O mundo se divide de forma econômica e social através de dois sistemas econômicos: o capitalismo e o socialismo.
Estes dois sistemas são marcados por características produtivas e de distribuição de renda que definem os dois sistemas econômicos.
O socialismo talvez seja o sistema econômico de mais difícil compreensão, pois esse sistema é o menos aplicado no mundo e algumas nações que antes eram socialistas passaram a serem nações do sistema capitalista, com um processo mais lento de capitalismo, mas passaram ao sistema capitalista.
A União Soviética é um exemplo de nação que antes era socialista e hoje é uma nação capitalista.
Antes de discorrermos sobre capitalismo e socialismo vamos entender quais os poucos países que fazem parte do sistema socialista, entre esses países estão o Vietnã, Coreia do Norte, Cuba e China.
A China apesar da sua abertura comercial é um país ainda fiel a alguns princípios socialistas, principalmente quando se trata do seu planejamento, quanto à participação dos trabalhadores e outras características do socialismo que ainda fazem parte do cotidiano chinês.
Para entendermos melhor o funcionamento do capitalismo e socialismo, vamos às explicações abaixo:
Mas o que é mesmo socialismo?
Bem, o socialismo é um sistema econômico idealizado para que uma nação compartilhe de igualdade econômica e social, muitas vezes considerada uma utopia.
O socialismo é assim idealizado por pensadores como Karl Marx, que definia o sistema econômico ideal como aquele em que a maior participação e autonomia de decisão fossem dadas aos trabalhadores, diminuindo assim o controle do estado.
Características do socialismo
Os maiores idealizadores do socialismo foram Karl Marx e Engels, para esses pensadores o socialismo genuíno acabaria com as consequências e efeitos negativos sociais que advém da desigualdade na distribuição de rendas.
As características do socialismo, na verdade se fundamentam em filosofias e ideologias voltadas para:
- A distribuição equilibrada de riquezas, a fim de que a sociedade experimente um estilo de vida mais justo, com direitos iguais a posse de bens.
- Outra característica do socialismo é a queda da Burguesia, sem que haja lucro com a exploração de trabalhadores.
No sistema capitalismo seria possível a tão sonhada ascensão dos trabalhadores que teriam seus proventos igualados aos dos patrões.
- Mais uma característica do socialismo é formar uma sociedade sem classes sociais, através da igualdade na distribuição de rendas.
No sistema socialista, não há o objetivo de acúmulo de riquezas e lucro, em consequência disso, muitos países passaram por dificuldades financeiras e econômicas, fazendo com que o sistema entrasse em falência e logo decidiram optar pelo capitalismo.
A Rússia devido à crise no sistema socialista foi a primeira nação a deixar o sistema e logo depois os países da Europa Oriental.
O capitalismo
O capitalismo é um sistema bem antigo, pois sua origem é o próprio sistema feudal em que o sistema econômico era baseado na terra. O senhor feudal recebia a propriedade para trabalhar e gerar benefícios próprios para si e sua família em troca das obrigações com a Coroa, ou seja, com o reinado.
Nesse tipo de economia existia quem cedia à terra que era o suserano, o vassalo que recebia e se tornava senhor feudal e os servos que eram a base da pirâmide do sistema e que trabalhava para o consumo que era local.
Este sistema, porém, foi enfraquecido pelas revoltas dos servos, o que deu espaço para o surgimento do absolutismo.
No absolutismo permitiu também que o sistema de isolamento do consumo local gerasse uma maior expansão e assim tudo que era produzido seria comercializado em outras regiões.
Logo a terra passou a ser propriedade de quem a adquirisse a troca de bens ou moeda, em consequência disso, veio o trabalho assalariado dos trabalhadores rurais.
Surgindo assim, um sistema em que o trabalho é remunerado e as formas de produção se expandem, como também as formas e locais de vendas, o que originaria o sistema econômico atualmente unanime que é o capitalismo.
Então, capitalismo significa produzir para muitos, vender para maior quantidade possível de pessoas, lucrar mais, pagar salário aos trabalhadores e respeito à propriedade que pode constituir um bem de produção.
Da produção agrícola foram surgindo novas técnicas de produção, novos produtos e com isso, o longo mais definitivo processo que chama de revolução industrial.
As ideologias do capitalismo
O capitalismo tem como ideologia o desapego à imposição da burguesia quanto ao sistema de ganhos, tendo como ideologia o ganho através do trabalho e capacidade produtiva.
Então, o capitalismo é corrente para a democracia com um estado neoliberal que cria condições para compra e venda de forma ilimitada.
O capitalismo no Brasil
Como o capitalismo de forma política deve considerar um estado liberal pautado na democracia, digamos que o Brasil exerceu por anos um capitalismo deficiente marcado pela ditadura, militarismo, colonialismo e trabalho escravo.
Atualmente, o país caminha para um capitalismo mais inteiro, pois considera a globalização, a abertura do comércio internacional e o desenvolvimento social e econômico.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial é uma das passagens senão a passagem mais importante para o capitalismo moderno, pois é quando os meios de produção passa da manufatura para a produção mecânica, o que gera a produção intensificada e em massa, possibilitando que as fábricas consigam produzir mais, de forma padronizada para vender para um maior número de pessoas.
Com esse mecanismo, os trabalhadores que antes eram da manufatura e agricultores foram para o trabalho fabril em busca de melhores chances de trabalho, o que ocorreu, porém, é que a revolução industrial trouxe consigo o trabalho com jornadas intermináveis, cansativo e repetitivo, em ambientes não propícios, com um salário baixo e sem o atendimento da legislação trabalhista, que não individualizava o trabalho infantil e o trabalho da mulher.
Esse sistema, contudo, entrou em crise e a revolução industrial se deve muitas das leis existentes, como a jornada de oito horas por dia e outros direitos trabalhistas.
Características do capitalismo
Entre as principais características do capitalismo, estão:
-O lucro: o lucro é um dos principais motores de produção no sistema capitalismo e para obtenção do lucro, o sistema visa acúmulo de capital e diminuição de custos.
-Propriedade Privada: a propriedade privada pertence ao cidadão individual e serve para o próprio desfrute ou na produção de bens.
-Economia de mercado: de forma subjetiva e que acaba se tornando prática é o mercado que regula o sistema capitalista, com o controle de estoques, de preços e etc.
-Divisão de classes:as classes sociais no capitalismo são diversas. Os donos e altos colaboradores fazem parte da classe A e constitui uma minoria que possuem alto nível de renda, a classe B ou classe média alta é marcada por empresários ou trabalhadores que conseguiram uma renda melhor e uma qualidade de vida também melhor, e até certo status social. Já a classe C é uma classe trabalhadora assalariada ou de autônomos que sonham com uma qualidade de vida melhor e maior poder de compra e status social.
Uma das maiores características do capitalismo é a luta de classes, pois os cidadãos sempre almejam pertencer a uma classe mais alta que a sua na pirâmide social.
Concluindo, vemos que o capitalismo ou socialismo pode se constituir em um sistema justo, desde que o trabalho seja valorizado e que a remuneração seja justa e digna, não haja trabalho escravo e que as empresas não explorem o consumidor revendendo produtos ou serviços com alto preço e baixa qualidade, e os governos concentrem esforços para que a qualificação dos trabalhadores acompanhe a globalização e assim todos tenham um trabalho digno e renda.
Deixe um comentário