Gosta de trabalhar na internet? Conhece marketing e gostaria de fazer algo que dá dinheiro? Montar uma agência digital pode ser a ideia perfeita para você. Quer saber mais? Aprenda agora mesmo como montar agência digital.
A agências digitais estão crescendo rapidamente no mercado online, conseguindo se estruturar e manter bons lucros. Isso ocorre por três fatores básicos, alta demanda, baixo custo e valores cobrados adequados com a contraprestação do serviço.
Por isso, cada vez mais as pessoas que desejam montar seu próprio negócio analisam a hipótese de criar uma agência digital, e acredite, é uma ótima ideia, mas para isso você precisará aprender alguns pontos fundamentais, principalmente quanto a atuação e formas de trabalhar.
Além disso, a agência digital pode ser criada em casa, no seu próprio conforto e com custos relativamente baixos. Quer trabalhar na sua casa? Veja alguns trabalhos em casa.
Hora de aprender a montar uma agência digital, confira!
1. O que é uma agência digital
A agência digital tem como foco oferecer serviços para sites e empresas que desejam se tornar conhecidas na internet. Como foco principal de serviços prestados pelas agências digitais está o marketing.
O marketing digital é considerado o serviço mais buscado em agências digitais, isso porque de nada adianta você ter uma loja incrível, ótimos produtos e preços, ou até mesmo uma empresa de grande porte, mas não conseguir ter uma ligação eficiente com seus clientes, ser encontrado por eles.
Vamos destacar as atividades mais comuns exercidas por uma agência digital:
- Trabalho em mídias sociais;
- Marketing de SEO;
- Criação e otmização de sites;
- Planejamento e estudo de resultados;
- Identidade visual;
- Campanhas publicitárias digitais;
Perceba que a agência digital terá como foco trabalhar um site/loja/empresa para que ela tenha bons resultados na internet, estudando seus diversos aspectos.
Já ouviu falar sobre gestão empresarial?
2. Quem será o público alvo de uma agência digital
Encontrar quem será o público alvo é o princípio básico de uma campanha publicitária e de marketing. Você não conseguirá vender um produto/serviço se não souber quem deseja comprar, isso é fato!
Mas afinal, qual é o público alvo de uma agência digital? Essa pergunta é bastante comum. Embora seja possível encontrá-lo através de estudos e pesquisas, utilizando-se de perguntas, vamos entregar “mastigado” para vocês.
O público alvo de uma agência digital costuma ser 2 tipos: Empresas que estão desejando expandir-se e, consequentemente, apostam na internet como forma de divulgação e vendas, e pessoas (particulares) que estão criando formas de negócios digitais.
Conheça os 4 ps do marketing digital, podem lhe trazer facilidades no momento de trabalhar os pilares do seu negócio.
Dentro desse seu público alvo você ainda deve segmentá-los, tornando-os menores e mais específicos. Quando se trata de buscar o público alvo, quanto mais específico melhor.
Separe o seu público alvo utilizando características como: idade, profissão, estimativa de renda mensal média, interesses, classe econômica, dentre outros fatores. Assim poderá criar uma campanha de marketing mais direcionada.
É importante frisar que quanto mais específico o público alvo maior são as chances de efetividade de suas campanhas de marketing para alcançá-los.
Você sabe a diferença entre propaganda e publicidade?
Estrutura das agências digitais
A estrutura de uma agência digital é outro quesito importante, principalmente no tocante a abrir um negócio físico ou digital. Ambas as modalidades o serviço prestado é idêntico, porém, o foco e público alvo muda bastante.
Ao montar uma agência digital física, presencial, com estrutura, você terá como foco angariar como clientes as empresas da sua região, podendo visitá-las e oferecer seus serviços. Nesse caso, é interessante montar uma boa equipe de vendas, assim conseguirá ter sempre um bom capital de giro de clientes.
Conheça algumas dicas de vendas para repassar à sua equipe.
Já a agência digital online tem como objetivo a redução de custos, já que inexiste uma estrutura (aluguel, água, luz, telefone e etc), abrangendo um público muito maior, mas claro, com uma concorrência acima da média também, já que disputará os clientes na esfera virtual (mundo).
Para pessoas que tem pouco capital de investimento e possibilidades de se manter durante longo prazo no mercado, até conseguir “fazer seu nome”, a melhor opção é a agência digital online.
Lembre-se sempre de ter uma boa administração da produção, assim saberá como sua empresa estará se saindo.
Executando as atividades da agência digital
Agora chegou o momento de trabalhar um pouco de cada aspecto que uma agência digital irá proporcionar aos seus clientes, ou seja, iremos trabalhar o que você, como empreendedor em agência digital, irá oferecer aos seus clientes.
Trabalho em mídias sociais
O trabalho em mídias sociais foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, ganhando um grau de relevância que, até então, não existia.
As redes sociais são consideradas um dos locais que os consumidores passam a maior parte do seu tempo, dentre elas está como principal o famoso Facebook.
Trabalhar a mídia social significa fazer campanhas publicitárias com foco em propagação exponencial (marketing viral) nas redes sociais, tornando a empresa conhecida ou até mesmo promovendo um produto em especial.
Temos um texto voltado apenas para esse tema, veja agora: marketing digital em redes sociais para pequenas empresas.
SEO nas agências digitais
O SEO deixou de ser uma estratégia de marketing eficiente e que diferencia um dos outros, agora, trabalhar o SEO não é questão de ganho, mas sim de necessidade. Na verdade, as empresas que atuam no mercado online que não trabalharem o seu SEO não tem qualquer chance de resultado, por isso deixou de ser uma vantagem e passou a se tornar necessidade.
Para quem não sabe, SEO (search engine optimization) é o fato de estruturar um site/blog de forma que ele seja bem “visto” pelos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc). O que queremos dizer com bem visto? Bem visto é manter-se bem posicionado nas buscas dos usuários nas palavras chaves desejadas. Assim, consegue-se um bom índice de tráfego, maximizando as chances de resultados.
Esteja ciente dessa questão de SEO ao elaborar o plano de marketing da sua empresa.
Criação e otimização de sites
Normalmente, as agências digitais costumam unir aos seus serviços a criação e otimização de sites, melhorando significativamente os seus lucros. Pense da seguinte forma, você presta serviços de marketing e etc, por que não oferecer a criação de sites que é algo que está dentro das suas capacidades? Pensando nisso que as agências digitais passaram a oferecer esse serviço também.
Aprenda como criar uma loja virtual rapidamente.
Além de criar o site, ou seja, a estrutura, páginas, conteúdo e etc, será necessário otimizá-lo. Não sabe o que é otimizar um site? Não tem problemas.
Otimizar um site é aplicar todas as técnicas pertinentes de SEO, integração com redes sociais, design, implementação de sistemas, enfim, deixá-lo em perfeita aptidão para disputar o mercado com os concorrentes.
Planejamento e estudo de resultados é novo nas agências digitais
As agências digitais estão se destacando cada vez mais e, com isso, incluindo novos serviços para serem prestados. Analisar resultados e fazer planejamentos muitas vezes não são os pontos fortes dos empreendedores, sendo necessário contratar serviços especializados.
Assim, quem melhor para prestar esse tipo de serviço do que a empresa que fez todo o marketing e campanhas publicitárias da sua empresa?
O estudo e planejamento é de suma importância e fazê-lo adequadamente pode diferenciar um negócio bem sucedido de um mediano, por isso, foque nesse tópico e aprenda exatamente como oferecer um bom serviço para o seu cliente.
Talvez você goste do nosso texto sobre preço de vendas influencia resultados
Identidade visual pode ser criada por uma agência digital
Poucas pessoas tem o conhecimento da importância e resultados que uma boa identidade visual pode proporcional, por isso, é bem provável que a agência digital tenha que mostrar e explicar para os clientes a importância desse serviço.
Uma boa identidade visual convence, instintivamente e inconscientemente, os clientes a se sentirem atraídos pela empresa, fazendo com que estejam mais propensos a comprar o produto ou, no mínimo, conhecer o que o cliente estará oferecendo.
Uma boa identidade visual é limpa, direta, com cores adequadas, imagens que retratam a empresa e, principalmente, com dados visuais que passem uma mensagem previamente elaborada e estudada.
A qualidade no atendimento dos clientes também será fator decisivo para o sucesso da sua agência digital, por isso treine bem seus funcionários.
Campanhas publicitárias digitais
As campanhas publicitárias digitais envolvem o que já falamos, seria uma espécie de “pacote completo”. O que estará sendo feito é a criação de todo um sistema de comunicação, uma ideia, a qual levará em consideração a identidade visual, formas mais efetivas de obtenção do resultado, criação e elaboração de projetos e ideias, enfim, será criada uma campanha para atingir os objetivos do cliente.
A campanha pode ser vídeo, imagem ou texto, inclusive as 3 ao mesmo tempo. Depois de elaborada essa campanha, a agência digital deve analisar quais os melhores meios de propagá-las.
Importante frisar que não basta apenas “propagá-la”, é necessário fazer uma publicidade em cima da própria campanha, caso contrário não terá o nível de expansão e divulgação esperada.
Veja algumas dicas para divulgar a sua empresa, pode ser útil.
Caso deseje mais informações e esteja com dificuldades de encontrar, experimente buscar pelo termo agência de sites.
Adorei a pagina.
Os conselhos sao otimos eu vivo em Espanha e estou pensando em montar um negocio por internet e esta pagina me ajudou muito. Um beijo grande a todos.