O que é marketing multinível

O que é marketing multinívelO conceito de marketing multinível surgiu com o sistema de vendas diretas e consiste no mecanismo de redes de contatos para que o sistema funcione. Assim, o marketing multinível é denominado também como marketing de rede.

No marketing multinível a propaganda e as ações de marketing são realizadas por profissionais independentes que não possuem vínculo empregatício com a empresa. Esse profissional que trabalha de forma independente não só revende produtos ou serviços, como também traz para a companhia novos clientes e distribuidores, dessa forma, estabelece-se uma rede com diversos vendedores e divulgadores.

Cada participante do marketing multinível trabalha de forma autônoma, ou seja, forma seu próprio negócio, trabalhando de forma conjunta para os mesmos produtos ou serviços.

Base legal

O marketing multinível surgiu em 1975 nos Estados Unidos, nessa época se deu a primeira discussão legal sobre o assunto, a comissão de comércio americano discutiu a legitimidade da ação da empresa X em praticar o marketing multinível, a discussão sobre a existência da prática de pirâmide pela empresa foi trazida á tona, sendo que por fim, a empresa foi absolvida e a câmara de comércio declarou a prática como legal e aceita como negócio e não como esquema de pirâmide.

No Brasil a prática de marketing multinível é legalizada e divulgada como prática legal de vendas diretas, pela associação brasileira de vendas diretas (ABEVD).

A legalidade da prática de marketing multinível advém da venda de produtos ou serviços, pois a prática de pirâmide é ilegal, ou seja, é crime a movimentação financeira entre os membros de uma organização, pela lei nº 1.521.

Características do marketing multinível

Dentre as características principais do marketing multinível estão:

  • Baixo investimento para desenvolvimento e início das atividades;
  • Não há necessidade de conhecimentos específicos, alto nível de escolaridade ou experiência;
  • Os negócios são de forma global;
  • Com altas possibilidades de ganhos e treinamento.

Os trabalhadores do sistema de marketing multinível, veem na prática uma possibilidade real de ganhos com comissões, bônus, a remuneração advém do trabalho realizado, portanto ao escolher a empresa é bom se certificar que o produto será bem vendido.

Três P’s do marketing multinível

Os três p’s do marketing multinível consiste nos três fatores que são importantes para a prática do marketing multinível que são: pessoas, produtos e plano de remuneração.

Pessoas: são essenciais para o desenvolvimento da rede, quanto mais participantes, mais sólido o negócio e mais rentável e seguro para todos. O sucesso da rede depende do trabalho dos participantes.

Produtos: trabalhar com produtos de qualidade que atraiam vendedores e compradores, é essencial para a rede, por isso o produto deve ser vendável.

Plano de remuneração: a rede deve ter a capacidade de remunerar bem seus participantes, criando um mecanismo de vantagens mútuas.

Vantagens do marketing multinível

Muitas pessoas são atraídas para o marketing multinível pela possibilidade de adquirir renda extra, já que as pessoas podem realizar o marketing multinível com o tempo que tem disponível.

Sendo que em alguns casos, as pessoas deixam seu emprego formal e se dedicam apenas ao marketing multinível como possibilidade de negócio. Para essas pessoas o marketing multinível possui diversas vantagens, dentre elas estão:

-A renda é Ilimitada: quando a pessoa tem um emprego formal, sua renda é invariável e limitada, o que acontece com os autônomos é que eles podem ganhar dinheiro com o uso inteligente e hábil do tempo, o que significa maior rendimento em menor tempo. Para criar uma fonte de renda, basta que a pessoa se empenhe e trabalhe.

-Possibilidade de reserva de renda: montar uma reserva financeira, uma poupança, mesmo que diminua o ritmo de trabalho, ou haja impossibilidade em manter as atividades, é uma realidade quando se pratica o marketing multinível. Como outros profissionais bem sucedidos são possíveis montar uma reserva monetária com o trabalho realizado atualmente.

-Liberdade de horário e espaço: com as atividades do marketing multinível, é possível que o profissional trabalhe onde desejar e na hora que tiver disponibilidade. O profissional determina também quais pessoas que ele deseja que esteja na sua rede, o tempo despedido é flexível e combina com as metas que se deseja alcançar.

-Baixo custo inicial: os custos iniciais para operar os negócios são baixíssimos, e para abrir uma empresa é necessário o custo com impostos, taxas, licenças e outros documentos.

Além da preocupação com o ponto comercial, dentre outros custos com instalação, no marketing multinível a própria empresa fornece toda a estrutura e subsídios para que o profissional trabalhe de forma competente com possibilidades de rendimento.

No marketing multinível o retorno financeiro é imediato, e para entrar em operação basta o pagamento de uma taxa de cadastro.

Infraestrutura pronta

No marketing multinível existe uma plataforma pronta para execução das atividades, e para operar no marketing multinível basta o desenvolvimento de um plano de ação em conjunto. Para dar início, basta que se utilizem as ferramentas disponíveis pela empresa para começar a trabalhar.

Existe também a possibilidade de treinamento por distribuidores mais experientes.

Sem julgamentos e oposições

Para o marketing multinível, a única posição relevante é o trabalho produzido pelos cadastrados, não importa sua posição social, diplomas, certificados, idade e outros. Para ocupar posições altas na empresa, basta que alcance as metas propostas anteriormente.

Por tanto, antes de se juntar á uma empresa para marketing multinível, é necessário escolher uma empresa ideal.

Como escolher uma empresa ideal para marketing multinível

Antes de exercer as atividades de marketing multinível tendo em mente apenas as vantagens, é necessário que o interessado escolha uma empresa em que possa obter sucesso. A dúvida é escolher uma empresa de forma acertada, quais os critérios que farão da empresa uma empresa ideal para se trabalhar.

Dentro do sistema de marketing multinível existe boas empresas e empresas ruins, as empresas boas são aquelas que transformam os recursos tempo, dinheiro, confiança em mais dinheiro, tempo e maior confiança. Ou seja, os participantes da rede não perderão dinheiro, tempo ou confiança em vão.

Avaliação das empresas de marketing multinível

Antes de avaliar a empresa ideal, tenha em mente critérios como estes:

  • A empresa é bem-sucedida, está bem financeiramente, tem risco de falência?
  • O produto é bem vendido dentro e fora da rede multinível?
  • A empresa oferece um programa de treinamento compatível com as metas a serem alcançadas?

Para melhor entendimento é bom dividir o marketing multinível em três fatores importantes:

  • A indústria pela qual pertencem produtos ou serviços, estrutura e atividades que a empresa demanda aos seus distribuidores.

Para isso, analisa-se a indústria como capaz ou não de distribuir produtos de forma eficiente.

  • A estrutura como o sistema de trabalho, com o tipo de produto ou serviço que será vendido, o plano de remuneração e o treinamento dado.
  • Para avaliar a atividade, é necessário avaliar a legalidade e ética da empresa ao distribuir atividades e recursos, demandar metas e outros.

Para trabalhar em uma rede de marketing multinível é necessário escolher bem a empresa e trabalhar bastante para o alcance das metas.

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5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Andrea,

    Antes de tudo parabéns pelo artigo ele esta muito bom, pois realmente você conseguiu explicar de uma forma bem abrangente e inteligente o que é um sistema de marketing multinível, e como de deve ser feita a escolha da empresa entre outros fatores importantes.

    Um abraço.

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  2. Andrea Boa noite,

    Estou preparando um trabalho sobre Marketing Multinivel, porém, sou leiga no assunto, você pode me dar um exemplo de empresa que utiliza o Marketing Multinivel?

    Obrigada.

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  3. Tenho muitas dúvidas sobre marketing multinível, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.

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  4. Tenho muitas dúvidas sobre marketing multinível, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Parabéns pelo ótimo conteúdo e obrigada por compartilhar.

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