Pare um momento e reflita sobre as coisas boas que você já conquistou na sua vida profissional! Para que elas acontecessem você teve que ter o mínimo de organização, não é verdade? Isso se chama administração, que é algo que está presente em todas as coisas, desde as questões pessoais até profissionais.
Se a administração é importante para o indivíduo em si, agora imagina para as empresas. É completamente inviável uma empresa ser bem sucedida no mercado não tendo uma administração estratégica competente.
Para atender as demandas empresarias com maior eficiência, a administração foi dividida em categorias, que podem ser aplicadas de acordo com o tipo de atividade exercida ou os objetivos a serem alcançados.
Entre os modelos administrativos está a administração estratégica, que se caracteriza por ser rigorosamente detalhada e planejada, tendo como objetivo aumentar a obtenção de resultados positivos a curto e longo prazo através da melhoria de todos os setores da empresa.
Perceba que a administração estratégica não é “pouca coisa”, ou seja, não se resume a apenas um segmento ou outro da empresa, pelo contrário, o seu foco é fazer com que as tudo realmente funcione como deve funcionar, trabalhando de uma forma geral a empresa, maximizando os lucros e melhorando o controle de produção.
Para te ajudar a otimizar o seu negócio, iremos trazer mais informações sobre o que é administração estratégica, está pronto? Confira abaixo!
Entender o conceito de administração estratégica estratégica é fundamental para aplicar o processo na sua empresa. Podemos definir como o processo de tomada de decisões que tem como objetivo promover a gestão adequada de pessoas, organizações e recursos para alcançar uma determinada meta, a qual foi estipulada com antecedência.
A administração estratégia é uma categoria que faz parte da administração geral, caracterizando-se por ser amplamente planejada, buscando resultados específicos em diversos segmentos da empresa.
Além disso, o conceito de administração estratégica também está relacionado a um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas de forma combinada para atingir bons resultados. Todas as técnicas são desenvolvidas e pensadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, visando atender as suas respectivas particularidades.
Esse é outro ponto importante e que minimiza significativamente a quantidade de pessoas que aplicam a administração estratégia corretamente. Em cursos são ensinadas ferramentas e técnicas para por em prática a administração estratégica, mas os operadores esquecem que é preciso analisar cada particularidade da empresa, acabando por não ter os resultados almejados.
A sua empresa está cometendo erro atrás de erro e percebendo que a sua lucratividade está a reduzir mês a mês? Pois bem, possivelmente isso está acontecendo porque as suas ações estão sendo planejadas de maneira equivocada. Para evitar que isso ocorra é recomendado adotar a administração estratégica, pois ela serve para planejar detalhadamente todas as atividades da empresa.
Sugiro ainda que concomitantemente à administração estratégica, faça um planejamento estratégico com profissionais, sempre focando em um objetivo específico. Quando falo em objetivo específico não é “ganhar mais dinheiro para a empresa”, isso não tem nada de específico, mas sim: Aumentar X % do lucro da empresa em X meses através de X atitudes.
Inclusive, a administração estratégica irá estabelecer formas de redução de custos.
A partir do momento em que se recorre a administração estratégica, a tendência é que os erros sejam minimizados e aconteçam como menor frequência, afinal, todas as ações da empresa são planejadas, o que permite que ela possa projetar o que vai acontecer lá na frente, podendo se prepare para absorver os impactos, tanto os positivos quanto os negativos.
Quer dar um “up” na sua empresa e parar de perder dinheiro agora mesmo? A melhor solução para este caso é aderir à administração estratégica, que, conforme já foi dito, é composta por uma série de etapas que são responsáveis por colocar a empresa “nos trilhos”. Por isso, conheça abaixo quais são os elementos da administração estratégica.
Antes de qualquer coisa, é necessário que a empresa tenha orientação e saiba exatamente onde deseja chegar. Sendo assim, a primeira missão do gestor administrativo da empresa é parar e analisar qual é a sua situação na atualidade, quais são os seus pontos positivos e negativos, o que foi ou deixou de ser conquistado nos últimos tempos.
A partir daí, é possível ter orientação e embasamento para fazer as definições estratégicas, ou seja, projetar o que deve ser concertado para fugir dos erros e o que tem que ser ampliado para aumentar os resultados positivos.
Nesta fase é importante analisar todos os setores da empresa, é preciso trabalhar um planejamento que beneficie ao máximo todos os setores, assim irá conseguir fazer com que a empresa cresça em equilíbrio, não deixando “faltar nada”.
Se a empresa está acumulando resultados ruins é porque não está sendo suficientemente eficiente, não é verdade? Pensando nisso, um dos principais componentes da administração estratégica é a promoção da eficiência, a qual visa reduzir ao máximo os erros, evitar o retrabalho e alcançar resultados positivos logo nas primeiras tentativas.
Para estabelecer a eficiência na empresa é preciso estudar a maneira como as tarefas estão sendo desenvolvidas na empresa, o que permite identificar os focos de erro. Após este estudo, o gestor se incumbe de pensar com a sua equipe novas formas de desenvolver as atividades, objetivando algo mais assertivo, economia de tempo e recursos.
Você deve ter percebido que a administração estratégica trabalhará também com equipes, por isso é importante ler nosso texto sobre administração de equipes.
Não tem jeito, para que uma empresa possa caminhar em direção ao sucesso é necessário contar com funcionários qualificados e competentes. Ter estas pessoas na empresa é uma missão do gestor, logo, tem-se que contratar funcionários que tenham as competências que estejam de acordo com cada cargo.
Além disso, também pode-se promover ações para aumentar a qualificação dos colaboradores, fazendo com que eles aprimorem as suas habilidades e aprendam a trabalhar seguindo as diretrizes que a empresa estabelece.
Uma boa dica para quem deseja qualificar seus funcionários e não tem muito dinheiro para investir é utilizar das facilidades dos cursos do Sebrae.
A face a face é uma das principais técnicas da administração estratégica, que consiste em aproximar a empresa do seu público interno e externo. Este processo tem o objetivo de aprimorar a comunicação, fazendo com que ela seja proveitosa para todas as partes envolvidas, evitando ruídos e transtornos.
Neste caso, a organização promove a melhoria da sua comunicação com funcionários e consumidores através da instalação de canais, os quais possibilitam que todos possam falar e dar sugestões. Este procedimento pode ser realizado de diferentes formas, desde reuniões até a interação através de plataformas virtuais.
Veja nosso texto sobre a virtualização no atendimento.
Se o conceito de administração estratégica pudesse ser definido em uma palavra seria ‘planejamento’. Esta categoria de administração é baseada 100% em planejamento, todas as ações e passos são calculados com riqueza de detalhes. Sendo assim, a primeira coisa a ser planejada são os objetivos que se pretende alcançar.
Um ponto importante ao montar um objetivo é trabalhar de 2 formas, uma focando em objetivos a curto prazo (cerca de 3 a 4 meses) e outra com objetivos mais longos (1 ano a 5 anos). Claro, você deve buscar por objetivos que possam ser atingidos.
Posteriormente, são planejadas as ações que serão executadas para atingir as metas previamente estabelecidas. Nesta etapa também é determinado o modo como as atividades serão realizadas, bem como quem são as pessoas responsáveis por executá-las e garantir que sejam bem sucedidas.
Para que uma empresa obtenha sucesso não basta apenas planejar ações e designar pessoas para executá-las, caso não exista um acompanhamento delas durante o processo de execução, uma vez que podem ocorrer erros durante a realização dos processos e a falta de acompanhamento gera inúmeros transtornos e resultados negativos.
Portanto, para impedir que este problema aconteça, um dos elementos da administração estratégica é o acompanhamento da execução das atividades, o qual pode ser feito pelo próprio gestor administrativo ou por encarregados, que devem ser qualificados o suficiente para saber qual medida tomar caso alguma tarefa não saia conforme o planejado.
Afinal de contas, há que se pensar rápido para que as demais ações não sejam comprometidas.
Uma boa dica para esse setor é procurar uma pessoa com capacidade de liderança para fazer a comunicação com os demais funcionários.
Uma empresa não deve se deslumbrar com os acertos. Levando isso em consideração, após a execução das ações que foram planejadas uma das premissas da administração estratégica é promover uma análise detalhada dos resultados obtidos. Nesta etapa são estudados todos os erros e acertos que ocorrem desde o início até o final da aplicação do planejamento.
Ao fazer a análise dos resultados que foram alcançados, a equipe terá a oportunidade de enxergar o que foi planejado e executado corretamente, além do que tem que ser melhorado nas próximas ações. Dessa maneira, a empresa vai evoluindo gradativamente até atingir o seu potencial e objetivo.