Conheça 14 formas diferentes de mostrar sua empresa para seu público alvo e conquistar mais clientes sem depender da Internet
Com o surgimento da Internet as empresas passaram a utilizar essa ferramenta como forma adicional de divulgação de suas marcas. Porém, hoje em dia, muitas empresas gastam mais recursos em ações online do que offline.
Neste artigo você irá aprender como conquistar mais seu público alvo fora do meio digital sem gastar muito dinheiro. Somando essas ações offline com as ações online de marketing, sua empresa estará sempre presente na mente de seus clientes.
Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, uma pessoa recebe, diariamente, cerca de 3000 apelos ao consumo. Esses apelos podem ser nos meios físico ou virtual. No entanto, apenas uma média de 200 desses apelos serão lembrados. Todo o restante é desperdiçado.
Sendo assim, você precisa investir nas formas tradicionais de propaganda, sejam elas online ou offline, mas sempre sendo criativo e buscando novas formas de chamar a atenção do seu cliente.
Abaixo estão listadas as formas de marketing offline que vem primeiro à mente de qualquer empreendedor. Não subestime a eficácia dessas ações. Aperfeiçoe e inove em cada uma delas.
Divulgar em jornais e revistas ainda é uma boa alternativa. Você deve saber selecionar aquelas publicações que oferecem o melhor custo benefício na sua região, além de serem voltadas para o seu público alvo. Por menos de R$ 100,00 é possível colocar um anúncio na sessão de classificados de um jornal de grande circulação.
As revistas podem ser um pouco mais caras, mas, dependendo do nicho de mercado que você queira alcançar, podem ser uma boa alternativa. Por exemplo, se sua empresa vende produtos ou serviços para o setor automotivo, publicar um anúncio em uma revista sobre carros é uma excelente oportunidade de estar presente onde seu cliente está. Não se esqueça de buscar apoio profissional no momento da elaboração da peça de divulgação.
Da mesma forma que os jornais e revistas, a divulgação em rádios é bem comum e tradicional, mas muito eficaz. Busque por rádios comunitárias e pequenas na sua região para que possa obter o melhor custo x benefício.
Parece incrível, mas muitos empreendedores não possuem um simples cartão de visitas. Apesar de ser uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação muitas empresas não dão o devido valor a esse item. Mil unidades de cartões de visitas custam, em média, R$ 50,00 e qualquer gráfica estará apta para lhe prestar esse serviço.
Dependendo da sua área de atuação será interessante também investir em catálogos impressos para seus produtos. Dê atenção principal ao design. Procure um bom profissional de design gráfico para que possa fazer uma arte bem elaborada e que chame a atenção.
Uma dica interessante para elaboração do seu material impresso é utilizar papel reciclado. Empresas que demonstram consciência ecológica estão ganhando destaque no cenário atual.
Quem nunca recebeu um calendário e uma caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra. Apesar de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para surpreender seu cliente. Fuja do tradicional calendário com caneta e busque, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do mercado.
Nem sempre os brindes mais caros são os mais eficazes. A palavra chave para agradar seus clientes com brindes é: novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas.
Se o seu negócio envolve uma loja física, uma boa opção de propaganda é utilizar carros de som. O custo por hora é baixo e tem a questão da mobilidade que deve ser levada em consideração. O carro de som irá percorrer vários bairros de sua cidade e isso aumenta o impacto dessa ação de marketing.
Seja com carro de som ou trio elétrico, fique atento se na sua cidade existe alguma restrição a esse tipo de ação promocional e oriente o condutor para evitar fazer sua rota em locais próximos a hospitais e escolas.
Os outdoors, apesar de terem um custo elevado, podem ser uma boa alternativa se a localização que você escolher para instalar sua propaganda for em um área de passagem dos clientes que você queira alcançar.
Outdoors com poucas cores tendem a ser mais baratos do que os que utilizam fotografias. Aproveite e veja com a empresa de publicidade os descontos que serão oferecidos para a contratação em quantidade.
Uma forma de marketing muito comum nos centros das grandes cidades é a panfletagem. Por ser de baixo custo, muitas empresas, principalmente de crédito consignado e compra e venda de metais preciosos (ouro, prata, etc), optam por esse tipo de divulgação.
Então avalie bem se valerá a pena utilizar a panfletagem para divulgar seus produtos e serviços e tente inovar para chamar a atenção e não ser apenas mais um papel no chão.
As idéias abaixo são simples, porém pouco exploradas pelas empresas. Use essas idéias como ponto de partida e deixe sua criatividade lhe mostrar outras formas de marketing offline.
Participar de feiras e eventos que tenham a ver com o setor de atuação da sua empresa é uma excelente forma de marketing offline.
Você pode participar como visitante e levar seu material de divulgação (cartão de visitas, brindes, catálogos de produtos, etc) para deixar com possíveis parceiros, fornecedores e clientes.
A chave para ter sucesso em feiras e eventos é aprimorar sua rede de relacionamentos. Vá disposto a fazer novos contatos e, principalmente, mantenha esses contatos após a feira.
Parecido com o outdoor o busdoor nada mais é do que uma propaganda impressa que fica atrás dos ônibus. É menos conhecido que o outdoor e sua vantagem é que não é estático. Ao invés de ficar imóvel em um determinado ponto da cidade o busdoor está em constante movimento, tendo impacto sobre maior número de consumidores em potencial.
Embora bastante conhecida, muitas empresas não aproveitam todo o potencial da mala direta limitando-se a enviar apenas o catálogo de seus produtos.
Todos nós recebemos, com certa freqüência, conteúdo promocional através dos Correios e estamos acostumados a descartar rapidamente o que julgamos desinteressante.
Você deve enviar mala direta para os consumidores realmente interessados em receber notícias sobre seus produtos e serviços. E você pode captar esses contatos através das suas interações do dia a dia, nas feiras e eventos que participar, através do site da sua empresa ou através da compra de lista de endereços segmentados junto a empresas que trabalham com consultoria em mala direta.
Sempre conte com o apoio de uma empresa especializada para implementar sua campanha de mala direta, pois isso fará com que você atinja o melhor custo x benefício possível para alcançar seu cliente gerando receita para sua empresa.
Essa é sem dúvida e forma mais eficaz e barata de divulgar a sua empresa. Um cliente satisfeito trará outro cliente. Mas tome cuidado, pois um cliente insatisfeito espantará outros 10. Fique atento ao que seus clientes estão falando sobre sua empresa.
Como novidade no mercado de cartões de visitas destaco os “Mini Cards”, que nada mais são do que CDs e DVDs pequenos em formato de cartão de visitas. Além de usá-los como cartões normais você pode gravar um vídeo promocional e colocar dentro do Mini CD.
Sabemos que a maioria das pessoas não gosta de receber mensagens de telemarketing ativo, mas isso não deve impedir sua empresa de utilizar esse mecanismo. Os principais motivos que fazem com que as ofertas de telemarketing sejam recusadas são:
Sendo assim, você pode utilizar a divulgação por telefone de forma diferente do que geralmente é feito pela concorrência. Veja algumas dicas:
Se você fizer apenas 20 ligações por dia, gastando em média 3 minutos em cada uma delas terá gasto apenas uma hora do seu tempo e, ao final do mês, terá prospectado entre 400 e 440 possíveis clientes.
Acredito que você esteja pensando que tantas ligações custariam muito dinheiro. E aqui está a última dica desse item. Utilize tecnologia Voip. Para aqueles que não conhecem, trata-se de um sistema que permite realizar chamadas telefônicas utilizando sua conexão com a Internet sem perder a qualidade e com custos até 90% menores do que o sistema telefônico convencional.
Utilizando nosso exemplo acima de contato com 440 clientes, você gastaria menos de R$ 70,00 por mês para os mais de 1300 minutos de ligação. Realmente uma economia considerável.
As empresas possuem um papel fundamental perante a sociedade e, principalmente, com a comunidade e a o meio ambiente em que estão inseridas.
Enfim, o segredo é ter criatividade e sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para sua empresa. Lembre-se de promover as ações socioambientais da sua empresa primeiramente com o intuito de ajudar o próximo e a natureza, e o reconhecimento virá com o tempo através da forma como seu consumidor passará a respeitar sua empresa.
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Muito interessante o post. Obrigado pela contribuição! ABraços
Kkkk tive uma aula de graça!!! e que aula... muito obrigado!
Muito legal, vou implementar essas dicas e sei que terei bons resultados. Parabens
incrivel...muitas ideias juntas de forma coerente..valeu mesmo.obrigado
Preciso aperfeiçoar uma mala direta com o texto abaixo. Peço ajuda no sentido melhorar o meu texto, se for o caso e, colocar imagem no diálogo, Orçamento para 10.000 unidades. Responda por favor, GERALDO MARQUES, 11 4184-6633: ANTES DA NOSSA PARCERIA
O POTENCIAL CLIENTE CONSULTA: SR. CONTADOR, EU GOSTARIA DE ABRIR UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. O QUE É NECESSÁRIO?
CONTADOR: É NECESSÁRIO UM LOCAL COM PLANTA APROVADA, ESPELHO DO IPTU, ESCRITURA OU CONTRATO DE LOCAÇÃO. VOCÊ JÁ O TEM?
POTENCIAL CLIENTE: NÃO!
CONTADOR: SINTO MUITO, MAS, SEM O LOCAL NÃO TEM COMO.
(O POTENCIAL CLIENTE VAI EMBORA E O CONTADOR PERDE O SERVIÇO)
DEPOIS DA NOSSA PARCERIA
CLIENTE: SR. CONTADOR, O QUE EU PRECISO PARA ABRIR PESSOA JURÍDICA, PRESTADORA DE SERVIÇOS?
CONTADOR: MEU AMIGO, VOCÊ SÓ PRECISA DE RG, CPF E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DOS SÓCIOS. O ENDEREÇO PARA ABRIR A EMPRESA EU JÁ TENHO.
CLIENTE: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E QUANTO ISTO CUSTA PRA MIM?
CONTADOR: 1º) O ISS É SÓ 2% SOBRE 37% DA NF-e
. 2º) CONSIGO A INSCRIÇÃO MUNICIPAL E NF-e NO ATO.
. 3º) TEM UMA PESSOA PARA ATENDER O EXPEDIENTE NO LOCAL.
. 4º) VOCÊ É IMEDIATAMENTE INFORMADO SOBRE AS CORRESPONDÊNCIAS.
. 5º) AS CORRESPODÊNCIAS SÃO REDIRECIONADAS PARA VOCÊ.
. 6º) O PREÇO DO ALUGUEL É DE APENAS R$ 150,00 MENSAIS.
. CLIENTE: ÓTIMO, NEGÓCIO FECHADO! PODE COMEÇAR A ABERTURA DA MINHA PJ
SIMPLES ASSIM: EM SANTANA DE PARNAÍBA - SP
PARCEIRO DO CONTADOR:
GERALDO MARQUES - FONE (11) 4184-6633 e-mail : gm.alp@terra.com.br
ALAMEDA GRAJAU, 482, ALPHAVILLE
06454050 - BARUERI (SP)
me ajudou bastante sua publicação!
Excelente post!
É muito importante as empresas entenderem que, embora o marketing online tem tido sucesso e desenvolvimento constante, o marketing off-line não pode ser deixado de lado, afinal ainda agrega-se muito valor a ele! Parabéns pelas dicas!
Muito boa as dicas. Me ajudará muito, obrigado.
Testemunho Empréstimo
Eu sou uma senhora e eu tive que contatar várias pessoas para obter um empréstimo para ser capaz de ampliar meu comércio têxtil. Eu fui em um fórum na semana passada e eu li o anúncio de uma senhora, me aproximei cautelosamente claro, mas para a minha surpresa era algo sério.
Finalmente eu tenho dinheiro na minha conta dentro de um prazo razoável.
Só para dizer que ainda existem pessoas honestas e sérias
oferecendo empréstimos. Você pode escrever para ele, se você está na necessidade.
Aqui é o seu e-mail: muriel.dumax @ gmail.com
Onde acho esses mini cards?
Muito bom. Parabéns
Adorei o post ! estão de parabéns.
Trabalho no marketing de uma clinica de prótese capilar, e fornecemos cabelos para quem faz quimioterapia, tem calvicie e alopecia, e estou em busca de expandir o marketing por considerar um trabalho de extrema . importância. Obrigada