Autodisciplina como característica empreendedora



Autodisciplina como característica empreendedoraA autodisciplina é uma das principais características do empreendedor, pois os empreendedores são naturalmente focados, dedicados e exigem de si mesmo a perfeição para vencerem os obstáculos e triunfar, acreditando que o seu maior concorrente são eles próprios.

Uma pessoa autodisciplinada é aquela que não espera ordens de seus superiores e é proativa em tentar fazer o melhor de si e na vida pessoal também pratica a disciplina que terá consequência benéfica para a vida profissional.




O primeiro passo, para construir uma vida com disciplina é desmistificar a palavra como algo negativo, pois muitos acreditam que disciplina remete á intenções militares ou de poder de comando, e esquecem que a disciplina é um hábito que pode ser praticado individualmente e só traz benefícios para os disciplinados.

Pessoas autodisciplinadas têm objetivos e sabem o que é necessário para se preparar, mas construir uma personalidade autodisciplinada exige ânimo, autoestima e senso de urgência.

Exercícios para a prática da autodisciplina

Entre os exercícios para a prática da autodisciplina estão a força de vontade.

 A força de vontade está tanto em iniciar um projeto de vida como estudar algum curso, como também nas tarefas cotidianas, assim a força de vontade em ler um livro complementar para reforçar os estudos é uma atitude valiosa e que pode tomar até menos de uma hora por dia.

Nós exercemos a força de vontade toda vez que conseguimos concluir nossas atividades, mesmo que o cansaço persista e persistam também todos os problemas e adversidades do cotidiano.




Outro exercício para a autodisciplina é praticar o bom ânimo acima de tudo, pois a autodisciplina é exercida todas as vezes que mesmo diante do fracasso conseguimos nos manter fortes e seguir adiante.

Muitas vezes assim que encontramos dificuldades ou desapontamentos desanimamos e desistimos, pois as forças que nos empurram para baixo são maiores do que as forças que nos impulsionam, e é contra isso que devemos combater. Somos mais comprometidos com nosso temperamento emocional e esquecemos a razão que nos torna fortes e empenhados para seguir adiante.

Momento de mudanças

Sempre que nos deparamos com algum momento de mudança em nossa vida, sentimos a dificuldade de nos adaptarmos e prosseguirmos para alcançar o sucesso.

A realidade é que para concretizarmos nosso objetivo o caminho é longo e árduo e necessita de disciplina, empenho e trabalho, por isso, fraquejar neste processo se torna mais fácil do que lidar com os obstáculos e dificuldades.

Disciplina mental

Sim, a disciplina mental existe e ela decorre da força que temos em se posicionar positivamente diante da vida e amadurecimento emocional.


Saber o que queremos e onde temos de chegar

É preciso estar atento a tudo que nos rodeia e assim e descobrir quais são as nossas paixões e afinidades, assim nós empenharemos para alcançarmos nossos objetivos.

Quando descobrimos do que gostamos e onde pretendemos chegar, obtemos a segurança de lutar por algo e assim não fica difícil de tentar concretizar os objetivos e metas.

Controlar impulsos

Para ter-se autodisciplina é necessário que a pessoa tenha também força de vontade para viver com hábitos construtivos. A pessoa que consegue se auto dominar é aquela que consegue controlar seus desejos e assim não desperdiçar seu tempo e dinheiro com hábitos destrutivos como vícios ou até controlar impulsos de consumo.

Quantos não reclamam que falta autodisciplina para começar a praticar exercícios físicos, deixar de fumar, se alimentar de maneira balanceada e etc.

Saber se controlar é importante para crescer e construir uma vida próspera. E é um passo que se conquista dia após dia com esforço e auto vigilância, é vencer assim mesmo.

Para construir bons hábitos, não são necessários grandes sacrifícios. Hábitos simples do dia a dia podem favorecer a autodisciplina, como:

  • Acordar cedo mesmo no fim de semana para estudar;
  • Pela noite você pode se exercitar ou ler um livro;
  • Se empenhar em algo nobre, como campanhas de doação;
  • Praticar bons hábitos como a meditação, o silêncio quando necessário, a calma e resolução pacífica de resolução de conflitos.

Autoconhecimento e determinação

O autoconhecimento é importante para a auto avaliação do que pode ser melhorado e quais os pontos favoráveis para a pessoa, por isso ao iniciar algo e esperar o melhor de si para se tornar uma pessoa cada vez melhor é primeiro passo antes se conhecer, é como se mudar para uma cidade estranha e tentar descobrir os segredos da cidade para saber onde está se pisando.




Determinação

A determinação é algo fundamental quando se espera que o melhor aconteça.

Uma pessoa determinada acredita em si mesma e corre atrás dos seus objetivos e metas, mesmo com todos os obstáculos, é uma questão de fé interior e de auto evolução constante.

Automotivação

A capacidade de se automotivar, planejar e executar projetos é um dos mais valiosos atributos humanos e que acompanhará o indivíduo em toda a sua vida.

Por tanto, a autodisciplina vem da capacidade de levantar após cada fracasso, perda ou frustração.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here