Relatórios gerenciais

Relatórios gerenciaisOs relatórios gerenciais são documentos utilizados nas empresas para tomada de decisões, esses relatórios devem conter informações úteis para a tomada de decisões.

Estes relatórios gerenciais devem conter informações que sejam confiáveis, atualizadas e relevantes.

Um bom relatório gerencial deve ser, portanto, completo, objetivo e eficaz para transmitir a mensagem que se deseja.

Como elaborar relatórios gerenciais

Para elaborar os relatórios gerenciais é necessário seguir as etapas de elaboração como: destinatários, objetivos, conteúdo e forma.

O destinatário deve vir claro, e, além disso, na capa do relatório devem constar os nomes dos destinatários e a palavra em destaque “confidencial”, se for o caso.

Objetivos

Os relatórios gerenciais são regidos por objetivos, ou seja, o relatório deve constar em poucas linhas o que pode se esperar dele como documento, por isso, os relatórios são de diversos tipos: relatórios de controle, relatórios financeiros, relatórios orçamentários, relatórios para decisões, providências e outros. Os objetivos dos relatórios gerenciais em sua maioria costumam serem para controle, análise, inspeções e outros.

O importante é que no relatório estejam descritos e enumerados ou não no próprio relatório.

Conteúdo

Identificar e apresentar diversas informações com potencial de serem utilizadas e analisadas é o objetivo principal do relatório.

O relatório não precisa estar lotado de informações, mas as informações que farão parte do relatório deverão atender ás necessidades de análise, pesquisa e utilização posterior. O importante para o relatório é qualidade e não a quantidade de conteúdo, sabendo que o conteúdo deve apresentar informações sobre prazos, custos, entregas, limites orçamentários e outros.

E aspectos chamados de aspectos de relatividade como metas, objetivos e referências.

Os relatórios podem ser ainda objeto de pesquisas e conter recursos para melhor análise dos dados como os gráficos, e ainda conter comentários e observações gerais.

Forma

O formato do relatório gerencial deve ser o mais prático possível e que seja capaz de comunicar, por isso o relatório deve conter uma estrutura com tópicos, capítulos, com índice, essa estrutura de relatório agregar um valor a mais do que os relatórios simplistas.


Mas o importante nos relatórios é que os mesmos tenham informações concretas que serão utilizadas mais tarde com maior confiabilidade.

De forma geral, os relatórios devem ser estruturados em pirâmide com títulos, subtítulos, com explicações, esclarecimentos, justificativas e exposição de recursos explicativos.

Os recursos explicativos que devem trazer os relatórios são os recursos de gráficos, planilhas, tabelas e outros. Os outros dados devem ser apresentados em anexos.

As páginas do relatório gerencial devem ser todas numeradas. A numeração é um recurso que auxilia as notas explicativas, as referências, além da busca de informações e arquivamento.

Outra preocupação com os relatórios gerenciais é o formato.

Tipos de relatórios gerenciais

Há alguns tipos de relatórios, como:

  • Relatórios de informação contábil gerencial – esses relatórios têm base em dados coletados de informações financeiras que constam em demonstrativos, balanços ou informações atualizadas de fluxos de caixa.

Esses relatórios podem conter informações precisas e valiosas para a tomada de decisões como: previsão de vendas, orçamentos, custos e contabilidade.

  • Previsão de vendas – a previsão de vendas constitui um sistema em que o plano de vendas determina a demanda para alocação dos recursos necessários a fim de que os recursos se transformem em vendas e por fim em receitas.
  • Relatório orçamentário – este relatório busca projetar contas de despesas e receitas, a fim de que a empresa de forma informada e atualizada sobre os eventos financeiros possa planejar com mais confiança e assim alocar recursos necessários.
  • Relatório gerencial de custos – o relatório de custos é um dos instrumentos mais poderosos para avaliação gerencial, sendo que o relatório de custos deve ser confiável, atual e útil para informar sobre a situação real da empresa e quais as atividades que estão exigindo mais ou menos custos e como obter uma gestão de custos ideal para controle e até redução dos custos totais.
  • Relatório sobre qualidade -os relatórios sobre qualidade têm como função manter a gerência informada sobre inspeções e desempenhos.

Os relatórios de qualidade podem ter como recursos instrumentos como folha de verificação, matriz swot, matrizes para análise da qualidade e outros instrumentos.

Pelos relatórios de qualidade, a empresa avalia quais as melhorias necessárias, quais programas de qualidade a serem implementados e outros.

Como utilizar os relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais admitem extensões de acordo com as análises de dados e conclusões.

Portanto, os relatórios gerenciais são instrumentos de consulta, atualização, análise e nas reuniões podem servir para esclarecimentos e disseminações de ideias e projetos necessários.

Os relatórios é uma atualização sobre problemas, projetos de melhoria que através de dados consolidam o atual parecer da situação empresarial.

A utilização dos relatórios advém, portanto, da capacidade do relatório em transmitir com conteúdo, forma e objetivos de forma clara e compreensível e para isso se tornar um instrumento hábil nas mãos certas, o que fará que a empresa através dos relatórios gerenciais tome as melhores decisões e obtenha sucesso.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde

    Excelente artigo, sou analista financeiro estou reunindo informações sobre como fazer consultoria, li dois de seus artigos, são incríveis e estão me ajudando muito.

    Grato

    Eliezer Junqueira

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