Contabilidade Financeira – Saiba do Que se Trata



Contabilidade Financeira – Saiba do Que  se Trata
Contabilidade financeira

Dificuldades nos negócios? Conheça a contabilidade financeira e de um “up” na sua empresa, inclusive para angariar investimentos!

A sua empresa está tendo mais despesas do que lucro? É possível que essa situação esteja acontecendo devido ao fato de você não estar controlando o setor financeiro do negócio, ou seja, a quantidade de dinheiro que entra e, principalmente, que sai do seu caixa. Ao controlar este fluxo de caixa, a empresa já tem “meio caminho” andado para ser bem sucedida.




A partir da necessidade que as empresas possuem de adotar métodos de controle das suas finanças, foi criada a contabilidade financeira, que é um dos ramos da contabilidade, que se preocupa com a apresentação e análise dos dados financeiros de uma organização durante um determinado período de tempo.

O uso deste processo é essencial para promover o acompanhamento do desempenho da empresa e projetar novos planejamentos.

Uma empresa que trabalha corretamente as suas finanças tem uma probabilidade de se fixar no seu ramo muito maior, isso porque consegue arcar com todas as suas despesas e, não só isso, faz com que sobre dinheiro em caixa, propiciando novos investimentos e elaborando lançamentos com mais “poder” de convencimento dos clientes, já que poderão investir mais em marketing. A verdade é que, com dinheiro, é muito mais fácil de conseguir atingir os resultados, isso é fato!

Embora o uso da contabilidade financeira seja importantíssimo para uma empresa crescer, ainda existe quem fique devendo neste aspecto e acabe gerando desorganização nas suas finanças.

Para que você não passe por isso, nós iremos trazer aqui mais informações sobre o que é contabilidade financeira e como colocá-la em prática, não perca nada.




O que é contabilidade financeira?

Contabilidade financeira é uma área da contabilidade que tem a função de fiscalizar todas as atividades financeiras que ocorrem em uma empresa, desde as internas até as externas. A aplicação da contabilidade financeira consiste no levantamento e análise dos gastos, recebimentos e investimentos realizados em um determinado período de tempo.

O processo de realização de contabilidade financeira é composto por uma série de etapas, visando obter o máximo de organização e precisão no resultado final. Um diferencial deste ramo da contabilidade financeira é o fato de dividir os seus estudos com o público externo como, por exemplo, acionistas, investidores, governo, fisco, credores e bancos.

Juntamente com a contabilidade financeira é indicado criar um plano financeiro, o qual deve ser observado. Através do estudo da contabilidade financeira, pode-se ter mais informações para elaborar o plano.

Independente de a sua empresa ser de pequeno ou grande porte é necessário que todas as suas atividades sejam realizadas dentro da lei. Por isso, a contabilidade financeira também te ajuda a comprovar ao governo que todas as suas receitas recebidas durante um período de tempo são lícitas.

Qual é importância da contabilidade financeira para a sua empresa?

Ao usar a contabilidade financeira a sua empresa terá as suas finanças bem organizadas, o que é de fundamental importância para a otimização das suas atividades, não é mesmo? Afinal de contas, o descontrole financeiro pode fazer com que o negócio não tenha conhecimento de todas as suas contas e acabe acumulando dívidas.


Você vai realizar um novo investimento e precisa de parceiros para colocá-lo em prática? Pois bem, saiba que a empresa pode utilizar os resultados e relatórios da contabilidade financeira para mostrar aos potenciais parceiros os seus pontos favoráveis e índice de lucratividade para convencê-los a investir no seu projeto.

Independente de a sua empresa ser de pequeno ou grande porte é necessário que todas as suas atividades sejam realizadas dentro da lei. Por isso, a contabilidade financeira também te ajuda a comprovar ao governo que todas as suas receitas recebidas durante um período de tempo são lícitas.

Como colocar a contabilidade financeira em prática?

Bom, agora que você já sabe o que é a contabilidade financeira e quanto ela pode beneficiar o seu negócio, chegou o momento de saber como colocá-la em prática do modo correto para nunca mais sofrer com a desorganização financeira, seja no seu negócio ou até mesmo na vida pessoal. Vamos trabalhar a contabilidade financeira?

1 – Reúna todas as informações financeiras da empresa

Não é possível exercer controle sobre algo desconhecido, não é verdade? Portanto, a sua primeira tarefa para a realização da contabilidade financeira é reunir todas as informações que dizem respeito às finanças da empresa. Esse processo deve ser feito com muita cautela, uma vez que qualquer dado esquecido pode comprometer de forma negativa o resultado final da sua análise.

Lembre-se que em todas as áreas e setores de uma empresa, seja no processo de vendas ou financeiro, será preciso trabalhar por ‘etapas’. Procure fazer etapa por etapa, sem pressa.

Para que este levantamento seja mais assertivo, o ideal é estudar todos os documentos do setor financeiro da empresa, desde recibos de pagamento, contas pagas, empréstimos e demais transações monetárias realizadas. É importante ressaltar que a reunião desses dados tem que ser feito dentro de um período de tempo, o ideal é que eles sejam agrupados por mês.

2 – Separe as informações financeiras da empresa para montar a contabilidade

Nesse próximo passo você deve separar as informações obtidas para atingir uma análise mais organizada e eficiente. Mas afinal, como deve ser feita a separação?




A separação deve ser feita por categorias como, por exemplo, recebimento de receitas, despesas operacionais, contas externas, valores vindos de investidores, possíveis empréstimos realizados, entre outras coisas.

Nessa etapa, para que você tenha mais facilidade ao interpretar os dados, é indicado agrupá-los em uma planilha financeira, em que cada categoria ocupe uma coluna. Dessa maneira, não correrá o risco de as suas informações se perderem ou acontecerem confusões na hora de utilizá-las para a produção de relatórios ou elaboração de planejamentos.

Uma boa dica é sempre fazer relatórios da contabilidade financeira, ou melhor, de qualquer coisa que for fazer. Tenha o hábito de montar relatórios após a conclusão, isso permitirá que você possa sempre “dar uma olhada” quando for necessário, o que facilita e reduz tempo, evitando ter que fazer toda a análise desde o início, quando necessário.

3 – Produza um relatório para cada categoria/contabilidade financeira

Basicamente, os resultados finais da contabilidade financeira são obtidos a partir da análise de relatórios. Sendo assim, é recomendado produzir um relatório para cada categoria financeira da empresa, nos quais devem ser especificados os valores de cada atividade, origem dos rendimentos ou destinos das verbas que saem do seu caixa.

Foque seus esforços em montar bons relatórios, acredite, não será “perda de tempo”, mas sim um ganho incrível.

Como usar a contabilidade financeira?

Mais importante do que reunir e montar um relatório de contabilidade financeira é a necessidade de saber como usar todas as informações obtidas, fazendo com que elas sejam revertidas em benefícios. Confira abaixo como usar a contabilidade financeira na sua empresa ou dia a dia.

1 – Analise os custos da empresa

De nada adianta ter os relatórios mais completos sobre as finanças da empresa se você não usá-los. Sendo assim, é essencial aprender a analisar os resultados da contabilidade financeira.

Portanto, consulte as informações para verificar se os gastos realizados estão de acordo com a realidade da empresa A partir daí, é possível constatar se é necessário renegociar com os seus fornecedores, cortar despesas ou ampliar os investimentos internos.

Além disso, a contabilidade financeira também permite ao gestor analisar os rendimentos da empresa, podendo checar se eles estão dentro do esperado, estáveis, altos ou baixos.

Esses resultados podem ser utilizados para que o empreendimento estreite o seu relacionamento com os seus clientes, sabendo os valores e quanto eles gastam, o que ajuda a trabalhar para atender ainda mais as suas necessidades.

2 – Repense o seu planejamento financeiro

Uma das finalidades da contabilidade financeira é oferecer embasamento para que a empresa possa se planejar novamente. Então, use os resultados levantados para alinhar as suas finanças de acordo com as necessidades do negócio.

Por exemplo, caso os custos da aquisição da matéria-prima estejam muito altos, é necessário procurar e negociar preços mais em conta ou pesquisar novos fornecedores.

Também é importante repensar para o que estão sendo direcionadas as verbas da empresa. Os investimentos estão trazendo os benefícios projetados? Enfim, estes são fatores que devem ser analisados.

Caso a análise seja positiva, a empresa pode trabalhar para ampliar o projeto, do contrário, tem-se que  “consertar” o que está errado para evitar desfalques financeiros.

3 – Use a contabilidade financeira para angariar parceiros

Investidores, acionistas e bancos, dificilmente fazem parcerias com empresas pouco rentáveis, instáveis ou que não pagam as suas contas em dia. Então, caso os seus índices sejam favoráveis, não os deixe engavetados, use-os para atrair parceiros que queiram investir e crescer juntamente com o seu negócio.

Se você deseja executar um novo projeto que precisa de investimentos altos, é mais do que indicado fazer um relatório mostrando os seus saldos positivos nos últimos anos, bem como taxa de crescimento, lucratividade, adimplência, potencial de crescimento nos próximos meses e anos, sem esquecer a capacidade de produção, é claro. Depois, é só procurar parceiros em potencial e apresentar a sua contabilidade financeira.

Uma boa dica é apresentar, juntamente com a contabilidade financeira, o sistema de funcionamento da empresa, projetos, planejamento estratégico, entre outros pontos importantes. Faça uma espécie de palestra, com slides, irá ajudar bastante.

E a contabilidade financeira da sua empresa, como está?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here