Já se perguntou o que é marketing? Como ele funciona? O que é preciso para construir uma boa campanha de marketing? Estas são perguntas que recebemos frequentemente, por isso criamos um conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre marketing.
Aqui você entenderá:
#Marketing online x marketing físico
#Novas opções de marketing baratas
#Dicas para obter bons resultados com marketing
Confira agora mesmo o que é marketing e tudo sobre o assunto:
O conceito de marketing que melhor identifica o marketing na atualidade, ao nosso ver, é o conjunto de técnicas, estratégias e métodos que objetivam o desenvolvimento das vendas (aumento/fidelização/estabilidade) levando em consideração os 4 os (características):
Embora o marketing tenha estas características específicas, com o avanço do marketing digital, podemos entender como marketing toda a atitude com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente, imagem da empresa ou impacto positivo direto na comercialização de serviços/produtos.
Também conhecidos como o composto do marketing, são considerados os pilares, nos quais as estratégias se desenvolvem. Vale ressaltar, com o desenvolvimento do marketing digital, criou-se novas formas de estratégias, contudo, em se tratando de marketing presencial, ainda se utilizam estes 4 preceitos.
Preço: o preço refere-se ao valor, forma de pagamento e demais influenciadores que atacam diretamente o poder aquisitivo de compra.
Praça: é o local em que o produto será comercializado. Podemos citar como estratégias de marketing voltadas para esta característica: venda em feiras, e-commerce e até mesmo em estabelecimentos de terceiros em forma de parceria.
Produto: são ações voltadas para as características e valores do produto (quanto o produto vale para o consumidor). É importante sempre ter definido exatamente as características, vantagens, desvantagens do produto, além de pensar nas formas de moldá-lo.
Promoção: a promoção deriva da palavra ‘promover’, ou seja, é toda a ação/estratégia voltada para divulgar o produto, seja em seu lançamento ou no dia a dia, com o intuito de estabilizar ou aumentar as vendas.
Estas são as características do marketing físico ou seus pilares básicos a partir do qual são criadas estratégias para melhorar o desempenho das vendas de um produto ou serviço da empresa.
Cada vez mais aumenta a discussão sobre marketing online x marketing físico, qual é melhor?
O que acontece é que não se pode dizer que um é melhor que outro, pois, muitas vezes, trazem resultados e atingem públicos diferentes. O que acontece é que, no marketing online, tem-se uma maior especificação da persona (público-alvo), custo reduzido e possibilidade de utilizar métricas para avaliar o desempenho da campanha, o que é quase impossível nas campanhas tradicionais.
Acontece que, ainda, muitas pessoas tem receio de comprar por propagandas de marketing online, nestes casos, o marketing tradicional pode resolver o problema.
Por isso, podemos dizer que ambas as formas são efetivas e trazem resultados, contudo, deve-se avaliar o objetivo da marca e claro, orçamento!
Campanhas tradicionais tendem a regionalizar as vendas e dar mais autoridade para a empresa do que marketing online, muito embora seja possível segmentar as campanhas online por localidades.
Avalie com cuidado e faça um plano de marketing, isso permitirá descobrir exatamente qual é a melhor opção de marketing para a sua empresa, inclusive, se ambas.
Hoje é frequente ouvir falar em inbound ou outbound marketing, também conhecidos como marketing quente e frio.
Embora tenha sua utilização principal no marketing online, também pode ser utilizado em campanhas físicas, e acredite, traz excelentes resultados.
Inbound marketing nada mais é do que utilizar de estratégias para atrair o público-alvo, ou seja, o objetivo é que as pessoas que possam ter interesse no seu nicho de mercado e produto procurem você. Um exemplo desta estratégia é a produção de conteúdo relevante, assim, as pessoas buscam por aquele conteúdo relacionado ao seu nicho e, consequentemente, acabam comprando da sua empresa.
Esta forma tende a trazer melhores resultados, pois elimina parte das objeções da compra, além de ‘educar’ o cliente para que se interesse pelo produto de forma sutil e natural.
Outbound marketing se trata de oferecer produtos para as pessoas, sequer sabendo se elas têm ou não interesse. É o caso dos anúncios online. Na esfera física, podemos destacar os outdoors e panfletagem. Perceba, você está oferecendo um produto sem que a pessoa tenha interesse naquele produto ou nicho, o que é mais difícil de convencê-la a comprar.
Criamos um tópico específico para o crescimento das redes sociais, nas quais é possível fazer marekting quase de graça (senão de graça) e atingir boa parcela de potenciais clientes.
Além disso, devido a monetização pelos proprietários das plataformas, tornou-se possível fazer anúncios patrocinados/pagos, segmentando para um determinado público e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão.
Por exemplo: Homem, 32 anos, gosta de esporte, pratica futebol (você vende materiais para praticantes de futebol).
Assim, podemos destacar algumas das principais redes sociais e que pode ser interessante você trabalhar as campanhas de marketing:
Estas são as redes sociais mais utilizadas, embora existam outras como o Google+ e o Pinterest, concentrar seus esforços nas acima mencionadas já estará de “bom tamanho”. Cuidado para não dispersar.
É possível destacar alguns tipos de campanhas principais de marketing, quem sabe você possa se basear para escolher o foco da sua:
Estas são os tipos de marketing mais comuns e utilizados atualmente, com certeza algum deles será perfeito para a sua empresa e resultado almejado.
O marketing efetivo e que realmente preencha resultados exige um bom planejamento e, acima de tudo, estudo sobre a estratégia e campanha que será utilizada.
O prévio estudo impedirá você de iniciar uma campanha de má qualidade ou que não atinja os objetivos, então não o deixe de lado.
Este planejamento deve conter:
Juntamente com o planejamento, prepare-se para seguir à risca o cronograma, e lembre-se, imprevistos sempre irão acontecer, então procure planejar soluções diversas para cada potencial problema que pode surgir.
Agora que já sabe o que é marketing e como iniciar na sua empresa, pronto para aumentar suas vendas? Comente!