O Que Você Precisa Saber Para Vender Pela Internet



O Que Você Precisa Saber Para Vender Pela Internet

Cada vez mais as pessoas estão iniciando em uma nova modalidade de empreendimento, vender pela internet! A verdade é que praticamente tudo pode ser vendido, desde roupas até serviços de dicas de como se vestir, por exemplo. Em razão disso, pessoas que estão em busca de uma renda extra ou até mesmo de um “novo emprego” em que são seus próprios patrões, iniciam as vendas pela internet, e acredite, muitas delas obtém sucesso. Porém, nem tudo é fácil, por isso, vamos ensinar o que você precisa saber para vender pela internet.

Se vender fosse fácil estava todo mundo empregado. O grande cerne da questão é que exige estudo, planejamento, conhecimento e muito, mas muito marketing. Vender pela internet é ainda mais complicado, porque existem dois problemas que a maioria dos iniciantes ignoram: a concorrência e o medo de comprar pela internet. Esses são os verdadeiros vilões de quem deseja vender pela internet.




Se você está com o sentimento de quero abrir uma empresa, temos o artigo perfeito.

Pensando em facilitar a sua vida e tornar você um exímio vendedor na internet, montamos esse artigo, o qual abordará não apenas coisas simples e singelas, e sim o que você realmente precisa saber para ganhar dinheiro ao vender pela internet. Pronto?

O Que Vender Pela Internet

Para vender pela internet é preciso saber o quê, não concorda? O primeiro passo é procurar algo que irá lhe trazer um bom rendimento e que seja fácil de vender. Tanto produtos quanto serviços, caso você vá oferecer na internet, tente trabalhar dentro de uma área que você domina. Por exemplo, você entende muito de elétrica, uma boa opção é comercializar produtos que são utilizados na manutenção elétrica.

Lembre-se que você deverá criar um nome, mas não se esqueça de registrar. Quer aprender como registrar uma marca?

Pense da seguinte forma, você precisa convencer as pessoas a comprar, muitas vezes desejarão explicações detalhadas, ainda mais quando os produtos são de maior valor, o que demanda um conhecimento específico e mais aprofundado.




Criar um Planejamento de Vendas

Um planejamento de vendas é super importante, ele irá balizar e formar o caminho que você precisa percorrer ao vender pela internet.

Estabelecer os valores dos produtos, quem serão seus fornecedores, formas de pagamento, formas de relacionamento com o cliente, garantias, e-mail profissional, tudo precisa ser minimamente pensado, porque se você não faz, os concorrentes fazem!

O preço é um dos balizadores de vendas, por isso, sugiro que leia nosso texto o preço de venda influencia no resultado da sua empresa.

Eu sugiro criar uma planilha no Excel com um planejamento bem detalhado, englobando todas as etapas que você julgar importante no momento de vender pela internet. Utilizar um cronograma também torna seu negócio mais organizado e eficiente, impedindo que você fique “muito tempo em uma etapa”, prejudicando o andamento do seu negócio, bem como que consiga tirar ele “do papel”.

Veja como mensurar o tamanho do mercado consumidor e tenha o planejamento perfeito!


Pesquisas de Valores

Você já planejou tudo, porém, e os valores que você pagará pelos produtos? Quais os custos que você terá no seu negócio.

Fazer uma pesquisa de valores bem a fundo é primordial para o sucesso das vendas pela internet. Talvez você pense, isso não chega a ser “vender pela internet”, porém, acredite, é tão importante quanto.

Confira o que é planejamento estratégico.

Se você conseguir bons preços e ter os custos para montar o seu negócio, porque, na verdade, vender pela internet é um negócio, você precisará de uma loja virtual, talvez até um funcionário. Assim, se conseguir organizar seus custos e ter bons preços nos seus produtos, a tendência de conseguir se tornar bem sucedido é maior.

Crie uma Loja Virtual Para Vender Pela Internet

As vendas na internet ocorrem através de um ambiente virtual. Você pode fazer isso de três formas, através de um blog, loja virtual ou plataformas especializadas.

Um blog que tem o objetivo de vender pela internet costuma ser utilizado para vender algo que você mesmo cria, como é o caso de cursos e apostilas. Para criar um blog você precisará estudar um pouco de WordPress, plataforma essa que é bastante utilizada.

Para entender melhor você pode ler nosso artigo: criar um negócio x criar um blog por dinheiro.




O blog trabalha com postagem de conteúdo, assim, você fará como chamarisco para os seus clientes conteúdos informativos e, ao acessarem seu blog para aprender mais, também irão conhecer seu produto. Claro, você precisará criar uma página de vendas, bem como utilizar o sistema de pagamento, caso contrário é impossível vender pela internet.

Uma loja virtual não trabalha com postagens ou caráter informativo, ela oferece os produtos, foca seus esforços em propagandas, marketing, design da página e produtos.

Essa modalidade de vender pela internet é uma boa opção se irá vender produtos, por exemplo, calçados, roupas, brinquedos, enfim, produtos ‘comuns’ e que o cliente está buscando. Normalmente você ganhará clientes através da publicidade, preços, qualidade, atendimento e promoções.

Aprenda como montar uma loja virtual aqui.

Caso você não queira trabalhar com as maneiras acima, outra opção que pode ser bem aceita, ainda mais no início, é utilizar as plataformas de vendas. As plataformas de venda são aqueles sites que permitem você comercializar através deles, como é o caso do Mercado Livre ou Bom Negócio.

A vantagem de trabalhar oferecendo produtos nessas plataformas é que já existe um fluxo de consumidores que estão acessando a plataforma em busca de produtos, porém, você terá muitos concorrentes diretos, já que, ao digitar o produto almejado, aparecerá uma relação de produtos a venda.

Marketing e Publicidade

Quando se trata de vender pela internet o marketing e publicidade são o que diferenciam os empreendedores de sucesso daqueles que ficarão no caminho.

É impossível aprender marketing sem conhecê-lo de verdade. O básico do marketing são os famosos 4ps. Veja quais são os 4 ps do marketing e domine-os.

Pense da seguinte forma, quando você procura, por exemplo, berços para bebês, como você faz? Digita no Google, olha os primeiros resultados, entra nos sites e vê se encontra algum berço que atinge a sua expectativa. O marketing e a publicidade tem como foco fazer com que os consumidores sejam levados aos seus produtos. Não adianta de nada ter uma boa visão de negócio e oferecer um produto de qualidade se os consumidores não conhecerem.

Na internet, o marketing ocorre em torno de SEO, search engine optimization. Para simplificar, o SEO corresponde a trabalhar o seu site para que ao ser digitado X palavra você apareça nas primeiras colocações entre as buscas.

O básico de SEO que você pode seguir é utilizar a palavra chave no título do seu site e URL, se for um blog você pode utilizar palavras chaves nos posts também, fazer a descrição da meta, utilizar imagens com atributo Alt (legenda) com a palavra chave, fazer lincagens para o seu site e criar um perfil nas redes sociais. Veja, isso é o básico, qualquer negócio online precisa, no mínimo, fazer isso, caso contrário será engolido rapidamente pelos concorrentes.

Já a publicidade é a divulgação propriamente dita, ela é mais direta. Por exemplo, postar no Facebook uma promoção de seus produtos é uma forma de publicidade.

Como preceitos básicos que uma loja pode seguir de publicidade estão as compras de anúncios no Google, campanhas publicitárias pagas no Facebook, divulgar as promoções nas redes sociais, fazer promoções, comprar lista de e-mails e enviar informativos da empresa e, por fim, utilizar o e-mail marketing.

Quer saber mais sobre redes sociais? Veja nosso artigo de como o facebook mudou a realidade empresarial.

Perceba, o marketing e a publicidade são coisas diferentes, mas ambos precisam ocorrer juntamente.

Conquiste a Confiança Dos Seus Clientes

Quando os clientes acessarem seus produtos você precisa conquistar a confiança deles. Um dos principais motivos que as pessoas deixam de comprar algo é por não sentir confiança de que o produto funciona, é de qualidade, falta de informações ou até mesmo por não confiar na loja.

Por isso, voltar seus esforços para em tentativas de conquistar a confiança dos consumidores irá maximizar suas vendas, não só isso, mas fará com que os clientes lembrem da sua loja, voltando a comprar quando precisarem de algo, ou seja, serão fidelizados.

Para conquistar a confiança do cliente o atendimento é tudo. Por isso, temos um texto exclusivo sobre qualidade no atendimento.

Para conquistar a confiança dos seus clientes ao vender pela internet, você deve colocar as características do produto bem explicadas, talvez até fazer um vídeo do produto utilizando-o, isso costuma fazer as pessoas sentirem-se mais a vontade e confiantes para comprá-lo, afinal, viram em “ação”.

Ter um sistema de atendimento ao cliente online é fundamental, quando o cliente entrar você pode falar com ele, disponibilizar-se para ajudar, isso costuma aumentar significativamente as conversões de visitantes em vendas.

Tenha um telefone fixo, e-mail e CNPJ. Lojas que vendem pela internet e que não possuem isso costumam ser rechaçadas pelos consumidores, os quais não conseguem confiar.

Mostre Credibilidade

A credibilidade é semelhante a conquistar a confiança dos consumidores, porém, ela ocorre em razão das suas atitudes e do que os clientes falam de você.

Coloque depoimentos de pessoas na sua página principal da loja, esteja sempre à disposição para saciar qualquer dúvida e, sempre, e quando digo é sempre é sempre mesmo, resolva os problemas dos clientes, mesmo que você leve prejuízo, isso fará sua empresa ter credibilidade, porque um cliente satisfeito é um cliente que fala bem de você.

E Você, Pronto Para Começar a Vender Pela Internet?




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