Fundamentos da Administração



Fundamentos da AdministraçãoConhecer os fundamentos da administração pode ser determinante para o crescimento do seu próprio negócio. Veja como em nosso artigo.

A origem da palavra administração vem do latim ad que quer dizer direção ou uma tendência para algo, com o uso de minister que é uma palavra que compõe administração e quer dizer obediência ou subordinação.




Conceito de Administração

A administração vem a ser um processo de planejamento, liderança e organização. A administração busca também controle dos colaboradores, alocação e gestão de recursos a fim de alcançar objetivos.

Entre os fundamentos da administração está o conceito de organização que consiste em uma entidade que possui um cunho jurídico e que é formada por duas ou uma coletividade de pessoas, que se unem de forma estruturada para o alcance de um objetivo ou objetivos específicos.

Importância das organizações

As organizações são necessárias, pois possuem objeto social, ou seja, servem à sociedade com serviços ou produtos de cunho comercial ou social, como por exemplo uma loja de roupas, que tem objetivo comercial ou um centro cultural que tem caráter social.  As organizações existem para alcançar objetivos de curto ou longo prazo.

Outra função das organizações é o desenvolvimento de conhecimentos e progresso e um exemplo, são as organizações que trabalham com desenvolvimento e pesquisa.

As organizações também são responsáveis pelo avanço tecnológico, como também para oferecimento de emprego e renda.




Entre os fundamentos da administração estão também os objetivos dos administradores responsáveis pela organização:

Eficaz – eficácia que é a característica dos objetivos a serem alcançados de forma correta e com maior qualidade.

Eficiência – para a organização ser eficiente, é necessário que se atinja os objetivos com uma gestão ideal de recursos quanto ao volume e à qualidade.

Funções do administrador de empresas

Uma das funções do administrador das empresas é o planejamento. O planejamento é a projeção de situações futuras com a devida utilização de métodos, planos e lógica.

Outra função da administração é a organização, pois organizar consiste no processo de determinar tarefas, responsabilidades e recursos de forma que se possa alcançar objetivos.


Outra função para a administração é a liderança. Liderar engloba diversas funções como dirigir, influenciar, orientar para que haja na organização coesão e alinhamento de esforços a fim de que se obtenham os melhores resultados.

Existem nas organizações cargos fundamentais de liderança e esses cargos são: chefia de montagem, supervisor de projeto, gerência de produção, diretoria de marketing e  muitos outros que envolvem a gestão de pessoas e de equipes.

O controle consiste em avaliar e analisar se os procedimentos ou atividades administrativas, operacionais e estratégicas estão levando a organização a concretizar seus objetivos. Os objetivos da organização podem ser diversos, tais como: volume produzido, qualidade alcançada, lucro, crescimento de mercado e outros objetivos.

Tipos de administradores

Um dos tópicos dos fundamentos da administração é saber que toda empresa precisa de administradores para alcançar seus objetivos e por isso, existe uma pesquisa e estudo para diversos tipos de administradores.

Os principais tipos de administradores são:

Administradores de linha de frente ou operacional – esses administradores executam trabalho de coordenação e supervisão de pessoal operacional.

Administrador médio ou de gerência – este administrador ocupa uma posição intermediária com responsabilidades de gestão.




Alta administração – esses administradores são responsáveis por gerir ,considerando estratégia e a administração global e é responsável por políticas e diretrizes que orientam o ambiente de trabalho.

Habilidades dos administradores

Habilidade técnica – essa habilidade envolve conhecimentos que são específicos, com métodos e procedimentos.

Habilidades interpessoais – essa habilidade é a capacidade de trabalhar em equipe de maneira eficaz o que demanda habilidades de comunicação, interação e resolução de problemas de forma conjunta.

Habilidade conceitual – conceitual é a forma como a organização se estrutura de forma cultural e social. Portanto, é a habilidade do administrador que vê a organização de forma sistêmica.

Habilidade investigativa – essa habilidade consiste no diagnóstico e resolução de problemas.

Política – consiste nas formas de negociação aceitáveis para que se atinjam objetivos dentro das diretrizes e de forma ética.

Características necessárias ao administrador moderno

Entre as características principais dos administradores modernos estão:

Visão – os administradores além das características tradicionais, devem possuir também a característica de visão de futuro que consiste em uma visão do todo e em longo prazo.

Ética – a ética é uma característica fundamental e complexa, pois consiste no conjunto de regras morais, caráter e atitudes inerentes ao agir do administrador.

Outras características inerentes à administração moderna são: a capacidade de diversidade cultural. Essa diversidade consiste em trabalhar com vários talentos e culturas diferentes e a busca pelo constante aprendizado, treinamento e aperfeiçoamento profissional a fim de melhorar o desempenho.

Fundamentos da administração

Os fundamentos da administração dependem de uma abordagem cientifica e os princípios são:

Princípio do preparo – este princípio consiste na seleção científica dos profissionais a partir de suas aptidões e prepará-los para as tarefas com treinamento e com objetivo voltado para produção em maior volume e melhor qualidade.

Princípio do controle – este princípio consiste no maior controle do trabalho para que as tarefas sejam executadas de acordo com normas e planos estabelecidos.

Princípio da execução – execução a fim de distribuir as tarefas de acordo com a capacidade dos envolvidos e assim extrair os melhores resultados dos colaboradores.

A título de curiosidade, temos que o precursor da Administração científica foi Taylor. O Taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Outro estudioso da administração clássica é Henry Fayol, dentre outros autores que enriqueceram a administração com seus princípios que contribuíram para a formulação das atuais correntes da administração.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here