Dicas para abrir uma construtora



Dicas para montar uma construtoraAbrir uma construtora pode ser o sonho para muitos que trabalham com administração ou engenharia. Para iniciar, você deve primeiramente fazer um levantamento prévio de informações relativas à micro região onde você deseja iniciar sua construtora, pois estas informações servirão de base para iniciar o planejamento (o famoso Plano de Negócios da empresa).

Caso tenha conhecimento do mercado, melhor. Aventurar-se em um ramo tão específico sem repertório no assunto torna o negócio mais difícil. Para uma construtora, para ter sucesso é fundamental ter bons profissionais, como engenheiro e mão de obra para construção, além de fazer o direcionamento do mercado que pretende atingir. Deve também realizar uma boa administração e racionalizar os custos.




Obter um retorno rápido do capital investido em uma obra vai depender da localização e do tipo de produto que irá oferecer. Por isso, nessa atividade o estudo é fundamental, pois o empreendedor deve estudar a localização de onde pretende construir e planejar o tipo de imóvel mais apropriado aos moradores ou compradores daquela região.  Ou seja, não adiantaria construir uma mansão em meio à periferia, pois dificilmente conseguiria realizar uma boa venda. No site Novo Negócio você encontra mais informações sobre como montar uma construtora.

Captação de recursos para a construtora

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O novo empreendedor deve estar ciente de que abrir uma construtora é um negócio que demanda alto investimento inicial. Para que a empresa não corra riscos de parar uma construção antes de seu término, é preciso fazer um estudo minucioso de quanto irá gastar. Vale lembrar que nesse segmento (assim como na maioria) existem imprevistos, já que diversos problemas podem acontecer quando iniciamos uma construção.

Um imóvel pode ser colocado à venda antes que a construção termine, mas é necessário lembrar que seu preço será inferior, já que o comprador correrá o risco de não ter a documentação ao final da obra, então a construtora deve ter esta consciência. Já para quem pretende alugar depois da construção, basta se informar o valor de mercado nas imobiliárias da região e dividí-lo pelo gasto total da construção do imóvel.

Mão de obra para iniciar uma construtora

As dificuldades mais comuns encontradas nessa área são mão de obra qualificada e burocracia. A primeira diz respeito à falta de bons profissionais para realizar o trabalho em uma construtora. Lembre-se de que garantia e qualidade na obra são motivos de confiança para conquistar mais clientes. Inclusive, não apenas na venda, mas você pode ser responsabilizado criminalmente, caso venha a ter um acidente grave na casa.

Você também deve estar preparado para lidar com a burocracia. Para legalização da obra e obtenção de documentos, terá de procurar diversos órgãos públicos. Por isso, é necessário que o interessado tenha conhecimentos na área da engenharia, pois terá de se adequar às diversas legislações pertinentes ao negócio de abrir uma construtora.




Lembre-se que terá de contratar um bom mestre de obras e coordenar muito bem a equipe. Esse ramo de construção requer o acompanhamento do investidor. Também terá de disponibilizar de tempo e de algum assistente para ir à Prefeitura diversas vezes até que toda a documentação esteja legalizada.

Mas se gostar do ramo e tiver o sonho de abrir uma construtora, não deixe de seguir as dicas para abrir uma construtora e ganhe muito dinheiro com seu negócio próprio.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

17 COMENTÁRIOS

  1. Gostei gostei das dicas. Mas quero montar uma pequena empresa de construções, dependendo da demanda ir crescendo aos poucos.

    Att: Valmir Simão Do Nascimento.

    :
  2. MAS UMA CONSTRUTORA NÃO TEM COMO CAPTAR RECURSOS JUNTO AO BANCO, OU MELHOR, O BANCO FINANCIAR TOTALMENTE A OBRA?

    O BANCO DISPONIBILIZA O CREDITO, A CONSTRUTORA ADQUIRI O TERRENO E FAZ A OBRA, E O BANCO RECEBE DOS COMPRADORES DOS IMÓVEIS QUANDO O FINANCIAR?

    AGUARDO
    ATT
    HELIO

    :
  3. OLÁ MINHA CIDADE É NO INTERIOR DA BAHIA CIDADE PEQUENA E AS EMPRESAS SE IMPLANTAM SEM MUITA BUROCRACIA, NA REALIDADE O QUE ESTA DANDO DINHEIRO É COMPRAR UM TERRENO EM UMA RUA CALÇADA E COM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS, PARA QUE O COMPRADOR POSSA FINANCIAR ESTE IMÓVEL PELA CAIXA ECONÔMICA. MINHA FAMÍLIA É DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO, MAS NÃO TENHO O CAPITAL PARA COMEÇAR O NEGOCIO ENTÃO QUERIA ABRIR UM CNPJ, PARA QUE ATRAVÉS DELE EU CONSIGA UM VALOR DE 50 MIL REAIS PARA EU COMPRAR UM TERRENINHO E CONSTRUIR UMA CASA PARA DEPOIS VENDER E GANHAR UNS 30% DE LUCRO. JÁ CALCULEI TUDO O QUE FALTA É O CAPITAL, SERÁ QUE SE EU ABRIR UM CNPJ EU CONSIGO ESSE VALOR? E EM QUANTO TEMPO DEPOIS DE ABRIR O CNPJ? QUE BANCO É MENOS BUROCRÁTICO?

    :
  4. Sou engenheira de produção e estou em duvida se eu abro uma consultoria de implementação de programas de qualidades para empresas ou se foco na construtora. Qual está mais em alta? Será que no ramo da construção tem espaço para empresas pequenas?

    :
  5. Gostaria de abrir uma construtora, sou encarregado de obra tenho experiência no ramo. Gostaria de saber dicas de como faço para começar.

    :
  6. gostaria de abri uma construtora,
    nossa ideias, seria com muinto potencial para um emprestimo de alto nivel.
    gostaria de uma dica, porquer nos estamos sem capital de giril.
    mais trabalhando com toda a foça, para realiza esse sonho, estamos com toda a dispozição, gostaria de uma ajuda.
    nosso contato, {81],9695,2556- {81],8524,5120

    :
  7. Olá, meu marido constrói e é muito bem indicado por todos seus clientes, todos muito satisfeitos. Estamos na dúvida de legalizar a empresa, em qual categoria podemos começar, prestação de serviços ou construtora, serviços de construção civil? Costumamos nos responsabilizar pela obra do início ao fim, o cliente apenas entra com o terreno, pois ainda não temos um bom capital de giro, acertamos o pagamento e as condições contratuais conforme cada cliente. Para as minhas condições, gostaria de saber o que é mais simples e me dará oportunidade de crescimento. Quais as burocracias necessárias? Incluindo todas as minhas despesas de fisco da empresa. Fico no aguardo. Grata!

    :
  8. Gostaria de saber, se tem como eu montar uma construtora, que ela própria faz o financiamento do imóvel, sem depender de bancos, gostaria de saber se é possível abrir a EMPRESA em UM único CNPJ?

    :
  9. Tenho interesse em montar uma construtora sendo sócio capitalista, não sou profissional de nenhuma área de construção, penso em construir a empresa em sociedade com um engenheiro que seja o responsável pelos projetos da empresa. Trabalhar com construções em EPS devido as inúmeras vantagens em relação a alvenaria no modelo tradicional. Sou do rio de janeiro, email: joaoclemente62@ gmail.com

    :
  10. OLÁ, JÁ TENHO A EMPRESA CONSTRUTORA E ESTOU EM BUSCA DE UMA PESSOA PARA ME AJUDAR (SÓCIO) NA REGIÃO DE CAMPINAS-SP QUEM TIVER INTERESSE ME CHAME 1997409-9070

    :
  11. Será que eu como pessoa física posso construir casas e vender financiadas pela Caixa?
    será que neste caso é necessário abrir uma empresa CNPJ?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here