O conceito de marketing multinível surgiu com o sistema de vendas diretas e consiste no mecanismo de redes de contatos para que o sistema funcione. Assim, o marketing multinível é denominado também como marketing de rede.
No marketing multinível a propaganda e as ações de marketing são realizadas por profissionais independentes que não possuem vínculo empregatício com a empresa. Esse profissional que trabalha de forma independente não só revende produtos ou serviços, como também traz para a companhia novos clientes e distribuidores, dessa forma, estabelece-se uma rede com diversos vendedores e divulgadores.
Cada participante do marketing multinível trabalha de forma autônoma, ou seja, forma seu próprio negócio, trabalhando de forma conjunta para os mesmos produtos ou serviços.
Base legal
O marketing multinível surgiu em 1975 nos Estados Unidos, nessa época se deu a primeira discussão legal sobre o assunto, a comissão de comércio americano discutiu a legitimidade da ação da empresa X em praticar o marketing multinível, a discussão sobre a existência da prática de pirâmide pela empresa foi trazida á tona, sendo que por fim, a empresa foi absolvida e a câmara de comércio declarou a prática como legal e aceita como negócio e não como esquema de pirâmide.
No Brasil a prática de marketing multinível é legalizada e divulgada como prática legal de vendas diretas, pela associação brasileira de vendas diretas (ABEVD).
A legalidade da prática de marketing multinível advém da venda de produtos ou serviços, pois a prática de pirâmide é ilegal, ou seja, é crime a movimentação financeira entre os membros de uma organização, pela lei nº 1.521.
Características do marketing multinível
Dentre as características principais do marketing multinível estão:
- Baixo investimento para desenvolvimento e início das atividades;
- Não há necessidade de conhecimentos específicos, alto nível de escolaridade ou experiência;
- Os negócios são de forma global;
- Com altas possibilidades de ganhos e treinamento.
Os trabalhadores do sistema de marketing multinível, veem na prática uma possibilidade real de ganhos com comissões, bônus, a remuneração advém do trabalho realizado, portanto ao escolher a empresa é bom se certificar que o produto será bem vendido.
Três P’s do marketing multinível
Os três p’s do marketing multinível consiste nos três fatores que são importantes para a prática do marketing multinível que são: pessoas, produtos e plano de remuneração.
Pessoas: são essenciais para o desenvolvimento da rede, quanto mais participantes, mais sólido o negócio e mais rentável e seguro para todos. O sucesso da rede depende do trabalho dos participantes.
Produtos: trabalhar com produtos de qualidade que atraiam vendedores e compradores, é essencial para a rede, por isso o produto deve ser vendável.
Plano de remuneração: a rede deve ter a capacidade de remunerar bem seus participantes, criando um mecanismo de vantagens mútuas.
Vantagens do marketing multinível
Muitas pessoas são atraídas para o marketing multinível pela possibilidade de adquirir renda extra, já que as pessoas podem realizar o marketing multinível com o tempo que tem disponível.
Sendo que em alguns casos, as pessoas deixam seu emprego formal e se dedicam apenas ao marketing multinível como possibilidade de negócio. Para essas pessoas o marketing multinível possui diversas vantagens, dentre elas estão:
-A renda é Ilimitada: quando a pessoa tem um emprego formal, sua renda é invariável e limitada, o que acontece com os autônomos é que eles podem ganhar dinheiro com o uso inteligente e hábil do tempo, o que significa maior rendimento em menor tempo. Para criar uma fonte de renda, basta que a pessoa se empenhe e trabalhe.
-Possibilidade de reserva de renda: montar uma reserva financeira, uma poupança, mesmo que diminua o ritmo de trabalho, ou haja impossibilidade em manter as atividades, é uma realidade quando se pratica o marketing multinível. Como outros profissionais bem sucedidos são possíveis montar uma reserva monetária com o trabalho realizado atualmente.
-Liberdade de horário e espaço: com as atividades do marketing multinível, é possível que o profissional trabalhe onde desejar e na hora que tiver disponibilidade. O profissional determina também quais pessoas que ele deseja que esteja na sua rede, o tempo despedido é flexível e combina com as metas que se deseja alcançar.
-Baixo custo inicial: os custos iniciais para operar os negócios são baixíssimos, e para abrir uma empresa é necessário o custo com impostos, taxas, licenças e outros documentos.
Além da preocupação com o ponto comercial, dentre outros custos com instalação, no marketing multinível a própria empresa fornece toda a estrutura e subsídios para que o profissional trabalhe de forma competente com possibilidades de rendimento.
No marketing multinível o retorno financeiro é imediato, e para entrar em operação basta o pagamento de uma taxa de cadastro.
Infraestrutura pronta
No marketing multinível existe uma plataforma pronta para execução das atividades, e para operar no marketing multinível basta o desenvolvimento de um plano de ação em conjunto. Para dar início, basta que se utilizem as ferramentas disponíveis pela empresa para começar a trabalhar.
Existe também a possibilidade de treinamento por distribuidores mais experientes.
Sem julgamentos e oposições
Para o marketing multinível, a única posição relevante é o trabalho produzido pelos cadastrados, não importa sua posição social, diplomas, certificados, idade e outros. Para ocupar posições altas na empresa, basta que alcance as metas propostas anteriormente.
Por tanto, antes de se juntar á uma empresa para marketing multinível, é necessário escolher uma empresa ideal.
Como escolher uma empresa ideal para marketing multinível
Antes de exercer as atividades de marketing multinível tendo em mente apenas as vantagens, é necessário que o interessado escolha uma empresa em que possa obter sucesso. A dúvida é escolher uma empresa de forma acertada, quais os critérios que farão da empresa uma empresa ideal para se trabalhar.
Dentro do sistema de marketing multinível existe boas empresas e empresas ruins, as empresas boas são aquelas que transformam os recursos tempo, dinheiro, confiança em mais dinheiro, tempo e maior confiança. Ou seja, os participantes da rede não perderão dinheiro, tempo ou confiança em vão.
Avaliação das empresas de marketing multinível
Antes de avaliar a empresa ideal, tenha em mente critérios como estes:
- A empresa é bem-sucedida, está bem financeiramente, tem risco de falência?
- O produto é bem vendido dentro e fora da rede multinível?
- A empresa oferece um programa de treinamento compatível com as metas a serem alcançadas?
Para melhor entendimento é bom dividir o marketing multinível em três fatores importantes:
- A indústria pela qual pertencem produtos ou serviços, estrutura e atividades que a empresa demanda aos seus distribuidores.
Para isso, analisa-se a indústria como capaz ou não de distribuir produtos de forma eficiente.
- A estrutura como o sistema de trabalho, com o tipo de produto ou serviço que será vendido, o plano de remuneração e o treinamento dado.
- Para avaliar a atividade, é necessário avaliar a legalidade e ética da empresa ao distribuir atividades e recursos, demandar metas e outros.
Para trabalhar em uma rede de marketing multinível é necessário escolher bem a empresa e trabalhar bastante para o alcance das metas.
Olá Andrea,
Antes de tudo parabéns pelo artigo ele esta muito bom, pois realmente você conseguiu explicar de uma forma bem abrangente e inteligente o que é um sistema de marketing multinível, e como de deve ser feita a escolha da empresa entre outros fatores importantes.
Um abraço.
Andrea Boa noite,
Estou preparando um trabalho sobre Marketing Multinivel, porém, sou leiga no assunto, você pode me dar um exemplo de empresa que utiliza o Marketing Multinivel?
Obrigada.
Vale a pena marketing multinivel?
Tenho muitas dúvidas sobre marketing multinível, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.
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