O marketing empresarial é responsável direto pelo sucesso de uma empresa, ele é responsável por tornar o produto/serviço visível e procurado. Aprenda agora tudo sobre marketing empresarial!
O bom desempenho de qualquer empresa dependendo de alguns pilares básicos como, por exemplo, produtos ou serviços de qualidade, bom atendimento ao público e marketing. Para conseguir um bom resultado em uma empresa é preciso investir em Marketing, isso é fato! Não divulgar a marca significa não atrair novos clientes interessados em consumir os produtos/serviços.
Sendo assim, é de fundamental importância prezar pela qualidade do produto oferecido e atender bem o público, mas principalmente saber como divulgar isto da maneira certa para atingir o público-alvo. Porém, algumas empresas erram neste quesito pelo fato de entender o marketing apenas como a divulgação de algo, mas não é bem assim, existe todo um estudo e estrutura que devem ser postos em prática antes de iniciar uma campanha, pois isto evita erros e ajuda a alcançar os objetivos com maior facilidade.
Conheça a “regra” básica do marketing, é ela: os 4 ps do marketing.
Portanto, para você que trabalha com marketing ou tem a sua própria empresa e carece de uma publicidade adequada ao seu perfil, nós iremos trazer aqui tudo que você precisa sobre marketing empresarial e como aplicá-lo corretamente no seu dia a dia. Pronto?
Teoricamente, o marketing empresarial pode ser definido como um conjunto de estratégias que são elaboradas a curto e médio prazo, tendo como objetivo orientar e direcionar o nível de serviços e bens, desde o local em que são desenvolvidos até o destino final, visando aumentar a visibilidade da marca e consequentemente aumentar as suas vendas e lucratividade.
Conheça as estratégias de marketing de vendas, irá ajudar bastante.
Conforme já foi dito anteriormente, o marketing empresarial não é a mera divulgação da marca ou de um produto, pois ele envolve diversas questões. O marketing empresarial compreende um estudo para analisar as necessidades da empresa, a receptividade do público-alvo e objetivos a serem alcançados. Trata-se de um projeto que é desenvolvido e adaptado de acordo com o perfil de cada instituição.
O marketing empresarial é essencial para o bom desempenho de qualquer empresa, independente se ela é de pequeno, médio ou grande porte. Ao adotar os métodos do marketing empresarial e executá-lo do modo correto, consequentemente a empresa irá aumentar a sua visibilidade, de modo a aumentar o consumo daqueles que já são clientes e chamar a atenção dos potenciais clientes.
Já ouviu falar na teoria comportamental?
Ao executar o marketing empresarial, a empresa fica atualizada, de maneira a acompanhar as principais tendências do mercado, estuda a concorrência e desenvolve métodos de enfrentá-la com igualdade, fideliza os seus clientes, além de aumentar as suas vendas e consequentemente o seu lucro.
Chegou o momento de saber como desenvolver o marketing empresarial corretamente para minimizar os erros e aumentar as possibilidades de colher bons resultados.
Lembrando que cada empresa pode praticar o marketing‘ empresarial de diferentes formas, objetivando a que mais se adapte ao perfil da empresa e que tenha o condão de efetivar o maior número de clientes do seu público-alvo. É importante frisarmos que a campanha deve ser feita focando o público-alvo e não de forma geral.
É necessário realizar um estudo para descobrir qual é a situação atual da empresa. Somente assim é possível descobrir qual é o seu índice de visibilidade, fluxo de vendas, lucratividade, principais concorrentes, onde está acertando e errando. A partir destas informações, pode-se estabelecer metas a serem alcançadas em um determinado prazo.
Ao saber a posição em que a empresa se encontra, torna-se possível trabalhar os aspectos com maior défit, consequentemente, você economizará tempo, já que pode se concentrar em “pequenos” focos.
Você sabe quais são os erros cometidos por uma empresa?
Aqui está outro fator que tem importância acima da média. O planejamento corresponde a todo o corpo do que você irá fazer, mas com uma vantagem, ainda não gastou nada para ter essa noção. Com o planejamento, além de você conseguir direcionar suas atitudes, também é possível descobrir os custos e as possibilidades de erros e acertos.
Aprenda o que é planejamento estratégico.
Para qualquer coisa que se deseja realizar dentro de uma empresa é necessário ter planejamento, pois tem-se que haver um ponto de partida e outro de chegada, nos quais os transtornos devem ser evitados durante este percurso. Portanto, levando em consideração os dados que foram levantados na etapa anterior, é recomendado montar um planejamento de marketing, que tem que compreender o envolvimento de todos os setores.
O planejamento deve conter orientações para todos os setores que irão trabalhar para colocar as campanhas de marketing empresarial em prática, também é necessário metas a serem alcançadas e os seus respectivos prazos, por exemplo, aumentar o número de seguidores nas redes sociais, acessos mensais e de clientes.
Mantenha sempre uma meta para as suas ações realizadas, porém, não estabeleça objetivos “impossíveis”, é preciso que exista a possibilidade de alcançá-los.
Já pensou em trabalhar sem sair de casa? Veja nossa relação de trabalhos em casa.
Um erro muito comum entre as empresas de pequeno e médio porte é abrir mão de criar um blog ou site da marca, justamente por pensarem que isto é coisa de empresas conhecidas nacionalmente e com um grande número de clientes. Ao fazer isso, elas estão perdendo uma ótima oportunidade de expandirem os seus negócios e tornarem-se lucrativas.
Esses meios comunicativos estão entre os mais acessados pelos consumidores, existem milhares de pessoas todos os dias navegando em sites, blogs e redes sociais, e pode ter certeza, parte delas são da sua região.
Leia nosso texto sobre como o Facebook mudou a realidade empresarial que irá mudar seu pensamento.
Portanto, hoje em dia não tem jeito, por mais que a sua empresa seja bem pequena, é mais do que recomendado elaborar um site ou blog, no qual devem ser divulgadas informações como a história da marca, os seus donos, o serviço ou produto que são comercializados, preços e contatos telefônicos. Além disso, também vale ressaltar que a página deve ser alimentada regularmente, pelo menos uma vez por semana, pois não há nada pior do que visitar um site e se deparar com um espaço virtual abandonado.
Assim, as redes sociais servem para todas as empresas, com certeza para a sua também!
O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para ter um marketing empresarial bem sucedido, que consiste em captar o e-mail do público-alvo de forma espontânea e enviar conteúdos e promoções diariamente e com uma frequência determinada.
Vale lembrar que a empresa não deve mandar os e-mails constantemente, pois isto fará com que o internauta a coloque na lista de spam, fazendo com que o seu conteúdo não seja visualizado, o que consequentemente diminui a eficácia do marketing e causa uma má reputação entre os internautas. Além disso, também tem que haver a opção de sair da lista de e-mails.
Os e-mails enviados para os clientes devem ter um conteúdo relevante e precisam estar de acordo com o perfil do consumidor, afinal de contas, se a pessoa está interessada em comprar sapatos, certamente ela irá rejeitar anúncios de vendas de acessórios de pescaria. Portanto, saiba identificar qual é a sua fatia de clientes e filtros no seu site, de modo a rastrear os passos dos internautas dentro da sua página.
Conhecer um pouco sobre administração sempre ajuda, por isso, conheça nosso texto sobre fundamentos da administração.
Na atualidade, as redes sociais concentram a maior parte do público que acessa a internet diariamente, logo, esta é um excelente local para divulgar a sua empresa e produtos. O ideal é criar perfis da sua empresa em todas as plataformas como, por exemplo, Twitter, Facebook e Google+.
Que tal aprender de uma vez por todas a fazer marketing digital? Aproveite nosso texto sobre marketing digital em redes sociais.
Porém, estar nas redes sociais não é tudo, pois é preciso saber como se comportar nestes ambientes virtuais. Adapte a sua linguagem ao vocabulário do seu público-alvo e às ferramentas disponíveis em cada plataforma como o uso de hashtag que destaca o textos, além de usar frases com palavra-chave, visando aumentar o número de acessos e seguidores.
Nas redes sociais também é importante interagir com os clientes, oferecendo os seus serviços, mas também sabendo ouvir as sugestões, reclamações e ajudando no esclarecimento de dúvidas, estes são pontos essenciais para fidelizá-los.
Ainda pouco usado no Brasil, o Help Desk é uma ferramenta muito utilizada para beneficiar o marketing empresarial nos Estados Unidos. Trata-se de um software instalado no site da empresa, no qual o cliente pode ter acesso a todas as informações dos produtos, formas de pagamento e recebimento das mercadorias. Dessa maneira, evita-se que o internauta deixe de comprar um produto porque não teve todas as suas perguntas respondidas.
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Importante frisar que o marketing e vendas costumam “andar” juntos.
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