguma empresa.

    Att.

    Cristiane Venâncio

    :
  2. olá preciso saber quem é o autor e desse artigo e a data em que foi postado pois irei usa-lo como referencia em um trabalho escolar

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here